Ressignificação e a sua importância no processo de coaching

Quando um cliente procura um coach para ajudá-lo a alcançar um objetivo específico, também chamado de estado desejado, é porque ele precisa de alguém para conduzi-lo pelo caminho certo e também para acabar com pensamentos indesejados.

Há diversas técnicas já testadas com sucesso para serem aplicadas no coachee ao longo das sessões de coaching, a fim de fazê-lo acabar com crenças limitantes e também eliminar qualquer negatividade que o impeça de progredir.

Uma dessas técnicas é a ressignificação, neste texto você vai aprender mais sobre o que é, como funciona e qual a sua importância no processo de coaching.

pensar-diferente

O que é ressignificação?

Cada pessoa tem o seu mapa de mundo, a sua história e a sua interpretação sobre os fatos. Tudo isso é determinante no processo de definição de significados.

Uma mesma coisa pode ter vários sentidos dependendo de quem os define. Mas isso é algo que podemos mudar, então fazemos o processo de ressignificação.

Esse processo visa alterar a visão sobre algo ou algum evento, transformando-a com outro significado, com o intuito de ajudar o coachee a entender algo negativo como algo inerte ou como uma oportunidade de solução.

Exemplos de ressignificação

Uma coachee com medo de falar em público relata ao seu coach que se sente ameaçada com a visão de um auditório lotado. Diz que imagina as pessoas julgando-a mentalmente e reprovando o seu discurso.

Depois de uma conversa com o seu coach, a cliente percebe outro significado para uma plateia lotada. Agora ela enxerga aquela situação como uma oportunidade para mostrar o seu trabalho e ser reconhecida. Ela passa a crer que críticas são normais e o importante é focar em quem precisa dela.

Leia também:  Ferramenta Avaliação 360 graus – Business coaching

Um coachee com fobia de insetos diz que vê os pequenos bichinhos como monstros nojentos e asquerosos. E também relata que fica com náuseas só de pensar em fazer um passeio pela natureza.

Após uma sessão de coaching ele consegue perceber que insetos são apenas animais necessários ao equilíbrio ecológico. Ele começa a analisar o fato de que ele não deve se privar de bons passeios com a namorada por causa de um bicho inofensivo que está cumprindo o seu papel na natureza.

Qual é a importância da ressignificação no coaching?

Os coachees entram em um processo de coaching com muitas arestas para aparar. Também é comum que ele desenvolva algum problema ou manifeste conscientemente algo negativo que estava bem guardado.

O papel da ressignificação é eliminar esses pensamentos negativos e as crenças limitantes do coachee.

Essa é uma técnica que pode ser aplicada em qualquer tipo de caso, em qualquer momento do processo de coaching e é muito efetiva em casos de fobia ou problemas de comportamento.

É possível, inclusive, ensinar o cliente a praticar a ressignificação sozinho em casa e no trabalho sempre que tiver que enfrentar alguma limitação que ele mesmo se impôs.

É importante também incluir a ressignificação nas tarefas que o coachee tiver que realizar entre uma sessão e outra. Estimulando a criação do hábito de ressignificar, assim o processo até o estado desejado ficará muito mais fácil.

Esse hábito facilita também que o coachee aceite melhor a aplicação de ferramentas de coaching mais complexas, que exigem que ele esteja mais aberto a mudanças e preparado para agir enfrentando grandes dificuldades.

Neste artigo você aprendeu mais sobre a ressignificação e a sua importância no processo de coaching. Sobre o que mais você gostaria de aprender?

Leia também:  Teste DISC

Responda nos comentários e conte também quais são os seus desafios no dia a dia dos atendimentos como coach. Compartilhe experiências!

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)