Coaching de família

A família é a base da vida das pessoas, por isso, se o âmbito familiar estiver em desarmonia, todas as outras áreas da vida sofrem os reflexos dos conflitos existentes.

O coaching de família é aplicado com o objetivo de reforçar essa base ou, até mesmo, reconstruí-la, quando o vínculo entre familiares estiver rompido. Contar com a ajuda de um coach trará benefícios para os membros de uma família em qualquer situação desfavorável pela qual estejam passando.

Conheça como funciona o processo de coaching de família, para quem ele é indicado e quais os casos podem obter soluções com o auxílio de um coach.

Como funciona o coaching de família?

Quando se fala em coaching de família a primeira ideia que vêm à mente é um processo para resolver conflitos entre pais e filhos. Porém, o conceito de coaching de família é bem mais amplo.

Além dos casos mais comuns que envolvem o relacionamento entre pai, mãe e filho(s), pode-se considerar também os indivíduos que dividem o mesmo lar ou que possuem alguma relação próxima de parentesco como âmbito familiar.

O processo de coaching de família pode ser feito com apenas um único coachee (cliente) ou com um grupo de dois ou mais familiares. É possível, também, fazer o coaching familiar de forma mista, ou seja, com algumas sessões individuais para trabalhar melhor as questões intrapessoais de cada um e depois outras sessões em grupo trabalhando o relacionamento interpessoal entre eles.

A duração total do processo pode ser de 2 meses até 5 meses ou mais, dependendo da necessidade de cada família e do tipo do processo. Nos casos em que há atendimentos individuais e coletivos com 3 ou mais pessoas, o tempo costuma ser mais prolongado.

Leia também:  Como equilibrar sua vida pessoal e profissional

As sessões de coaching de família são aplicadas uma vez por semana e possuem duração de 1 a 2 horas, também dependendo do caso e da metodologia escolhida pelo coach. As ferramentas aplicadas em cada sessão variam de acordo com a estratégia do coach e visam aumentar o autoconhecimento de cada membro da família, de forma a melhorar a compreensão e a harmonia entre todos.

O coaching de família é indicado para quais casos?

Procurar a ajuda de um coach de família é uma decisão acertada para diversos casos de problemas entre familiares ou moradores de uma casa que não possuem parentesco, mas vivem como uma família.

O caso mais comum para o coaching de família é, certamente, a relação entre pais e filhos, principalmente com a existência de problemas de comunicação e empatia. Muitas vezes, a criação e o desejo dos pais não entram em sintonia com a personalidade dos filhos, causando frustrações, desentendimentos e, até mesmo, ruptura de relação.

Nesse tipo de caso, o coach de família trabalhará auxiliando a identificar quais são os pontos exatos de conflitos e quais são as questões individuais que causam esses atritos. Além disso, durante as sessões, haverá a descoberta dos pontos positivos de cada um dos membros da família que poderão ajudar na solução do problema familiar.

O coaching de família é indicado, também, para reaproximação entre familiares que não estão necessariamente em alguma situação conflituosa. Uma família pode passar por momentos de desunião e afastamento apenas por individualismo, falta de afinidades ou distanciamento geográfico, por exemplo.

Nessas situações, um processo de coaching pode ajudar a identificar os pontos em comum entre os familiares e o que poderá motivá-los a ter uma convivência mais próxima. O coach também estimulará os membros da família a encontrarem formas de restabelecer a sinergia e o elo entre todos, de forma a se fortalecerem juntos como família.

Leia também:  Qual é o significado de coaching?

Conhece alguém que pode se interessar pelo processo de coaching de família? Compartilhe este artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)