Coaching de vendas

Toda vez que um empreendedor contrata alguém para seu time de vendas, ele espera que essa pessoa seja excepcional no que faz e atinja todas as metas, mas a verdade é que apenas uma pequena parte das pessoas que se encontram trabalhando na área de vendas possui um dom nato para o negócio, o restante das pessoas precisa de treinamento constante.

E o treinamento vai muito além da área de vendas da empresa, pois o próprio empreendedor deve optar por este processo para obter melhores resultados dentro do seu negócio e para perceber se o seu time de vendedores está tendo as atitudes certas perante os clientes.

Atualmente existem diversos tipos de coaching, e se você quiser se tornar realmente bom em alguma área, é provável que algum dia vá precisar da ajuda de um profissional para melhorar sua autoconfiança e seu comportamento perante algumas situações, então, se você é da área de vendas, que tal prestar atenção neste artigo sobre o coaching de vendas?

O que é o coaching de vendas?

Uma das áreas em que o processo de coaching ajuda muito é a de vendas, pois ao lidar com outras pessoas e instigá-las a comprar algo, o coachee precisa, na maioria das vezes, desenvolver habilidades comportamentais diferentes das que utiliza normalmente.

Este processo é voltado tanto para os empreendedores quanto para os vendedores, pois o empresário, com o conhecimento adquirido através do coaching, poderá observar melhor seu time de vendedores e criar uma melhor relação com clientes e fornecedores.

Como na maioria dos processos de coaching, a abordagem deste processo varia de individuo pra individuo, não existindo, portanto, uma abordagem padrão em que diversos indivíduos participam do mesmo processo.

Leia também:  Qual é o significado de coaching?

É importante salientar que participar de um processo de coaching de vendas não é a mesma coisa que participar de um curso de técnicas de vendas, são coisas bem diferentes. Este provavelmente será voltado para vários indivíduos e treinará uma das habilidades necessárias que um bom vendedor deve ter, mas aquele é voltado para a mudança interna do vendedor, a partir do desenvolvimento de novas práticas comportamentais.

O profissional que atua como coach de vendas sabe os comportamentos que funcionam melhor na hora de vender um produto, pois muitas vezes o próprio coach é uma pessoa que passou pela área de vendas e sabe dos percalços ligados a essa profissão, e, assim através do conhecimento da área e de diversas ferramentas, ele busca melhorar a autoconfiança e o autoconhecimento dos coachees.

Como funciona o coaching de vendas?

O coaching começa com uma sessão em que serão estabelecidos os objetivos a serem atingidos através do processo.

A partir daí o coach se utilizará de uma série de ferramentas para desenvolver as capacidades comportamentais do coachee. Uma das ferramentas que é utilizada no coaching de vendas é o Rapport, que funciona de forma que o vendedor desenvolva empatia pelo cliente e se coloque no lugar dele, e assim proporciona com que ambas as partes desenvolvam a confiança necessária para que a venda seja realizada.

Ao final do processo os coachees terão a autoconfiança necessária para atingir todas as metas de vendas que desejarem.

O coaching é, portanto, um processo que habilita os vendedores e empreendedores a desenvolverem ao máximo sua autoconfiança e seu autoconhecimento, e, dessa forma, a tendência é que os resultados de vendas melhorem consideravelmente.

Leia também:  Ajudando o coachee a identificar seu estado atual

Dificilmente você contratará um vendedor para o seu negócio que tenha um dom natural para vendas, são áreas do conhecimento que precisam ser frequentemente estimuladas e é nisso que o coaching de vendas irá auxiliar.

Afinal, não importa quantas pessoas talentosas em vendas você contrate, o que vai fazer a diferença é o treinamento oferecido.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Coaching de vendas
4.7 - 11 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)