Ajudando o coachee a identificar seu estado atual

Cada vez mais pessoas procuram o coaching para atingirem um objetivo específico, como, por exemplo, perder 20kg em 90 dias, quitar 5 mil reais em dívidas em 5 meses ou salvar um casamento em 10 semanas.

Mas, muitas vezes, o coachee chega com esse objetivo em mente, o qual chamamos também de estado desejado, sem entender claramente o que se passa no seu estado atual.

Compreender o estado em que nos encontramos é fundamental para decidirmos o que deve ser feito, quais atitudes devem ser mudadas e o que devemos preservar para que haja a mudança para o futuro desejado.

O que deve ser analisado no estado atual do coachee

O estado atual de cada cliente que passará por um processo de coaching, a fim de obter uma transformação no campo pessoal ou profissional, deve ser avaliado em profundidade.

Para que todas as sessões de coaching cumpram o seu objetivo, que é dar um passo a frente rumo ao estado desejado do coachee, é preciso saber exatamente o que deve ser trabalhado.

Por isso, é fundamental que o coach aplique ferramentas e técnicas para promover o autoconhecimento, a interpretação de pontos fortes e fracos e entender as motivações do seu coachee.

O estado atual de um indivíduo pode ser resumido em poucas palavras, como costumamos fazer com o estado desejado, apenas para que seja registrado e relembrado em alguns pontos específicos durante o andamento do processo de coaching.

Porém, para que o trabalho de transformação de estado seja feito de forma gradual e sem lacunas, é preciso que o estado atual seja totalmente detalhado e muito bem compreendido.

Por exemplo, vamos imaginar um coachee que procurou um coach de emagrecimento porque quer perder 30 kg até o dia do seu aniversário.

Esse é o estado desejado desse cliente de coaching. E o estado atual vai muito além de quanto essa pessoa pesa no momento em que começar o seu processo de coaching.

Para descobrir mais detalhes importantes sobre o momento desse coachee, o coach deve investigar alguns aspectos como:

  • O que levou esse coachee a chegar ao seu peso atual.
  • Se houve algum episódio que desencadeou aumento rápido de peso.
  • Se há pessoas que incentivam maus hábitos.
  • Se há pessoas que podem ajudar a eliminar os maus hábitos.
  • Como ele se sente no seu estado atual.
  • Quais qualidades ele possui que podem ajudá-lo a atingir o seu estado desejado.
  • Quais pontos fracos o levaram até esse momento.
  • Como é a rotina do coachee, seus hábitos, trabalho, tempo livre.
  • Como é o estado emocional, se é tranquilo, estressado, deprimido, etc.
Leia também:  Como ser um coach mais confiante?

Para identificar o estado atual do coachee, o coach pode fazer diversos tipos de perguntas, com diferentes técnicas e ferramentas de coaching de autoconhecimento e de diagnóstico de cenários.

Técnicas e ferramentas para identificar o estado atual

O coach de qualquer nicho de atuação pode usar diferentes técnicas e ferramentas no início do processo de coaching com o objetivo de destrinchar o estado atual dos seus coachees.

Veja alguns exemplos que podem ser usados com muito sucesso dentro de um processo de coaching.

Técnica do autofeedback

O objetivo dessa técnica de coaching é ajudar o coachee a avaliar o seu estado atual, analisando alguns pontos importantes da sua vida.

O coach pode auxiliar essa autoavaliação do seu coachee lançando alguns tópicos como: relação com a saúde, com a família, com o trabalho, nível de esforço para mudanças, dentre outros.

Então, o cliente atendido deverá analisar a sua situação atual, fornecendo ao coach um feedback completo sobre o seu cenário e o seu estado emocional.

Ferramenta do espelho

A aplicação dessa ferramenta é bastante simples e serve para que o coachee pare por um momento para refletir profundamente sobre o que ele é e como se vê.

Para começar, o coachee deve se imaginar olhando para algum espelho da sua casa, de corpo inteiro, preferencialmente. A partir de então, o coach pedirá que o seu cliente responda algumas perguntas sobre como ele se sente e se enxerga. Veja alguns exemplos de perguntas para a ferramenta de coaching espelho:

  • Como você se descreve ao se ver?
  • Como se sente em relação ao que vê?
  • Você está confortável com essa roupa?
  • Está se olhando porque vai sair? Para onde?
  • Algo que vê não combina com você?
  • Como você analisa sua expressão facial? E a corporal?
  • Você acha que as outras pessoas enxergam você como você se vê nesse espelho?
Leia também:  Como o coach pode criar autoridade?

Ferramenta roda da vida

Essa ferramenta é um grande clássico do coaching. Para analisar a vida do coachee como um todo e entender o seu estado atual por diversos aspectos, é altamente indicado utilizar a roda da vida.

A aplicação deve ser feita usando um gráfico tipo pizza, dividido em áreas da vida: espiritualidade, trabalho, relacionamento, família, saúde, finanças, autodesenvolvimento, social, laser, casa e ambiente, equilíbrio emocional e outros que o coach achar conveniente.

O coachee deverá preencher cada fatia da roda da vida com a nota que achar que corresponde a sua realidade, sendo 1 totalmente insatisfeito e 10 totalmente satisfeito.

Após toda a ferramenta preenchida, é o momento de avaliar o que cada área representa dentro do contexto geral da vida do coachee. Dessa forma, o coach e o seu cliente juntos desvendarão o seu estado atual de maneira mais ampla.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)