Como ajudar coachees com alto nível de estresse

O coachee pode apresentar diversos motivos como origem dos seus problemas, desde questões internas do próprio indivíduo, como a falta de foco, até adversidades externas, como influências ou relações tóxicas com pessoas próximas.

Essas dificuldades enfrentadas, somadas a outros problemas do dia a dia, que acontecem com certa frequência em todas as áreas da nossa vida, pode gerar um nível de estresse acima do tolerável.

A vida estressante gera muitos problemas não apenas de saúde, equilíbrio emocional e convivência, bem como dificulta a evolução do processo de coaching. Por isso, para que o coachee com alto nível de estresse consiga aproveitar as suas sessões, é preciso que o coach ajude-o a encarar as suas tarefas e desafios com mais clareza e tranquilidade.

Conheça algumas dicas que ajudarão os seus coachees a administrarem e reduzirem o estresse, facilitando a caminhada rumo ao estado desejado.

Aprender a dizer “não”

Na ânsia de ajudar os outros e se sentir útil e disponível, muitas pessoas aceitam fazer todo o tipo de favor para familiares, amigos e vizinhos, que muitas vezes abusam da boa vontade dessas pessoas.

Esse hábito ou sentimento de obrigação moral de dizer “sim” a todas as solicitações, pode gerar uma carga de estresse alta por conta do excesso de tarefas para os outros e falta de cuidados consigo mesmo ou escassez de momentos de descanso.

Falar “não” em alguns momentos ou, pelo menos, “nesse momento não poderei te ajudar, me procure depois”, faz com que o coachee olhe primeiro para si mesmo, tirando o peso da obrigação de estar sempre disponível para os outros.

Estabelecer prioridades

A vida é cheia de obrigações nas mais diversas áreas. Precisamos tentar resolver todos os problemas, porém não é possível acabar com todos eles de uma vez só.

Leia também:  Quando a dúvida se instala

Para que as adversidades maiores não fiquem em segundo plano, principalmente aquelas que interferem em outros aspectos da vida, é preciso refletir sobre as prioridades.

Por exemplo: problemas financeiros costumam causar conflitos familiares, falta de momentos de lazer, estresse, depressão, entre outras dificuldades. Por isso, cuidar das finanças pode ser uma das prioridades, assim como realizar tratamentos de saúde ou fazer reforço escolar dos filhos.

Acabar com o sentimento de culpa

Por mais que nos esforcemos, nem sempre as coisas saem como o planejado. Escolhas equivocadas, falta de foco, erros no trabalho, discussões com pessoas próximas, tudo isso pode gerar um forte sentimento de culpa.

Deixar os erros “martelando” na mente o tempo todo, lamentar pelos problemas causados por nós mesmos e alimentar a culpa só faz aumentar o estresse. Esses pensamentos estressantes podem, inclusive, causar autossabotagem pela crença de que a pessoa é sempre a culpada por seus problemas e por acreditar também que não é capaz de cultivar a sua própria felicidade.

Evitar pessoas tóxicas

Algumas pessoas próximas se sentem no direito de interferir nas nossas vidas, mas, muitas vezes, essa interferência é negativa, carregada de críticas e reprovações, o que torna a relação tóxica e estressante.

É preciso evitar que essas pessoas façam parte do nosso convívio, ou, ao menos, que essa relação seja menos intensa ou frequente. Caso não seja possível deixar de se relacionar com essas pessoas, como no caso de pais, filhos, sogros ou outros parentes muito próximos, é preciso que não se permita esse tipo de influência.

Em último caso, pode-se trabalhar um bloqueio dessas “nuvens carregadas” pairando sobre a cabeça, evitando dar ouvidos ao que esses indivíduos falam e não se estressando por comentários maldosos feitos por quem quer que seja.

Leia também:  Como ajudar o coachee a ter mais foco

É importante lembrar o coachee que ele deve assumir as rédeas da própria vida e que a sua mente deve estar alinhada aos seus objetivos, eliminando, sempre que possível, qualquer fonte de estresse e desmotivação.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)