Coaching de propósito de vida

Não saber qual é a sua missão no mundo ou não entendê-la completamente é uma reclamação cada vez mais comum, hoje em dia.

Mesmo pessoas mais maduras, com experiência profissional de muitos anos ou grandes realizações pessoais, podem se sentir em algum momento da vida sem motivação para lutar, sem um propósito para se dedicar.

Isso acontece, provavelmente, pelas cobranças do mundo moderno, que nos exige mais esforço e resiliência para conquistarmos a felicidade em várias áreas da vida. A diversidade de oportunidades também pode ser um fator que deixa as pessoas confusas em relação ao que fazer nas suas vidas pessoais ou profissionais.

O coaching de propósito de vida tem por objetivo resolver essas questões e ajudar o coachee a conhecer as suas habilidades e a encontrar uma missão a seguir, que o impulsione a agir e torne a sua vida mais plena.

Entenda melhor como funciona um processo de coaching de vida e como ele pode mudar a vida das pessoas.

Como funciona o coaching de propósito de vida?

O coaching de propósito de vida é um dos nichos de coaching pessoal mais novos e também um dos mais procurados. O objetivo de um coachee que procura a ajuda de um coach, nesse caso, é sempre encontrar a sua missão no mundo, o que varia são os motivos que o levaram a perder ou não encontrar o seu propósito para viver.

Um processo de coaching de propósito de vida funciona da mesma forma que os das demais áreas. Ou seja, é dividido em sessões, nas quais são aplicadas ferramentas de coaching baseadas em perguntas com o objetivo de aumentar o autoconhecimento do coachee, motivá-lo, ajudá-lo a definir suas metas, fazer com que ele tomar decisões acertadas e caminhe rumo ao seu objetivo final.

Leia também:  Passos para não julgar os coachees

As ferramentas para coaching de propósito de vida podem ser as mesmas usadas em outros tipos de coaching. O foco maior será no uso daquelas que promovem o autoconhecimento do coachee, já que a falta de propósito é resultado das falhas da auto-observação e da auto-crítica e também da limitação das visões de mundo e de futuro.

Como ajudar o coachee a encontrar o seu propósito?

Fazer as perguntas certas, no momento certo e da forma mais adequada a cada tipo de pessoa, faz toda a diferença no desenvolvimento do cliente durante o processo de coaching.

Veja algumas perguntas poderosas que podem ser feitas durante um processo de coaching de vida:

  • Quais são os seus 5 maiores talentos?
  • O que te faz sorrir?
  • Você tem vontade de retomar algum projeto deixado de lado?
  • Quais são as características que você gostaria de desenvolver?
  • O que você mais admira nas outras pessoas?
  • Qual é a atividade que você mais gosta de fazer no tempo livre?
  • Quais matérias você mais gostava na escola?
  • O que te faz vibrar?
  • O que te emociona?
  • Como você gostaria que fosse sua vida daqui 5 anos?
  • Quais são os elogios que você mais ouve?
  • O que é realização pessoal para você?
  • O que te realiza mais: trabalho ou família?

Todas essas perguntas podem ser adaptadas e inseridas em ferramentas de coaching para facilitar a tomada de decisões do coachee. Em especial a última, já que muitos confundem propósito de vida com profissão, e, em alguns casos, o propósito pode ser puramente pessoal, como um objetivo em relação a si próprio ou à sua família.

Gostou desse assunto? Tem algum amigo que pode se interessar pelo coaching de propósito de vida? Compartilhe este artigo.

Leia também:  Como ajudar o coachee a definir suas ações

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)