Coaching financeiro

Uma das áreas da vida e dos negócios que mais demandam atenção e que possuem maior fragilidade é a financeira. Problemas financeiros podem, inclusive, ser a raiz de conflitos em outras áreas, causando atritos familiares ou entre sócios e administradores de empresas.

Para resolver essas questões, podemos aproveitar todos os benefícios do coaching financeiro, para aumentar nossos rendimentos, para que consigamos honrar os pagamentos e para que haja um maior equilíbrio das finanças em geral com controle constante de gastos.

Entenda melhor como funciona um processo de coaching financeiro, quais são os seus benefícios e qual é a diferença entre contratar um consultor de finanças e um coach financeiro.

O que é coaching financeiro?

O coaching financeiro é um processo dividido em sessões, em torno de 10, dependendo do objetivo do cliente. Cada sessão tem duração de 1 a 1h30min e é baseada em ferramentas de coaching escolhidas pelo coach para atender da melhor forma as expectativas do seu cliente (coachee).

Um processo de coaching financeiro pode ser aplicado com o objetivo de equilibrar as finanças pessoais ou de uma empresa. É possível, inclusive, ser feito por pessoas individualmente, por membros de uma família em conjunto ou por uma equipe de trabalho.

O estado desejado pode variar muito de coachee para coachee, ou de empresa para empresa. O coaching financeiro pode ajudar desde pessoas que buscam ampliar suas riquezas até empreendimentos em grave crise financeira.

Quais são os benefícios do coaching financeiro?

O coaching financeiro promove uma mudança de mentalidade e atitudes a partir do momento em que o coachee aumenta o seu autoconhecimento e reconhece em quais pontos precisa melhorar para ter o resultado financeiro que almeja.

Leia também:  Como melhorar equipes de vendas com coaching?

Ao longo das sessões de coaching, o cliente conseguirá fazer o seu próprio diagnóstico para decidir quais são as tarefas que devem ser feitas até que se atinja o seu estado desejado.

Por isso, o coaching financeiro tem o benefício de aumentar a probabilidade de controle financeiro a longo prazo, já que o responsável pelas finanças saberá reconhecer os seus problemas e suas respectivas soluções.

Além disso, o coachee será estimulado a buscar alternativas que se encaixem na sua realidade, como novos investimentos e cortes de gastos, de forma a administrar sozinho sua vida financeira.

Outra vantagem do coaching financeiro é o aumento da motivação e das habilidades intra e interpessoais, que fazem com que o cliente mantenha o equilíbrio em outras áreas da vida que dependem da sua situação financeira.

Qual é a diferença entre coaching e consultoria financeira?

Quando alguém busca mudar a sua vida financeira, pode ficar na dúvida entre contratar um consultor financeiro ou um coach de finanças. Afinal, os dois profissionais possuem a competência de ajudar a melhorar o desempenho financeiro.

Para escolher a melhor solução para cada caso específico, é preciso ter em mente que a abordagem do coaching financeiro e de uma consultoria são bastante distintas.

Enquanto o consultor financeiro diagnostica a situação das finanças pessoais ou de um negócio e aponta as soluções exatas para o problema, como investimentos que devem ser feitos, quais recursos devem ser substituídos, quais despesas devem ser reduzidas e outras medidas econômicas, o coach financeiro trabalha as habilidades do cliente.

O processo de coaching financeiro trabalha o autoconhecimento do coachee, de forma a descobrir quais são as suas dificuldades e habilidades em relação as suas finanças. A partir disso, o coach estimula a tomada de decisões, a motivação e o ajuste de comportamento para que o seu cliente atinja o seu objetivo.

Leia também:  Como sair de um estado mental negativo

Conhece alguém que poderia se interessar pelo coaching financeiro? Compartilhe este artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Coaching financeiro
4.8 - 12 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)