Coaching é caro?

Um dos grandes desafios que as pessoas têm encontrado com os profissionais de coaching está relacionado ao valor que deve ser investido para passar por um processo de coaching.

A realização de grandes objetivos é um sonho da maioria, e certamente o coach é o profissional qualificado para conduzir a jornada de conquista dos seus sonhos – mas afinal, coaching é caro? Porque os valores são elevados?

Neste artigo nós vamos fazer uma reflexão sobre o valor cobrado pelos coaches do mercado, e a sua relação com a forma como percebemos os preços das coisas.

Quanto custa realizar o seu sonho?

Talvez você já tenha passado pela situação de querer conquistar um grande objetivo na sua vida e por mais que tente não consegue chegar no resultado desejado.

Nem sempre estamos aptos para conquistar nossos sonhos com os recursos internos que temos no momento. Todos temos grande potencial, mas muitas vezes a nossa mente não está preparada para a realização, e acabamos nos sabotando no processo.

Este tipo de ajuste no seu sistema de crenças e valores internos, que vai te permitir alcançar grandes resultados, pode ser modificado por um profissional qualificado na ciência da realização, e este é o papel do coach.

Agora, qual é o valor que precisa ser investido em um processo de coaching?

Os valores variam bastante entre os profissionais – hoje os coaches mais bem qualificados do mercado podem cobrar acima de 30 mil reais por um processo – e talvez você pense que é um valor inalcançável, mas na verdade é um valor pequeno para quem pode pagar e compreende os benefícios que terá como resultado.

Não significa que você precisará investir uma quantia nem mesmo próxima disso, mas a verdadeira importância não está no valor a ser pago, mas sim no resultado obtido.

O problema está, na verdade, em entender o quanto você realmente está disposto a pagar pela realização do seu sonho – e não estamos falando apenas do investimento financeiro, isso é só o começo, pois também existem investimentos de esforço, tempo e energia para fazer os seus objetivos acontecerem.

Leia também:  Coach precisa ser palestrante?

Agora, imagine que você pode acelerar estes investimentos de tempo, esforço e energia se contar com um guia na sua jornada.

O custo da realização de um sonho passa a se tornar pequeno, e a avaliação neste momento passa a ser: o quanto você realmente quer realizar o que chama de sonho?

Relações de investimento e retorno

No mundo dos negócios existe um termo chamado ROI, que indica o retorno sobre um investimento feito.

Imagine que você tem uma empresa, e precisa investir em uma nova máquina, mas este investimento fará com que o seu faturamento dobre – e nesta perspectiva o investimento passa a ser pequeno. Vamos ver algumas relações de investimento e retorno no mundo do coaching:

Um processo de coaching que custe 5 mil reais, e te leve a finalmente passar num concurso público que paga 8 mil por mês – é caro ou barato?

Um processo de coaching de relacionamento para salvar o seu casamento, que custe 8 mil reais, mas evite um divórcio que te fará perder 150 mil em bens materiais, sem contabilizar o desgaste emocional – é caro ou barato?

Um processo de coaching de organização financeira que custe 4 mil reais, mas te ajude a quitar 40 mil reais em dívidas que você deve à 5 anos, e te transforme em uma pessoa investidora e financeiramente próspera – é caro ou barato?

Um processo de coaching para desenvolvimento profissional que custe 6 mil reais, e te ajude a se tornar um vendedor melhor, que faz o dobro de faturamento e com isso consegue uma promoção no emprego, ou até mesmo atingir um cargo de gerência na sua empresa – é caro ou barato?

A verdade é que estamos tão acostumados a olhar apenas para o valor de investimento que acabamos deixando de lado o valor de retorno que podemos ter sobre este investimento.

É papel do coach também de te fazer perceber esta relação de ganho sobre o resultado – mas é bom deixarmos claro: o coach não põe a mão na sua jornada, ele apenas direciona as suas ações para o sucesso.

Leia também:  Ferramentas de coaching para líderes

Não espere um coach que faça as suas tarefas, não é uma terceirização, a jornada continua sendo sua.

A cultura do TER

Parte do problema desta relação entre o que percebemos como caro ou barato está relacionado com a nossa orientação social de apreciar mais o TER coisas novas do que o SER uma pessoa melhor.

Este é o tipo de modelo mental que nos faz perceber que um processo de coaching de 3 mil reais para alcançar nossos objetivos é caro – mas uma televisão de 50 polegadas de 3 mil reais, para passarmos nossas horas na frente, é barato.

A verdade é que uma vida pobre e triste é uma vida repleta de coisas sem significado, e uma vida rica e próspera é uma vida com poucas coisas que tem muito significado.

Enquanto não aprendermos que ser uma pessoa melhor e viver melhores e maiores experiências é o que vai nos engrandecer, ficamos eternamente amarrados num eterno ciclo de sonhar, e nunca realizar.

Se não houver disposição para pagar o preço, mesmo que seja apenas o preço do esforço, nunca haverá a verdadeira vontade de ser melhor, e o processo de coaching, mesmo que custasse 300 reais, ainda seria caro demais.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)