Análise SWOT como ferramenta de coaching

Qualquer metodologia de coaching é caracterizada pela aplicação de ferramentas durantes as sessões. Para um melhor desempenho do coachee, elas devem ser diversificadas e adaptadas ao objetivo específico do cliente.

Pode-se usar ferramentas específicas para autoconhecimento, diagnóstico de situações, de resolução de problemas, para traçar estratégias de ação ou para outras questões específicas.

Dentre as mais usadas pelos coaches está a análise SWOT, já que é aplicável para qualquer tipo de coachee e seu estado desejado. Neste texto você vai saber mais sobre essa ferramenta e qual a maneira certa de aplica-la durante uma sessão de coaching.

analise-swot-coaching

O que é análise SWOT?

É uma matriz aplicada originalmente na administração de empresas com o objetivo de elaborar ou aprimorar um planejamento estratégico.

Ela é denominada SWOT por ser a sigla formada pelos elementos analisados: S (Strengts=forças), W (Weaknesses=fraquezas), O (Opportunities=oportunidades) e T (Threats=ameaças).

A elaboração da matriz SWOT é muito simples, porém bastante eficaz na identificação dos elementos que devem ser trabalhados para se atingir um objetivo específico, não só na administração estratégica como em qualquer área da vida pessoal ou profissional.

Qual são as vantagens de se usar a análise SWOT no coaching?

A ferramenta SWOT é uma das mais usadas pelos coaches atuantes em qualquer nicho ou metodologia por ser de fácil aplicação e interpretação.

Além disso, é um instrumento que estimula a auto avaliação do coachee tanto nos seus aspectos internos, que são as forças e fraquezas, quanto na identificação de fatores externos atuantes, chamados de oportunidades e ameaças.

A definição das características do indivíduo e do ambiente que o cerca, incluindo terceiros, como parentes, amigos, cônjuge e colegas de trabalho, ajuda a apresentar um cenário claro para a definição de estratégias.

Leia também:  Ferramenta de coaching Meta SMART

Com a ciência das suas forças e das oportunidades que o cercam, o cliente, juntamente com o seu coach, será capaz de elaborar um plano de ação para eliminar as suas fraquezas e os problemas externos.

Como funciona a aplicação da análise SWOT?

O preenchimento da matriz é muito fácil, o coach pode montar os quadros ou, se preferir, pedir que o coachee faça todo o processo, desde o esquema até o preenchimento.

Para que profissional e cliente enxerguem juntos toda a aplicação, é aconselhável que se utilize uma folha. Nela, faça 4 quadrantes.

Nos quadrados superiores deve-se escrever: no da esquerda a palavra “forças” e no da direita “fraquezas”. Nos dois inferiores, do lado esquerdo ficam as “oportunidades” e no direito as “ameaças”. Como no exemplo abaixo:

coaching-swot
É importante que o coach verifique se o seu cliente não está listando seus fatores internos sem focar no seu objetivo específico. Não adiantaria ele dizer que é desorganizado no trabalho se o foco do seu processo de coaching é equilíbrio amoroso, por exemplo. Depois basta perguntar ao coachee o que ele classifica como suas forças e suas fraquezas e quais são as ameaças e oportunidades, em relação ao seu estado desejado.

Também é necessário estimular o coachee a pensar em todos os aspectos externos, que podem ser fatores do ambiente, como crise financeira no país, ou influências de outros indivíduos, como desentendimentos com o chefe.

Não é necessário exigir do cliente o preenchimento de vários itens em cada quadrante, mas no mínimo dois fatores para cada um são desejáveis. É comum que o espaço referente às ameaças fique com um ou dois fatores apenas.

Após estar tudo em seu devido lugar, basta perguntar ao coachee como ele pretende usar o lado esquerdo do quadro para eliminar os problemas do lado direito, rumo ao seu estado desejado.

Leia também:  11 perguntas para descobrir seu nicho de coaching

A análise SWOT é aplicada, geralmente, nas primeiras sessões de um processo de coaching por ser uma ferramenta de diagnóstico de cenário. Ela é uma ótima ferramenta para clarear a situação do coachee e fazer com que ele se sinta estimulado a usar seus aspectos positivos para alcançar o que pretende.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)