Coaching empresarial

O coaching é conhecido como um processo que leva um indivíduo do seu estado atual para o seu estado desejado. Mas, com o coaching empresarial é um pouco diferente. O foco é a empresa, o empresário definirá um objetivo específico para essa pessoa jurídica e não para si mesmo.

O coaching empresarial é um método que pode ser aplicado ao dono de uma empresa, a um gestor específico ou a uma equipe de administradores. O foco do processo não precisa ser necessariamente o empreendimento como um todo, as sessões podem ser planejadas para um setor específico como o financeiro, de marketing, de recursos humanos e etc.

Saiba mais sobre o que é o coaching empresarial, quais são as suas diferenças para outros processos de coaching profissional e quais são os seus benefícios para as organizações.

Coaching empresarial X Coaching de negócios X Coaching executivo

Como o coaching empresarial se trata de um processo aplicado às empresas, ele pode ser confundido com outros métodos também associados a empreendimentos como o coaching de negócios (business coaching) e o coaching executivo (executive coaching).

No caso do coaching executivo, o foco é o indivíduo, ou seja, todo o processo é feito visando atingir o estado desejado do coachee enquanto membro ou colaborador de uma organização. Os objetivos do cliente executivo pode ser, por exemplo, aumentar o seu poder de liderança, gerenciar conflitos entre funcionários ou qualquer outra questão do indivíduo relacionada ao seu trabalho.

No processo de coaching de negócios, o objetivo deve estar relacionado a planejar, iniciar, melhorar ou salvar um empreendimento, de qualquer ramo de atuação e de qualquer porte. O foco é, geralmente, o empreendedor enquanto agente transformador do seu negócio.

Já o coaching empresarial é um pouco diferente. Alguns coaches consideram o business coaching e o coaching empresarial como sinônimos e aplicam as mesmas ferramentas para qualquer objetivo relacionado aos empreendimento. Porém, pode haver uma diferenciação entre os dois métodos.

Leia também:  Como ajudar coachees com alto nível de estresse

O coaching empresarial é aplicado para melhorar empresas já constituídas e formalizadas, em qualquer uma de suas áreas. O foco é a organização e não o empreendedor ou a sua ideia de negócio.

Benefícios do coaching empresarial

O coaching empresarial pode ser muito mais benéfico do que uma consultoria para pessoas jurídicas. Enquanto o consultor determina uma solução para os problemas, o coach empresarial busca todas as qualidades e fraquezas da empresa com o objetivo de fazer com que tudo funcione da melhor forma, sob o comando dos seus responsáveis.

Isso é interessante porque os gestores, conscientes sobre a situação da empresa, poderão sozinhos entender o porquê dos problemas acontecerem e evitar inconvenientes. Além disso, saberão quais os pontos fortes da empresa que devem ser otimizados para melhorar os resultados.

O processo é conduzido pelo coach empresarial de forma a aumentar a motivação dos gestores da empresa, de modo focado a atender aos interesses da organização e do seu crescimento, o que contribui para que as metas da empresa sejam atingidas.

Outro benefício do coaching empresarial é que os administradores que farão as sessões junto com o seu coach conseguirão aumentar a sua visão sobre o futuro e a sua mentalidade como agentes transformadores da empresa. Desse modo, conseguirão traçar uma rota de ação para que a empresa alcance o seu objetivo específico e obtenha sucesso duradouro.

Você conhece algum coach que poderia se interessar em trabalhar com coaching empresarial? Compartilhe este artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)