Como desenvolver características empreendedoras em coachees

Para alguns perfis de clientes, como aqueles que procuram coaching nos nichos de negócios, é fundamental que sejam desenvolvidas algumas características empreendedoras como a proatividade e liderança.

Muitos acreditam que as qualidades de um empreendedor nascem com o indivíduo. Mas a realidade é que elas podem ser trabalhadas com o tempo, principalmente quando o empreendedor passa por um processo sólido de transformação.

Para que se desenvolva habilidades para o empreendedorismo é preciso que haja força de vontade, disposição para quebrar paradigmas e ter um objetivo muito claro em mente.

A partir desses requisitos, o coachee pode obter aprimoramento e desenvolvimento das características empreendedoras para aplicação na sua vida profissional, mesmo que ainda não tenha um empreendimento ou que possua carreira como empregado.

Reconhecendo as características presentes

Um dos primeiros passos do coachee dentro do processo de coaching deve ser a busca do seu autoconhecimento, qualquer que seja o seu objetivo específico.

É preciso que o coach consiga guiar o seu cliente na definição das qualidades empreendedoras que ele já possui, para que sejam trabalhadas apenas aquelas que precisam ser otimizadas ou incorporadas.

É importante, também, que sejam determinadas as prioridades para o coachee, dependendo do seu estado atual e visando o seu estado desejado. Além disso, algumas características empreendedoras podem ser a base para o desenvolvimento de outras.

Ou seja, é preciso fazer um trabalho de aperfeiçoamento estratégico personalizado para o coachee. Se ele tiver, por exemplo, iniciativa e criatividade, ele poderá usar essas qualidades para melhorar suas habilidades de liderança.

Abaixo falaremos sobre as principais características de um empreendedor e como eles podem ser estimuladas e aprimoradas.

Criatividade e inovação

A criatividade, ou a falta dela, é tema de uma das maiores crenças limitantes presentes no mundo dos negócios: a de que a pessoa é ou não é criativa.

A facilidade em criar pode ser um dom em alguns indivíduos, que possuem novas ideias fluindo todo o tempo pela mente. Mas isso não quer dizer que quem tem dificuldade em pensar em coisas novas não consiga ter boas ideias.

A criatividade pode ser desenvolvida com algumas técnicas simples, estimulando o raciocínio e criando novas memórias que servirão de base para os processos criativos.

Quanto mais se observa o que acontece ao redor e quanto mais informações se obtém, mais dados estarão disponíveis para gerar novos conceitos e inovações. O segredo das pessoas altamente criativas é a sua capacidade de absorver e processar informações de diversas fontes.

Para que um coachee consiga ser mais criativo ele pode, então, pensar em algumas tarefas para aumentar o seu leque de informações, como, por exemplo, ler materiais diferentes do que está acostumado. Outra boa alternativa é usar a técnica do brainstorming.

Leia também:  Ferramentas de Coaching

Iniciativa e proatividade

A falta de iniciativa, em grande parte das pessoas, é resultante dos seus receios e não de uma simples inatividade por preguiça ou inércia.

É preciso que se identifique a causa da dificuldade em tomar iniciativa e de se antecipar a prováveis problemas. O medo do julgamento das outras pessoas, a crença de que não é capaz o suficiente ou o pessimismo em geral podem impedir que o coachee tome as medidas necessárias para empreender.

Ao eliminar as crenças limitantes, ele poderá começar a pensar em uma estratégia para tornar a proatividade e a capacidade de tomar atitudes fundamentais para empreender.

É importante que o coachee crie o hábito de pensar sempre em agir em prol dos seus objetivos, sem receios e com foco total nos seus resultados.

Persistência e resiliência

Começar e manter um empreendimento é uma missão bastante difícil, cheia de obstáculos, imprevistos, burocracia, gastos e outras dificuldades. É preciso ter uma dose extra de persistência e resiliência.

A persistência é essencial para que não desista de um sonho. Problemas existirão o tempo todo e o coachee precisa ter em mente que é necessário persistir no seu caminho para atingir o seu estado desejado.

É essencial também ter resiliência, que é a qualidade de quem retorna ao seu estado original após sofrer algum dano. Ou seja, se algo deu errado, é preciso ter a mesma energia e atitude de antes para seguir em frente.

Para melhorar essas qualidades, é preciso que o coachee tenha um autoconhecimento amplo, principalmente sobre as suas forças que poderão ser usadas nos seus momentos mais difíceis.

Otimismo e motivação

O otimismo vai muito além de ter uma postura positiva perante a vida, ele é também a qualidade de quem tem a mente preparada para o sucesso.

Para que um empreendimento dê certo, é preciso que o seu idealizador acredite no seu potencial e haja com coerência, sempre de forma a construir o que a sua mente projeta.

Se não acreditamos em algo, nossa mente nos guia de modo a não desperdiçar energia com algo sem sentido para nós e o resultado é, claro, o fracasso. Então, acreditar e encontrar motivações para fazer o que precisa ser feito é essencial para que tudo ande no caminho certo.

Para manter o otimismo e a motivação em alta é preciso que o coachee faça uma lista de todos os motivos significativos que o levarão a se dedicar a um empreendimento próprio ou de terceiros.

Planejamento e metas

Um empreendimento só tem sucesso se é bem planejado, passo a passo, desde a sua idealização. Além disso, é preciso que haja comprometimento com o cumprimento de metas que resultarão em lucros para o negócio.

Leia também:  Como melhorar a autoconfiança e o autoconhecimento dos coachees

Fazer um planejamento é relativamente simples, basta usar algumas técnicas e planilhas, seguindo procedimentos preestabelecidos. A qualidade que deve ser  aprimorada nesse caso é a disciplina em elaborar planos e cumprir passos e metas.

O coachee deve desenvolver a sua capacidade de definir caminhos e identificar o que é necessário para cada etapa de um empreendimento, realizando exercícios de autoconhecimento, tomada de decisão e superação de desafios.

Cumprir atividades essenciais para um negócio exige também a criação de hábitos focados para o sucesso do empreendimento. É preciso que haja treino para virar rotina e que o coachee determine recompensas para cada hábito criado, de forma a torná-lo mais coerente e motivador.

Liderança

Desenvolver ou otimizar qualidades de líder é de extrema importância para um empreendedor mesmo que ele não exerça liderança diretamente.

Habilidades como comunicação assertiva, carisma, clareza em delegar tarefas, capacidade de ouvir e de reconhecer talentos melhoram as relações interpessoais entre empreendedor e todas as partes envolvidas no negócio, mesmo que não subordinadas.

Coachees que precisam melhorar suas qualidades de líder podem usar técnicas de Programação Neuro Linguística como a modelagem. Nesse método, o coachee observa uma pessoa que considera um exemplo de liderança e escolhe algumas atitudes para se inspirar, incorporando-as à sua própria personalidade.

É fundamental, também, que o coachee consiga compreender com muita clareza quais são as características que envolvem cada uma das qualidades de um bom líder, de forma a trabalhar em si mesmo essas habilidades de forma mais sólida e efetiva.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)