4 técnicas para manter o cliente de coaching motivado

Todo coach quer que o seu cliente tenha resultados, mas algumas vezes nossos clientes têm pequenos tropeços na motivação, e isso pode até levar o processo de coaching à finalização precoce – e pior, sem objetivos alcançados.

Além disso, como o cliente poderá nos indicar, gerar provas sociais como um depoimento, ou até mesmo se tornar um case de sucesso sem atingir seus objetivos?

Se perguntar para a maioria dos especialistas, eles serão bastante categóricos em afirmar que a motivação não pertence ao coach – mas algumas técnicas simples podem ajudar o cliente a não deixar a peteca cair.

Neste artigo nós vamos explorar 4 técnicas para manter o cliente de coaching motivado, firme no processo e determinado a conquistar o seu objetivo.

Reforço positivo

Algumas técnicas poderão mudar de caso para caso, especialmente ao considerar os valores do seu cliente, mas certamente algumas pessoas tem um valor de reconhecimento muito forte – até mesmo em geral, as pessoas gostam de ser reconhecidas por seu avanço.

A técnica do reforço positivo ajudará a manter o cliente de coaching motivado, e consiste em valorizar e de certa forma “aplaudir” as ações consistentes que o seu coachee tomar durante o processo.

Normalmente este processo acontece quando o cliente opta por te levar um resultado recente de forma espontânea, e consiste basicamente em um elogio claro pelo seu resultado, junto de perguntas do tipo:

  • Como você se sentiu por realizar esta tarefa?
  • Você consegue perceber o que está alcançando?
  • Ansioso para dar o próximo passo?

É o tipo de iniciativa que pode aumentar a motivação de quem gosta de receber este tipo de feedback – e normalmente quem faz questão de falar é quem gosta de ser elogiado, e isso vai manter o cliente de coaching motivado.

Extensão de comprometimento

Conforme nós administramos o processo de coaching, uma parte da geração de conexão é afirmar para o cliente que o objetivo dele é importante para nós.

Ainda assim, algumas vezes os clientes podem precisar de uma extensão deste comprometimento, especialmente se já houver relatado que começa a fazer coisas e para no meio do caminho.

Leia também:  Ajudando o coachee a identificar seu estado atual

Neste contexto, podemos usar a técnica da extensão de comprometimento para manter o cliente de coaching motivado.

Ela consiste em pedir ao coachee que escolha um amigo que gosta muito dele, que se importe com seu avanço, e que seja um pouco chato – então você poderá formar um grupo no WhatsApp com o coachee, o amigo e você.

O cliente vai declarar o que quer realizar e o que precisa fazer de tarefa, e o seu amigo será uma testemunha extra, que inclusive poderá ter liberdade de cobrar as tarefas, se desejar.

O foco está em incentivar a pessoa a não ser cobrada, e ainda receber um duplo parabéns por cada tarefa cumprida.

Fracionamento de objetivos

Um erro muito comum nos objetivos é de torna-los grandiosos segundo a mente do seu coachee, e por achar que são grandes demais, acabam se desmotivando em entrar em ação.

Por isso, para manter o cliente de coaching motivado usamos a técnica do fracionamento de objetivos, onde quebramos o objetivo do cliente em pequenas tarefas, o menor e mais simples possível, para que consiga passar por cada uma delas sem dificuldades.

Então se o objetivo do cliente é comprar um carro, por exemplo, suas tarefas iniciais podem ser passar na loja para ver o carro ou ler 3 reviews do carro na internet.

Tarefas simples são facilmente resolvidas, e podem gerar grandes resultados.

Fichas de reforço

Outra técnica positiva para manter o cliente de coaching motivado e reafirmar o objetivo na mente do cliente e manter a sua motivação em alta são as fichas de reforço.

Dê ao seu cliente uma ficha onde ele anote o seu objetivo, e que possa carregar em seu bolso.

Ele deverá ler a ficha e reafirmar a sua vontade de realizar este objetivo o máximo de vezes possível durante o seu dia.

Também é possível colocar alguns alertas no smartphone do coachee, afim de que ele se mantenha atento constantemente sobre o seu objetivo.

Se o cliente desanimar de vez…

O fato sobre manter o cliente de coaching motivado é que, se o cliente desejava realizar o objetivo que se propôs, e depois quer desistir, na verdade ele não queria tanto realizar aquele objetivo, e provavelmente era apenas um sonho, desejo momentâneo, ou a vontade de outra pessoa se manifestando através dele.

Leia também:  Ferramenta 5W2H no coaching

Reforce com ele que o seu progresso atual será perdido, faça a validação da desistência com a ferramenta de perdas e ganhos, e principalmente, questione o cliente sobre qual será o novo e verdadeiro objetivo que ele perseguirá.

Uma história interessante é sobre os astronautas americanos que foram a lua. A maioria deles entrou em processos depressivos profundos após voltar para a Terra, pois tinham um objetivo tão fixado de chegar à lua que não prepararam um objetivo para depois deste acontecimento, e sem motivo para viver, entraram em depressão.

As pessoas precisam de um objetivo, precisam de uma direção para seguir na vida, fazer o que gostam e terem boas histórias e conquistas para se orgulhar.

É a sensação de estar seguindo em frente que realmente leva as pessoas a quererem conquistar cada vez mais para a sua vida.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

4 técnicas para manter o cliente de coaching motivado
4.8 - 12 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)