5 formas de oferecer uma sessão experimental de coaching

Uma das estratégias mais consagradas para conseguir clientes pagantes de coaching é oferecer uma sessão experimental gratuita para seus potenciais clientes.

Ainda assim, por mais que seja uma sessão experimental gratuita, alguns coaches tem dificuldades em conseguir agendamentos de forma consistente, e por isso elaboramos este artigo com 5 formas de oferecer uma sessão experimental de coaching para encher definitivamente a sua agenda de coaching.

Vale a pena fazer uma sessão experimental gratuita?

O fato é que muitos coaches usam esta estratégia como uma forma de atrair as pessoas para sua sessão de abertura de um processo, como uma forma de fazer o seu cliente viver uma experiência prática do que é passar por uma sessão experimental de coaching.

Esta técnica tem funcionado bem para milhares de coaches, além de educar o cliente sobre como funciona o processo e as sessões.

Além do mais, esta técnica concede ao cliente uma prévia do potencial de desenvolvimento que se tem ao caminhar na direção de um objetivo com a ajuda de um profissional qualificado e treinado na arte de alcançar objetivos.

Por fim, é também um caminho para distinguir quem de fato está interessado em fazer um investimento no seu objetivo, e quem apenas tem curiosidade sobre o método.

#1 – E-mail

O e-mail é uma poderosa ferramenta de comunicação direta que é baseada em permissão – você só acessa o e-mail de um cliente que permite a sua entrada, por isso tem bastante peso na decisão de um potencial cliente.

Nesta estratégia é importante que você mantenha a sua lista de e-mails aquecida, ou seja, com constante comunicação com materiais de valor – do contrário, um convite direto para uma sessão experimental de coaching pode soar como uma estratégia de venda.

Lembre-se: todos gostam de comprar, mas ninguém gosta que vendam algo para si.

#2 – WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta que pode ser administrada de uma forma bastante parecida com o e-mail, mas com a facilidade de usar uma linguagem mais descontraída e leve, com menos formalidade.

Leia também:  Coach precisa de um site?

Para tanto, uma estratégia poderosa segue o mesmo raciocínio, de entregar valor através de conteúdo antes de fazer o convite, e você pode fazer isso transmitindo antes do convite um mini treinamento de 5 áudios, por exemplo.

Depois deste mini treinamento, você fará o convite para quem se mostrar mais interessado e participativo – ou para todos, mas é preciso tomar cuidado, pois o nível de compromisso de pessoas que recebem material por WhatsApp é reduzido, e tomar alguns bolos na sessão experimental pode se tornar comum.

#3 – Instagram

Uma das redes sociais com mais relevância no momento não pode ser ignorada na hora de conseguir clientes para sua sessão experimental, então você pode usar diversas estratégias.

  • Sorteios;
  • Concursos;
  • Quis;
  • Pesquisas;
  • Participação em quantidade de curtidas;
  • Mensagem no direct;
  • Link no perfil para formulário de sessão;

São diversos caminhos permitidos por esta ferramenta, e você deve inovar e experimentar aquela que será melhor aceita pelo seu público.

#4 – YouTube

Se o foco do seu trabalho está no YouTube, não perca a chance de atrair pessoas que visualizam seus vídeos para convidá-los à uma sessão experimental.

Como os vídeos podem repercutir por anos, é interessante que a sua chamada seja mais sutil, convidando para acessar o link no perfil com as datas disponíveis, e que este link leve à uma estratégia de formulário de sessão experimental.

#5 – Blog

O blog certamente é o centro das atenções da sua estratégia digital, e um convite explícito no site cai bem para atrair as pessoas que se inspirarem no seu material e quiserem tomar uma decisão sobre seu destino.

A verdade é que todas as estratégias podem gerar o direcionamento para um formulário simples de contato no seu site, e com a identificação no assunto gerar o pedido para a sessão experimental, mas existe uma estratégia mais direcionada para isso.

Estratégia do formulário de sessão experimental gratuita

Esta é uma estratégia bastante estabelecida, que vai te ajudar a ter sessões mais qualificadas, e bastante simples de ser executada.

Basta criar um formulário no Google Forms, por exemplo, gerando algumas perguntas estratégicas que qualifiquem as pessoas que serão de fato convidadas para a sua sessão experimental.

Leia também:  O que é coaching?

Algumas destas perguntas são:

  • Qual é a sua maior dificuldade em atingir os seus objetivos?
  • Você gostaria de ter ajuda de um profissional qualificado para alcançar seu objetivo?
  • Você está aberto para fazer um investimento em você mesmo e no seu objetivo?

Além destas perguntas, você deve inserir no questionário quais os meios de contato que preferir, por e-mail ou telefone, assim conseguirá entrar em contato com esta pessoa mais interessada e agendar a sessão experimental.

Percebe como o poder de colocar as perguntas certas gera muito potencial de sucesso para o seu negócio de coaching, conseguindo mais agendamentos de qualidade.

Ainda que você faça este filtro com o questionário, haverão pessoas que vão faltar nas suas sessões experimentais.

É praticamente impossível chegar em um nível de falta de zero, mas com esta estratégia de qualificação, você atingirá pessoas com muito mais potencial de se tornar um cliente pagante.

Continue testando até encontrar as perguntas e métodos ideais para o seu negócio, e e compartilhe conosco nos comentários o que vem funcionando para o seu negócio de coaching.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)