Coaching de carreira

No Brasil, os jovens costumam ingressar na faculdade muito cedo, com 17 ou 18 anos, e nesta idade é difícil alguém saber exatamente a carreira que quer seguir para o resto da vida. É uma escolha que pode trazer muito arrependimento mais tarde.

Atualmente tudo acontece muito rápido e novas profissões surgem o tempo todo, principalmente as ligadas à tecnologia, então como saber se devemos seguir pelo caminho tradicional ou buscar novas rotas?

As pessoas se sentem perdidas, pois o mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos. Antigamente, uma pessoa ficaria durante anos trabalhando na mesma empresa, provavelmente até a aposentadoria, atualmente, as pessoas costumam mudar de emprego quando descobrem oportunidades melhores.

Pensando na dinâmica atual do mercado e no estilo de vida moderno, foi desenvolvida a área do coaching de carreira , que tem como objetivo auxiliar nesse difícil processo de mudanças profissionais que temos ao longo da vida.

O que é o coaching de carreira?

Uma das principais funções deste método é descobrir e maximizar o potencial profissional de um indivíduo. O papel do coach é facilitar com que o seu coachee encontre o caminho que o levará ao seu estado desejado na sua carreira.

Um dos maiores mitos relacionados ao coaching de carreira é que ele somente se aplica aos empregados que ocupam os cargos mais altos em empresas. Outro equívoco é falar que só poderá passar pelo processo quem já tem uma experiência profissional.

A verdade é que inclusive estudantes estão recorrendo ao coaching de carreira, com o intuito de definir seus passos profissionais com maiores chances de acertos e satisfação.

É importante entender que o coach não vai encontrar um trabalho por você e ele também não oferece a garantia que você vá encontrar um trabalho após o término das sessões, tudo isso depende do seu esforço pessoal.

Dentre as diversas razões pelas quais alguém busca o coaching de carreira, além do desejo de mudar de profissão, podem estar o desejo de ser promovido, a necessidade de otimizar o uso do tempo, para conseguir tomar melhores decisões no ambiente de trabalho e também visando planejar a aposentadoria, além de muitos outros motivos.

A verdade é que todas as pessoas, em algum momento da sua carreira, vão precisar da ajuda de um profissional para ter sucesso em seu trabalho, pois é natural que em determinadas fases da vida não saibamos qual caminho tomar. Não devemos ter receio de pedir ajuda, pois o processo vai auxiliar a encontrar o que nos faz realmente feliz.

Como funciona o coaching de carreira?

Como a maioria dos processos de coaching, este começa definindo quais são os objetivos principais do individuo com este processo, estabelecendo o número de sessões dependendo da complexidade da meta a ser alcançada. Geralmente se aplica um processo composto por 10 sessões de 1h cada, realizadas semanalmente.

Leia também:  Como fazer as perguntas certas para os coachees?

O coach vai, então, investigar através de uma série de perguntas quais são os motivos do impasse no qual a pessoa se encontra e se ela tem um entendimento claro sobre quais os motivos para estar infeliz ou indecisa na sua posição de trabalho atual.

Ao final, o individuo deve continuar seguindo o que se comprometeu a fazer durante o processo de coaching para que sua carreira continue progredindo.

O coaching de carreira é um processo de extrema importância para que o profissional encontre a si mesmo e descubra qual trabalho o fará feliz e como fazer para atingir o seu estado desejado profissional.

Quais são os micronichos do coaching de carreira?

Podemos encontrar diversas especializações do coaching de carreira, as quais podemos chamar de micronichos, que nada mais são do que subdivisões dessa modalidade.

Abaixo você conhecerá as principais, mas, outras tantas podem existir ou surgir no mercado, dependendo da demanda dos clientes.

Coaching para vestibulandos

Á primeira vista pode parecer estranho aplicar coaching de carreira para quem não possui uma profissão. Mas, como o objetivo dos vestibulandos é iniciar uma carreira promissora, essa especialização do coaching é muito proveitosa.

Para que o vestibulando tenha segurança na escolha que vai definir o seu futuro profissional, é interessante que ele tenha a ajuda de um coach para guiá-lo e para extrair dele as suas respostas e o significado dos seus anseios.

Coaching para universitários

Os universitários já têm uma profissão escolhida mas precisam de ajuda para trilhar o seu caminho de forma a aproveitar ao máximo as suas habilidades.

Além disso, o coaching de carreira para universitários auxiliará nas tomadas de decisões relativas à vida profissional e também nos ajustes necessários quanto a atitudes e enfrentamento de desafios no ambiente acadêmico.

Coaching para progressão de carreira

O sonho de quase todo colaborador de uma empresa é progredir na carreira, alcançando cargos mais altos e maiores salários.

O caminho rumo à progressão costuma ser muito difícil e concorrido, exigindo dedicação e planejamento com foco total na empresa na qual se trabalha.

O coach de carreira auxilia o seu coachee a seguir todos os passos necessários, sem deixar lacunas, de forma a potencializar seus talentos e corrigir falhas e defeitos indesejáveis.

Coaching para recolocação profissional

Perder o emprego ou pedir demissão são situações muito delicadas, sobretudo porque o futuro, muitas vezes, é incerto.

O processo de coaching de carreira pode ajudar muito na recolocação profissional de quem já esteve no mercado mas não sabe qual caminho percorrer para conquistar um novo trabalho.

Coaching para mudança de carreira

A decisão de mudar de carreira é difícil e pode ser bem complicada, mas tomar as ações corretas para que essa mudança se concretize de fato é um desafio ainda maior.

Leia também:  Coaching profissional

Nesse momento, o papel do coach é fazer com que o seu coachee enxergue com clareza o que ele já tem e o que precisa adquirir ou se desfazer para que a mudança de carreira ocorra da forma desejada.

Coaching para carreira esportiva

A carreira no esporte tem suas particularidades, não que as demais profissões sejam fáceis ou com poucos desafios, mas o esportista precisa de uma força física e mental muito alinhada ao seu estado desejado.

O coaching de carreira esportiva faz toda a diferença no desempenho dos atletas, já que promove o autoconhecimento e ajuda a manter a motivação sempre em alta.

Qual é a diferença do coaching para outros métodos?

É bastante comum ver pessoas confundindo a metologia do coaching com outras como consultoria, mentoria e até mesmo com a terapia.

A diferença básica entre o coaching de carreira e outros métodos de suporte profissional é que o profissional que aplica o processo não fará intervenções opinando sobre a melhor decisão a ser tomada.

Qualquer escolha depende da vontade do coachee, o papel do coach é sempre fazer as perguntas certas para que o seu cliente encontre suas próprias respostas.

Já as consultorias profissionais resultam em uma solução apresentada pelo consultor, de acordo com a demanda do cliente.

O processo de mentoria, ou mentoring, consiste em um passo a passo fornecido por um mentor, que ensinará tudo o que for preciso para o seu mentorado. Nesse caso, o papel do cliente é seguir o que o profissional recomenda e não definir os seus passos de acordo com o seu autoconhecimento, como no coaching.

A terapia, no sentido estrito da palavra, só pode ser feita por um psicólogo e trabalha com o passado do cliente, trazendo questões para o presente. Bem diferente do coaching que trabalha a situação presente do cliente, levando-o até o seu estado futuro desejado.

Cada caso é um caso e todas as metodologias são eficazes, mas, precisamos destacar que os grandes diferenciais do coaching são a melhoria da visão de si mesmo, o aumento da motivação. Além disso, os resultados são mais rápidos e duradouros em termos de mudança de comportamento.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Coaching de carreira
4.7 - 7 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *