Coaching nutricional

Atualmente as pessoas buscam cada vez mais ter qualidade de vida, e isso inclui ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, mas para algumas pessoas é bastante complicado “entrar na linha” através de uma mudança de hábitos alimentares por diversos fatores, dentre eles, falta de motivação diante da ausência de resultados visíveis e falta de disciplina.

Temos um excesso de opções alimentares à disposição hoje em dia, e muitas delas são comidas industrializadas, fast food e alimentos que não fazem bem a saúde, sendo bastante difícil, muitas vezes, fazer a diferenciação entre o que é saudável ou não, e escolher corretamente o que comer.

Além disso, temos o clichê das “dietas milagrosas”, que privam o individuo de determinados alimentos, deixam-no passando fome e costumam traumatizar as pessoas.

A verdadeira mudança na alimentação ocorre quando nos propomos a fazer parte de uma reeducação alimentar, que será para o resto da vida, e não como certas dietas que acabam produzindo um “efeito sanfona”, em que a pessoa, em pouco tempo, volta a engordar.

É comum que alguém que esteja com problemas pra emagrecer ou que esteja buscando se alimentar melhor vá ao nutricionista, mas muitos dos problemas associados ao sedentarismo podem estar alojados na mente das pessoas, então, que tal começar um processo de coaching nutricional?

O que é coaching nutricional?

Ele serve pra quem deseja ter uma mudança profunda na sua vida, e não é recomendado para quem não deseja levar a sério uma reeducação alimentar.

O coaching nutricional também busca oferecer melhores resultados àquelas pessoas que já fizeram várias tentativas, mas não conseguem emagrecer, e cujo problema pode estar relacionado a muitos fatores como falta de motivação, compulsão alimentar, etc.

Leia também:  Melhorando o relacionamento interpessoal com coaching em grupo

A compulsão alimentar é tratada no coaching pela prática da técnica de controle da emoção, através da qual a pessoa deve encontrar forças dentro de si mesma para não comer quando se sentir frustrada.

O nutricionista faz o papel dele ao auxiliar o paciente a ter uma alimentação mais saudável, mas muitas vezes o individuo precisa é de mais motivação para seguir à risca a reeducação alimentar, e este é o papel do coaching nutricional.

O processo busca incentivar o coachee a ter uma mudança de comportamento, através de técnicas visando o incentivo à prática de exercícios físicos e a uma alimentação mais saudável.

Outra característica que o coachee adquire através da prática de coaching é a responsabilidade perante os compromissos que assume consigo mesmo, e, além disso, ele se sentirá mais comprometido em praticar exercícios físicos e em se alimentar melhor.

Como funciona?

As sessões geralmente funcionam no sistema de perguntas e respostas, em que o individuo se vê obrigado a fazer uma reflexão acerca da sua relação com a comida e sobre porque procurou o coaching.

Durante essas sessões são utilizadas algumas ferramentas para que ele demonstre quais são suas dificuldades. Uma delas, por exemplo, funciona de forma que ele pontue quais são os alimentos que mais consome. Outra ferramenta utilizada para que o coachee reflexione sobre seus hábitos é uma lista na qual expõe os cinco hábitos através dos quais vai alcançar sua meta.

A ideia é que, após o término das sessões, a pessoa continue seguindo o plano de metas traçado durante as sessões e que não volte a se alimentar da mesma forma que antes, pois as pessoas aprendem que suas escolhas podem significar ter que passar por todo processo de emagrecimento novamente.

Leia também:  Valorização e conquista do respeito no seu trabalho

Portanto, o coaching nutricional é fundamental para que a mudança de hábitos ocorra primeiramente dentro da pessoa, e somente quando ela estiver preparada mentalmente é que as mudanças físicas começarão a aparecer.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)