Coach iniciante – Atendimento online ou presencial para desenvolver a carreira

Hoje nós vivemos um cenário muito interessante em termos de transformação de comportamento no mundo. A educação, que antes exigia a presença dos alunos, tem se transformado através do ensino a distância – e da mesma forma outras atividades tem se reinventado, e migrado para o ambiente online.

Agora, o coaching, que já nasce neste cenário de digitalização da experiência pode contar com ambos modelos de atendimento em coaching, tanto online como off-line, ou presencial.

Em se tratando de coaches em início de carreira, o que será melhor: atendimento online ou atendimento presencial? Vamos discutir este assunto neste artigo, falando um pouco das vantagens, oportunidades e armadilhas escondidas em cada um dos modelos de atendimento em coaching, e então você poderá decidir o que servirá melhor para o seu caso.

Atendimento presencial ou offline

O coaching é uma atividade com impacto emocional muito forte, e parte deste impacto sempre este atrelado à conexão humana que existe entre o coach e o coachee.

José Roberto Marques, defende muito o coaching praticado frente a frente, ou com as suas próprias palavras: “Olhinhos nos olhinhos, joelhinho com joelhinho” sugerindo o nível de aproximação que um coach pode ter de seu cliente de coaching.

O fato é que estar junto de outra pessoa tem um peso diferente do atendimento online, que na prática o diálogo acontece com uma tela, e ainda que existe outra pessoa do outro lado da tela, não será a mesma coisa.

Além disso, no atendimento presencial você pode contar com recursos vivenciais, como conduzir experiências vivencias na hora, ou propor ambientes ou situações diferentes para o seu coachee.

Para o coach iniciante atendimento presencial é realmente uma prova de fogo, afinal temos que contar principalmente com os recursos e aprendizados guardados na mente, não tendo muita chance de acessar materiais, livros e outros recursos durante o atendimento em coaching, é realmente recomendável que seja mantida a conexão com o cliente.

Alguns cuidados precisam ser tomados, no entanto, como o modelo de conversa com um médico, onde o coach se posiciona do outro lado de um médico, e a barreira da mesa é mentalmente mal interpretada no coaching, afinal gera uma sensação de não estar acessível.

Leia também:  Funil de vendas para coaches

Outro fator que favorece o atendimento off-line é tirar o cliente do ambiente dele, o que por si gera um impacto diferente do atendimento online, onde a pessoa normalmente está em casa, sentado confortavelmente no seu ambiente já conhecido.

No geral é um ótimo modelo de trabalho, e um desafio para o coach iniciante, mas o fato de ter este nível de dificuldade aumentado vai torná-lo um coach mais forte e preparado para improvisar e raciocinar criativamente.

Atendimento online

Quando falamos de atendimento online, certamente existe uma longa lista de facilidades, tanto para o coach como para o coachee:

  • Não há deslocamento, portanto, trânsito ou distância não são problema;
  • Você atende no seu ambiente seguro, e o cliente também está em um ambiente seguro para ele;
  • Você pode acessar materiais complementares conforme necessitar, às vezes sem o cliente perceber;

No entanto é arriscado dizer que se trata da mesma experiência, afinal quando estamos presencialmente com o cliente temos recursos sensoriais que podemos usar:

  • Um café para ativar a mente e ancorar o momento;
  • Podemos usar papéis em dinâmicas;
  • Podemos propor movimentos de forma mais simples, para ativar a memória fisiológica do cliente;
  • Usar aromas ou iluminação diferente para propor um exercício de hipnose, por exemplo;

Para o coach iniciante certamente o ambiente online é mais interessante para o atendimento em coaching, tanto para ganhar confiança como inclusive para ganhar o mercado de forma nacional, ou até mesmo mundial, afinal não existem barreiras geográficas para o alcance da internet. Apenas são necessários alguns cuidados, como escolher um ambiente reservado, com um fundo sem poluição visual.

Importante também garantir que a conexão de internet seja excelente, pois uma simples travada na conexão pode te fazer perder o que o coachee estiver falando – e ter que pedir para o coachee repetir o que disse é péssimo para a experiência.

Leia também:  Como o coaching pode motivar os coachees?

O fato é que o coach iniciante pode tentar o atendimento online e não se encontrar, assim como pode não ficar confortável no atendimento presencial.

Não existe certo ou errado dentre as opções, existe apenas o adequado ao coach e ao seu método de trabalho, e então, seja qual for a escolha, o esforço precisa ser desenvolvido na direção de tornar a experiência o melhor possível, e se treinar para fazer o atendimento funcionar e a transformação do cliente acontecer.

O universo do coaching ainda é novo, e muita coisa tem sido testada, então não se mantenha ancorado à padrões que se tornam convenções de mercado, inclusive porque o coaching ainda vai mudar muito, assim como o comportamento das pessoas.

Inclusive, tirando a licença poética de um dos maiores estudiosos da humanidade, Charles Darwin: “Os que sobreviverão não serão os mais fortes ou rápidos, mas sim aqueles que melhor puderem se adaptar”.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Coach iniciante – Atendimento online ou presencial para desenvolver a carreira
4 - 1 voto
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me