Coaching esportivo

Um processo de coaching pode mudar o comportamento das pessoas em diversas áreas e promover grandes melhorias na qualidade de vida. E isso acontece também, claro, com o coaching esportivo.

Praticar ou viver de esportes exige do atleta uma grande resistência física e também psicológica, por isso, contar com a ajuda de um coach torna a rotina do praticante mais otimizada e com grandes chances de sucesso.

Conheça um pouco mais sobre o que é o coaching esportivo, o que não é e quais são os benefícios desse tipo de processo.

O que é coaching esportivo?

Esse nicho de coaching pode ser considerado tanto como um tipo de coaching pessoal quanto profissional. Isso porque o processo de coaching esportivo pode ser feito por atletas profissionais que vivem de premiações e patrocínios e também por atletas amadores que buscam apenas um estilo de vida saudável com a prática de esportes.

O coaching esportivo pode ser aplicado pelo coach de diversas maneiras, dependendo do objetivo específico do seu cliente (coachee). Por envolver uma questão de longo prazo, geralmente, o processo pode durar mais do que outros tipos de coaching.

Enquanto um processo de coaching para outras áreas da vida dura em torno de 10 sessões, com 1h de duração cada uma, o coaching esportivo pode ser feito durante meses. Isso acontece, principalmente, nos casos de atletas profissionais, nos períodos em que acontecem as grandes competições.

Mas, mesmo que o processo seja feito para coachees profissionais e em muitas sessões, que podem se estender ao longo de um ano inteiro, a metodologia do coaching é a mesma. Ou seja, as sessões de coaching esportivo são feitas baseadas em perguntas direcionadoras.

Leia também:  Coaching financeiro

Essas perguntas têm o objetivo de aumentar o autoconhecimento do atleta, fazendo com que ele próprio reconheça habilidades e dificuldades que precisa aprimorar, reduzir ou eliminar. Além disso, ele entenderá as suas motivações para encarar a rotina pesada de treinos e terá mais clareza para tomar decisões e alinhar a sua mentalidade ao seu objetivo específico.

O que não é coaching esportivo?

É muito frequente encontrarmos pessoas que possuem muitas dúvidas em relação ao método do coaching esportivo. A principal questão é sobre a diferença entre o técnico de um atleta e o seu coach esportivo.

Enquanto o técnico passa todas as orientações sobre como treinar, como fazer cada exercício físico, como cuidar da alimentação, como competir e traça uma estratégia pronta para o atleta apenas colocar em prática, o coach esportivo trabalha o comportamento e a mentalidade do esportista.

Então, podemos dizer que o coaching esportivo não se confunde com o trabalho técnico, já que o coach não determinará nenhum passo a ser seguido pelo atleta profissional ou amador, nem mesmo dará dicas sobre como melhorar o desempenho físico e mental ou como se preparar para ganhar competições.

Quais são os benefícios do coaching esportivo?

Como vimos, o técnico ou treinador é responsável pela parte tática e pelo passo a passo da rotina do atleta, mas, muitas vezes, o seu lado emocional e a falta de alinhamento da sua mentalidade e da sua postura podem prejudicar o seu rendimento físico.

O coach esportivo trabalha de forma a ajustar a motivação e as atitudes do esportista para que ele possa estar preparado mentalmente para encarar todos os desafios do esporte, como lesões, perdas e metas não alcançadas.

Com o coaching esportivo, o atleta conseguirá, também, reconhecer e interpretar seus pontos positivos e negativos e se monitorar para que consiga usar suas habilidades de forma a se sobreporem às suas dificuldades.

Leia também:  O que é Wellness Coaching (coaching de bem-estar)?

Atletas profissionais e renomados, que já possuem alto rendimento, também obtém benefícios com o coaching esportivo e conseguem focar melhor na sua evolução e vencer grandes competições, como campeonatos mundias e Olimpíadas.

Você conhece alguém que poderia se interessar pelo coaching esportivo? Compartilhe este artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)