Coaching de concurso

Conseguir a tão sonhada aprovação em um concurso público exige um bom planejamento, muito foco e disciplina. Além disso, é preciso conciliar a rotina normal com um ritmo de estudos intenso.

Para o estudante não se perder em meio a tantas etapas e conseguir atingir o seu objetivo, que é a nomeação em um cargo público, fazer um processo de coaching com um profissional qualificado, chamado de coach, pode ser uma ótima opção.

Neste artigo você vai entender como funciona o coaching de concurso e quais são as suas vantagens.

Como funciona o coaching de concurso?

O processo de coaching para estudantes que prestam concursos públicos pode ser aplicado em qualquer fase da preparação. É claro que, preferencialmente, deve ser feito no início, quando o concurseiro ainda está elaborando o seu planejamento, mas também é indicado para pessoas que já estudam há um bom tempo e não obtiveram resultados.

A primeira etapa do coaching é a sessão inicial, que, geralmente, não é cobrada. Nessa primeira conversa, o coach vai ajudar o seu cliente (coachee) a definir com clareza o objetivo específico como concurseiro e explicar em detalhes como funciona todo o processo de coaching para quem vai prestar um concurso público.

A partir da segunda sessão, serão aplicadas ferramentas ou técnicas para ajudar o estudante a cumprir suas metas diárias, semanais, mensais e também a ajustar o seu planejamento à medida que vai evoluindo nos estudos e no seu desempenho.

As sessões de coaching de concurso duram, em média, uma hora e são feitas semanalmente. Não é recomendado que se faça em intervalos de períodos menores do que 7 dias, para que haja tempo para a aplicação das ações discutidas durantes as sessões.

Leia também:  O processo de coaching está terminando, e agora? Vou “perder” meu coachee!?

O tempo total de um processo costuma ser de no mínimo 10 sessões, ou seja, 10 horas de duração, mas, em alguns casos, o coachee pode optar por manter o processo até o dia da prova do concurso, o que pode se estender por meses.

Qual é a diferença entre coaching e mentoria para concursos?

Quando um estudante procura ajuda para alcançar a sua aprovação no concurso público dos seus sonhos, pode se deparar com a dúvida entre coaching e mentoria.

Em uma mentoria, o profissional que fará a orientação deve ser alguém com grande experiência em concursos públicos para ajudar em tarefas como escolha de material de estudo, análise do edital, avaliação do desempenho em simulados e outros assuntos ligados à preparação para o exame em questão.

No caso do processo de coaching, o coach não precisa, necessariamente, ser um profissional com experiência em estudos para concursos públicos, basta que ele conheça como funciona esse “mundo” e saber guiar o coachee até o seu estado desejado.

Isso significa que a diferença básica entre um mentor e um coach é que, no primeiro caso, o profissional ensinará o que o concurseiro deverá fazer e, no caso do coaching, o cliente deve estar preparado para tomar decisões sozinho, apenas sendo guiado pelas perguntas do coach.

Quais as vantagens de se fazer coaching para concurso?

À primeira vista, a mentoria para concursos pode parecer mais vantajosa, mas nem sempre é. Para os casos de estudantes com alguma experiência em concursos e que já sabem o que estudar e como funciona a preparação, o coaching é mais benéfico.

Isso porque o processo de coaching servirá como orientação de planejamento, ajustes de rotina de estudos e motivação permanente.

Leia também:  Por que fazer um processo de coaching - Guia completo

Além disso, o coaching de concursos públicos promove mudanças de comportamento e de mentalidade no estudante, o que fará com que assuma uma postura de futuro aprovado e concursado, atraindo o sucesso e a tão esperada nomeação em um cargo público.

Gostou do artigo? Ajude os seus amigos que também estudam para concursos públicos compartilhando este artigo com eles.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Um comentário em “Coaching de concurso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *