Como ajudar o coachee a atingir o estado desejado?

Um processo de coaching é capaz de transformar a vida de um indivíduo em diversos aspetos. Mas o mais importante é que o coachee consiga atingir o estado desejado.

A principal razão de existir dos métodos de coaching é fazer com que as pessoas atendidas consigam alcançar o seu objetivo específico. Esse objetivo pode ser perder X quilos em Y meses, conseguir faturar Z na empresa ou então algo apenas qualificável como acabar com as brigas no relacionamento, por exemplo.

Por alguns motivos, pode acontecer de o coachee não obter sucesso no que se propôs a fazer para chegar até o seu objetivo final. Vamos ver, então, quais são as razões mais comuns e como ajudar o coachee a atingir o estado desejado.

coaching-estado-desejado

Autossabotagem

Esse é um dos motivos mais comuns para alguém não conseguir o que quer na vida, talvez o mais. Muitas vezes o indivíduo nem sabe que está se sabotando, por isso, o papel do coach é alertar o coachee que ele está trapaceando a sua própria vida.

Uma das maneiras mais fáceis de identificar um cliente sabotador é observar se ele dá desculpas para tudo. Veja também se ele não admite que não se esforçou o bastante para realizar uma tarefa ou enfrentar uma dificuldade.

A Autossabotagem costuma andar junto das crenças limitantes, da negatividade e da baixa autoestima. O indivíduo acredita que nada de bom acontece para ele e sempre tem uma explicação para isso, colocando a culpa nos outros e em fatores externos.

Para ajudar o coachee a parar de se sabotar é necessário ser bem firme e trazê-lo para a realidade, já que esse tipo de comportamento não é fácil de ser mudado.

Quem se sabota está acostumado a fazer isso e tem dificuldade em enxergar que tem o poder de mudar o rumo da sua própria vida. Para ajudar o coachee é necessário mostrar que as suas atitudes, ou a falta delas, está impedindo-o de caminhar rumo ao estado desejado.

Leia também:  Porque ter um propósito como coach é importante para você

Convém explicar as consequências da autossabotagem e afirmar com convicção que ele precisa mudar isso, eliminando os pensamentos negativos e as desculpas para assumir o controle da sua situação.

É importante falar, também, que se ele não mudar, todo o esforço do coach será em vão e que ele vai desperdiçar todo o processo de coaching, que é uma grande oportunidade para atingir o seu objetivo.

Falta de foco

Outro problema bastante comum nos coachees é a falta de foco. É mais frequente acontecer com pessoas muito dispersas ou muito ativas, mas pode afetar também quem é muito desanimado ou pessimista.

O processo de coaching é excelente para ajudar qualquer pessoa a se manter focada, mas não pode haver brechas. Todos nós sabemos que é importante se concentrar em um objetivo, mas pode ser que algumas coisas não estejam claras para o coachee.

Ele deve compreender totalmente duas coisas básicas sobre si mesmo: quais são os fatores que o faz perder a concentração e o que ele ganha se focar no seu objetivo.

Com base nessas duas informações, o coach deve ajudar o seu cliente a traçar uma estratégia para acabar com a falta de foco. O profissional também deverá fazê-lo pensar sempre no cumprimento das suas tarefas rumo ao alcance do estado desejado.

A autossabotagem e a falta de foco são dois grandes problemas comuns em vários tipos de coachees, além de elimina-los, é importante estabelecer um bom rapport, uma relação de confiança e nunca deixar as crenças limitantes tomarem conta dos pensamentos do cliente atendido.

Você já teve alguma coachee com problemas para atingir o estado desejado? Como lidou com essa situação? Compartilhe suas experiências abaixo, nos comentários.

Leia também:  Executive Coaching

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)