Coaching holístico

Apesar de o coaching ter por característica ajudar pessoas a alcançarem objetivos específicos, em alguns casos, o cliente precisa trabalhar o seu desequilíbrio em diversas áreas da vida que estão interligadas. Para esses casos, é indicado o coaching holístico.

Quando há falta de harmonia na vida como um todo ou em mais de um aspecto pessoal, é preciso que haja uma religação de tudo o que está fora de ordem para que se atinja os objetivos desejados. Por isso, o coaching holístico pode ser feito por pessoas que não possuem apenas um estado desejado ou para quem precisa alcançar o equilíbrio antes de definir metas mais precisas.

Neste artigo você vai aprender mais sobre como funciona o processo de coaching holístico e quais são os seus fundamentos essenciais.

O que é coaching holístico?

O coaching é um processo baseado em metodologias que estudam e visam trabalhar questões do comportamento humano e é baseado em perguntas estratégicas. Essas perguntas podem ter diversos objetivos, dependendo de cada sessão, como a melhora do autoconhecimento e da motivação, a criação de estímulos para tomadas de decisões e o diagnóstico de situações e cenários.

O coaching holístico é um processo que é aplicado ao longo de 10 sessões, em média, sendo que cada uma possui duração de 1 hora, geralmente. No decorrer da dinâmica, o coach escolherá as ferramentas de coaching holístico mais adequadas ao seu cliente (coachee), sempre com o objetivo de trabalhar o seu equilíbrio geral.

A palavra “holístico” tem origem no grego “holos”, que significa “o todo”, ou seja, o coaching holístico sempre terá o objetivo de melhorar o indivíduo por completo, sem priorizar áreas ou questões isoladas.

O coaching holístico costuma ser relacionado à busca da espiritualidade ou do equilíbrio emocional. Mas, é importante ressaltar a diferença entre terapia holística e coaching holístico, sendo que a primeira é baseada na cura do indivíduo feita com técnicas terapêuticas e, no caso do atendimento por um coach, o cliente será estimulado a buscar o autoconhecimento, a mudança de comportamentos e a tomada de decisões por meio de perguntas poderosas.

Leia também:  Como compreender seus pontos fortes e fracos com o coaching

Como funciona o tripé do coaching holístico?

O coaching holístico é baseado em três fundamentos principais: equilíbrio emocional, comunicação eficiente e gestão de relacionamentos.

O equilíbrio emocional é uma das bases do coaching holístico porque é um ponto fundamental para a manutenção de todas as áreas da vida. É equilibrando mente e estado de espírito que conseguimos força e clareza para agir e mudar o que for preciso para alcançar nossos objetivos.

O segundo ponto do tripé, a comunicação eficiente, deve ser reformulada estrategicamente tomando por base as intenções do indivíduo. É preciso usar todo o autoconhecimento do coachee em busca dos seus ajustes na comunicação consigo mesmo e com as outras pessoas.

A forma de se expressar e de se comunicar pode trazer grandes mudanças tanto na espiritualidade quanto na atração de energias positivas, facilitando com que se realize sonhos e que se construa a sua própria evolução.

O último ponto do tripé, mas não menos importante, é a gestão de relacionamentos. É com base neles que criamos vínculos no nosso meio e unimos forças com nossos familiares, amigos e companheiros.

Lidar com diferenças pessoais e conflitos entre as partes é essencial para que não haja quebras de sintonia e consequência baixa de energia e positividade. Viver em harmonia com as pessoas próximas de nós é fundamental para que haja equilíbrio na nossa vida como um todo.

Gostou de saber mais sobre o coaching holístico? Acredita que algum amigo gostaria de conhecer essa área de coaching e equilibrar a sua vida como um todo? Compartilhe este artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)