11 perguntas para descobrir seu nicho de coaching

Hoje nós vivemos uma realidade no mundo do coaching onde todos estão procurando um nicho para chamar de seu.

O argumento é bastante convincente em dizermos que as pessoas não necessariamente querem fazer um processo de coaching, mas sim desejam alcançar um resultado específico – e a melhor forma de oferecer uma solução específica é atendendo um público específico.

Ok, mas e agora: como descobrir seu nicho de coaching?

Vamos explorar neste artigo 11 perguntas para ajudar você a definir o seu nicho de coaching.

O que é mercado, nicho e público-alvo?

Antes de mergulharmos nas perguntas é importante trazermos uma definição geral de mercado, nicho e público-alvo.

O mercado de coaching é dividido em grandes divisões de gêneros – por exemplo, o coaching de saúde, de negócios, de vida, de produtividade, de propósito de vida, de espiritualidade, financeiro, de relacionamentos, de carreira – e por ai vai, mas todos estes são mercados de coaching.

A definição do seu nicho de coaching acontece quando você entende e define o seu mercado. Por exemplo, dentro do mercado de coaching de carreira nós temos:

  • Universitários;
  • Formandos;
  • Primeiro emprego;
  • Recolocação;
  • Mudança;

E o público alvo é justamente as pessoas que fazem parte desta fatia de mercado que você atende – de forma que elas se identifiquem a partir da sua definição de nicho.

#1 – Que problema você resolve?

Provavelmente a pergunta central de um nicho de coaching será justamente esta: que problema você resolve?

Por exemplo, o “Coach que transforma mães em empreendedoras de sucesso” claramente não é um coach de saúde ou de finanças, mas sim um coach de empreendedores.

A boa resolução do problema que você resolve ajuda muito ao seu público entender que você é a solução para o seu problema – ela tem que ver em você a solução que ela precisa.

#2 – Que perfil de pessoa você ajuda?

Esta é a segunda parte da definição de qual problema você resolve, afinal não basta saber qual problema você resolve, mas para quem você resolve.

Esta é uma das mais importantes formas de gerar identificação com o seu potencial cliente – quando ele percebe que você está falando com ele.

Leia também:  Diferenças entre DISC e MBTI

#3 – Qual é o perfil de cliente que você não gostaria de atender?

Algumas vezes a melhor forma de saber para onde ir é saber para onde não ir, então considere todos os mercados e públicos que não interessam ao seu trabalho e descarte estas possibilidades.

#4 – Qual foi uma superação da sua vida que outras pessoas não conseguiram?

Não é incomum a situação de coaches que são o seu cliente ideal, e inclusive este pode ser um ponto importante para gerar identificação e proximidade com o avatar.

#5 – Com qual causa você simpatiza?

O seu trabalho de coach pode ser uma voz para uma causa que você simpatiza, como, por exemplo, a causa de mulheres que não conseguiram emagrecer depois da primeira gravidez, e você às ajuda com seu trabalho de coaching de emagrecimento.

#6 – Qual é a sua especialidade técnica?

Muitas vezes uma qualificação técnica ou formação específica pode se mostrar um ótimo nicho – então pode ser comum que um contador se torne coach de empreendedores de contabilidade.

#7 – Quem te realiza ver transformado?

O coach é um profissional que se importa muito com as pessoas, e então existem clientes que você ficará feliz de atender – e outros que te deixarão altamente feliz e realizado.

Este é o seu público alvo: pense bem que tipo de cliente você ficará extasiado de atender e ajudar com o coaching.

#7 – O que destaca o seu público-alvo?

O público ideal para o seu negócio de coaching tem particularidades, e estas podem apontar para uma característica importante para definição do seu nicho, como por exemplo empreendedores solteiros de 40 anos.

#8 – O que faz o seu cliente ficar louco para ser atendido por você?

O seu nicho precisa despertar uma vontade profunda de ser atendido para o seu público-alvo, e esta é uma lição importante sobre o seu mercado.

#9 – Qual transformação você promove?

Outra forma de abordar o processo de coaching é imaginar que o cliente entra por uma porta com um problema, e sai por outra com uma solução – esta solução será o seu nicho de coaching, é a transformação que você vende.

Leia também:  Coaching de família

#10 – Qual a sua filosofia de vida?

Pode ser que a sua filosofia de vida funcione bem como uma forma de atuação no coaching. É um modelo que funciona bem para coaches de espiritualidade e coaches holísticos.

#11 – Que bandeira você defende?

Esta é outra forma de se posicionar em um nicho de coaching: combatendo um problema em comum.

Neste modelo a mensagem que você transmite é basicamente de que você também não concorda por tal problema acontecer, e que vai lutar para mudar este cenário – através do seu trabalho como coach.

Provavelmente alguma destas perguntas ajudarão você a encontrar o seu nicho de coaching, ou pelo menos alguns caminhos para testar na sua carreira, afim de finalmente se realizar e conquistar o seu espaço no mercado.

Lembrando que ter um nicho de coaching não é uma obrigação, mas apenas uma forma de atrair pessoas certas para os coaches certos.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

11 perguntas para descobrir seu nicho de coaching
4.8 - 12 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me