Coaching para líderes

O processo de coaching é caracterizado pelo conjunto de sessões aplicadas a um cliente (coachee) com o objetivo de fazê-lo atingir o seu estado desejado, usando técnicas e ferramentas específicas. Mas, isso não é uma regra.

A metodologia do coaching pode ser aplicada em diversos casos, com adaptações e dinâmicas diferentes, que não possuem necessariamente a relação coach-cliente. Um exemplo disso é o leader coaching ou coaching para líderes.

Neste artigo falaremos mais sobre esse tipo de coaching, qual é a função desse método nas empresas e quais são os benefícios de se ter um líder coach.

O que é leader coaching?

O leader coaching, ou coaching para líderes, é uma metodologia exercida por gestores de organizações que possuem algum cargo de liderança como diretores de operações, gerentes de marketing ou gestores de recursos humanos.

A aplicação do coaching, nesse caso, é baseada não somente nas clássicas ferramentas de coaching usadas pelos life coaches ou coaches profissionais. No líder coaching podem ser aplicadas também técnicas diversas de liderança, gestão e realização do coaching combinado com outras metodologias como o mentoring e a Programação Neuro Linguística.

É importante não confundir coaching para líderes com coaching de liderança. Este último é um nicho de coaching aplicado por um coach especialista no assunto que tem como objetivo ajudar pessoas que precisam melhorar suas habilidades em liderança.

Esses indivíduos podem ser gestores ou não. Líderes autônomos, palestrantes ou qualquer pessoa que precisa exercer autoridade e influência são beneficiados com o coaching de liderança e não com o leader coaching.

Qual é a função do leader coach?

O gestor que aplica o coaching para líderes dentro de uma empresa é chamado de leader coach e possui algumas funções primordiais para o sucesso de sua equipe.

Leia também:  7 pecados capitais que os coaches cometem na sua estratégia de marketing

Os líderes são peças-chave para o bom desempenho de todos os colaboradores de uma organização, por isso, devem possuir diversas competências e habilidades como boa comunicação, empatia e visão de futuro.

Mas, um leader coach não é apenas um bom líder com características clássicas, é um gestor que aplica os princípios do coaching no seu dia a dia de trabalho, diretamente para os seus liderados.

Esses princípios visam motivar pessoas, extrair delas todo o seu potencial de realização e produtividade e, também evitar conflitos, promovendo a harmonia entre equipes de trabalho.

O líder coach acompanha o desenvolvimento de cada pessoa da sua equipe e oferece recursos para que cada um consiga atingir o seu objetivo em um projeto ou na sua carreira dentro da empresa.

Um leader coach deve, preferencialmente, passar por um curso de leader coaching para aprender a aplicação correta da metodologia e conseguir atingir melhores resultados para a sua equipe de trabalho.

Quais são os benefícios do leader coaching?

Uma empresa que possui gestores atuando como leader coach dentro do seu setor tem grandes vantagens sobre aquelas que praticam apenas os modelos tradicionais de liderança.

Um dos maiores benefícios do leader coaching é o aumento da produtividade dos colaboradores da empresa. As técnicas de coaching elevam a motivação de cada indivíduo, que passa a ter mais iniciativa, otimização das suas habilidades e aumento da sua produtividade.

A retenção de talentos também costuma aumentar muito quando se tem líderes coaches atuando em uma organização, já que os colaboradores serão estimulados a vestir a camisa da empresa e também serão reconhecidos como talentos que exercem um papel importante dentro da organização.

Leia também:  Ferramentas de coaching para líderes

Outra grande vantagem da aplicação do leader coaching é a redução ou eliminação de conflitos entre colegas de trabalho, melhorando o clima da empresa e diminuindo as chances de perdas de resultados por conta de insatisfações interpessoais.

Gostou do artigo? Conhece algum gestor que pode se beneficiar com o leader coaching? Compartilhe esse artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)