Coaching profissional

Existem dois tipos básicos de coaching que dão origem a diversas áreas especializadas de atuação: o coaching de vida e o coaching profissional.

A metodologia profissional abrange todos os nichos relacionados às relações de trabalho do coachee, como, por exemplo, o coaching de carreira e o coaching de negócios. Ou seja, o processo de coaching profissional visa o alcance do estado desejado dentro da profissão ou do negócio do cliente.

Neste artigo você aprenderá sobre como funciona esse tipo de processo, quais são os seus benefícios e os valores cobrados no mercado.

Tipos de coaching profissional

Há diversos tipos de coaching profissional, em nichos mais amplos, como o coaching de negócios, ou em micronichos, como o coaching de pequenos negócios e o coaching de empreendedorismo digital.

Aqui falaremos sobre os principais tipos, que são os mais abrangentes, ou seja, que dão origem aos nichos mais específicos, como aqueles do exemplo acima.

Business coaching

Traduzindo, significa coaching de negócios, ou seja, é o processo aplicado nos coachees que possuem ou estão planejando um empreendimento próprio.

É indicado tanto para empresários experientes como para empreendedores iniciantes que ainda não sabem como estruturar a ideia do seu negócio. O papel do coach, nesse nicho, é guiar o seu cliente rumo ao alcance do seu objetivo relacionado ao empreendimento.

A metodologia do business coaching pode ter duas abordagens fundamentais: a business effectiveness e a personal effectiveness.

A business effectiveness é trabalhada quando se identifica falhas nos processos da organização que prejudicam a sua eficácia, eficiência e efetividade.

A personal effectiveness é aplicada em relação aos problemas com colaboradores e administradores da empresa, como falhas na produtividade ou atrito entre membros de uma mesma equipe.

Executive coaching

coaching executivo é direcionado aos coachees que trabalham em uma empresa desempenhando uma função específica, com objetivos e projetos bem definidos.

O processo é indicado para chefes, diretores, gerentes, assistentes ou qualquer membro da organização que precise atingir algum objetivo específico no seu trabalho.

Diversos aspectos podem ser trabalhados em um processo de coaching executivo, como:

  • Desenvolvimento de talentos específicos;
  • Foco e produtividade;
  • Desenvolvimento de líderes;
  • Aumento da conversão em vendas;
  • Melhoria da comunicação e negociação;

Team Coaching

É o coaching aplicado em um time de trabalho, ou seja, as sessões são feitas em equipe com todos os colaboradores de um determinado projeto.

Leia também:  Coaching de família

Os níveis hierárquicos dos coachees ou cargos podem ser diferentes, o importante nessa modalidade é que todos estejam trabalhando no mesmo objetivo específico relacionado à empresa para a qual prestam serviço.

Coaching de liderança

Essa área do coaching tem como premissa desenvolver as competências e habilidades de liderança no coachee, que pode ser gestor ou não. Basta que o cliente atendido tenha a necessidade de exercer o papel de líder dentro de uma empresa ou organização.

O coachee que busca melhorar ou corrigir problemas em relação a sua posição de líder terá em um processo de coaching a ampliação do seu autoconhecimento e a identificação do seu perfil de líder. Isso ajudará na avaliação das suas próprias atitudes e nos ajustes que devem ser feitos em relação aos seus liderados.

Coaching de carreira

Vamos analisar esse tipo de processo de coaching por três ângulos diferentes. Há o coaching para a ascensão na carreira em andamento, mas também pode-se aplicar o processo para os coachees que desejam a transição de carreira ou para aqueles que ainda não tem uma profissão.

Isso significa que antes mesmo de entrar em uma faculdade é possível realizar um processo de coaching profissional, a fim de decidir e planejar a entrada em um curso superior.

Um processo de coaching de carreira pode ajudar o coachee a sair da sua zona de conforto e definir se deseja realmente continuar progredindo na mesma carreira ou se a melhor decisão é mudar de profissão e seguir um rumo totalmente diferente.

Por que buscar um coach profissional?

Ao contar com a ajuda de um coach profissional, o cliente poderá evitar vários tipos de frustrações muito comuns no meio corporativo, como más escolhas de carreira ou despreparo para buscar crescimento ou novas oportunidades.

O processo de coaching ajudará o coachee a atingir o seu estado desejado e, além disso, fará com que competências e habilidades sejam desenvolvidas e otimizadas, o que aumentará as chances de ter sucesso na carreira escolhida, mesmo que ela seja concorrida.

O acompanhamento do coach em qualquer momento importante da vida profissional tem um papel fundamental. O profissional está habilitado a conduzir o seu coachee de forma que ela não se perca ao longo da sua jornada, que é cheia de dúvidas e obstáculos.

Leia também:  Dicas para engajar o coachee durante o processo de coaching

As dificuldades a serem enfrentadas na transição do estado atual para o estado desejado são superadas ao longo das sessões de coaching profissional, a cada ferramenta aplicada, a cada dia de autoconhecimento, motivação renovada e visão precisa de onde se quer chegar.

Valores de um processo de coaching profissional

Os preços cobrados pelos coaches profissionais costumam ser mais altos do que aqueles praticados nos casos de processos de coaching de vida.

Além disso, vale observar que o profissional que possui a certificação de Master Coach certamente cobrará mais caro por um processo de coaching. Isso acontece por conta da qualificação completa obtida por esse coach e pela sua experiência.

Os valores cobrados pelos coaches da área profissional são, em média, R$300,00 por sessão, mas é possível encontrar preços mais baixos, principalmente praticados por coaches recém-formados ou se forem fechados pacotes com 10 ou mais sessões.

No caso de um processo de team coaching, o valor pode sair bem mais barato por pessoa, já que o coach atenderá todos no mesmo horário.

Os preços podem parecer altos, mas, vale a pena fazer o investimento para uma transformação que pode durar a vida toda e promover um grande salto na vida profissional.

Conhece alguém que gostaria de melhorar na sua carreira e saber mais sobre como obter ajuda profissional? Compartilhe esse artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)