8 passos essenciais para estruturar e vender seu primeiro coaching em grupo

Para alguns coaches, a condução de um processo de coaching em grupo ainda é uma incógnita inexplorada – e isso acaba sendo uma oportunidade para estes profissionais.

Se você é coach e ainda não conduziu nenhum coaching em grupo, provavelmente este artigo é para você.

Vamos citar neste artigo as principais vantagens para se executar um processo de coaching em grupo, e entregar uma estrutura lógica para você elaborar o seu primeiro grupo do zero.

Porque fazer coaching em grupo é vantajoso?

Muitos coaches ainda não começaram a explorar o coaching em grupo por acreditar demais no coaching individual.

Certamente não há como um processo coletivo ser mais intenso do que um processo individual e personalizado, mas o coaching em grupo apresenta muitas vantagens para o coach, como:

  • Ajudar mais pessoas ao mesmo tempo;
  • Padronizar o processo, evitando surpresas ou improvisos;
  • Oferecer uma opção de processo mais barato, para que mais clientes tenham acesso ao seu trabalho;
  • Otimizar a sua hora – afinal um programa de coaching em grupo, que custe um terço do individual e reúna 6 pessoas, te faz ganhar o dobro de um atendimento individual;

Perceba que existem outras vantagens, mas realmente se formos aplicar lógica, o coaching em grupo apresenta muitas vantagens, e não significa o fim dos seus processos individuais – sempre haverão clientes dispostos a pagar mais por um trabalho individual e personalizado.

Ditas as vantagens, vamos para o passo a passo para começar o seu primeiro coaching em grupo.

8 passos essenciais para montar seu primeiro coaching em grupo

#1 – Adote um tema/objetivo forte

Diferente de um processo individual, onde você começa por descobrir o problema central do cliente, no coaching em grupo você já vende a solução de um problema, que será o tema do seu grupo.

Quando você oferece uma solução específica, as pessoas que se identificam com esta demanda vão se interessar, então você pode começar por adotar a dor principal do seu nicho.

#2 – Elabore uma descrição desejada

Para que o seu cliente se encante pela possibilidade de fazer parte do seu grupo, ele precisa sentir confiança, entender a transformação que vai vivenciar e se entender nesta situação.

Leia também:  Curso de coaching: como funciona e como fazer

Então vamos supor que você faça um coaching em grupo para maridos casados a menos de 2 anos cujo relacionamento tenha esfriado – este pode ser um pequeno recorte do seu nicho de relacionamento, mas se representar um problema comum, as pessoas vão ser atraídas.

A descrição do seu grupo precisa gerar nos potenciais clientes a sensação de “uau, parece que foi feito exatamente para mim!”.

E ele precisa entender a transformação que o grupo vai oferecer, então neste exemplo, a transformação pode ser “reaquecer a paixão dos primeiros dias de casado, apesar da rotina do casamento”.

#3 – Crie uma lista

Se você ainda não começou a trabalhar uma lista, precisa começar a criar uma base de potenciais clientes e alimentar esta base com conteúdo especializado – afinal muitas pessoas não tomam uma decisão de compra rápida, e então elas precisam se acostumar e aprender a confiar em você e no seu trabalho.

Você pode acessar o nosso artigo completo sobre como criar uma lista de e-mails.

#4 – Gere conteúdo

Conteúdo é um tópico mandatório para potencializar o poder do seu marketing, especialmente no mundo online, onde você consegue estabelecer um nível de autoridade muito rápido.

Conteúdo é o material que você disponibiliza gratuitamente, afim de engajar e educar o seu cliente.

Uma grande parte dos seus potenciais clientes não são cientes de que tem o problema que você resolve, e ainda existem algumas pessoas que sabem que tem o problema, mas eles precisam passar a ver o seu trabalho como uma solução.

#5 – Faça seeding

Um aspecto importante sobre o seu conteúdo é que você precisa deixar claro para o seu potencial cliente que existe um produto completo, afinal os seus conteúdos gratuitos não resolvem o problema, mas apenas educam o cliente para que ele entenda de onde vem o problema.

Seeding é um termo em inglês que significa semear, ou seja, você precisa semear na cabeça do seu cliente que existe um processo completo que resolverá o problema, e este processo acontece através do seu trabalho de coach, e no caso pode acontecer no trabalho individual e também no coaching em grupo.

Leia também:  Executive Coaching

Este é o processo que podemos chamar de vender sem vender, pois o cliente vai querer comprar, mesmo que você não ofereça – tudo que ele precisa é saber que esta solução existe, e está no seu produto.

#6 – Faça um Encontro

Quando você consegue reunir uma audiência, é o momento de reunir estas pessoas e fazer uma aula ao vivo, uma live nas redes sociais, uma palestra ou um webnário, que é uma palestra online.

O fato de você se apresentar ao vivo, expor o problema novamente e explicar brevemente, com seeding, gerará mais atração para o seu grupo.

É uma ótima oportunidade de agregar mais valor, gerando um bônus ou algo parecido para quem fechar o processo em grupo com você.

#7 – Oferta irresistível

Este é o momento que você deve fazer uma oferta estruturada – é muito comum as pessoas se animarem a fechar pela oportunidade do momento ao vivo, especialmente se tiverem um incentivo.

Esta oferta exige algum preparo, afinal é uma obra de arte para conversão, arquitetada para vender, e depois disso, é claro, você precisa fazer uma entrega espetacular.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o coaching em grupo? Deixe nos comentários.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)