Como ajudar o coachee a definir suas ações

Uma das maiores dificuldades dos coachees, em geral, são as definições de suas ações com o intuito de ajustar o seu comportamento rumo a conquista do seu objetivo específico.

Por isso, cabe aos coaches, de todos os nichos de atuação, estarem prontos para ajudarem os seus clientes ao longo de um processo de coaching, encorajando, motivando e selecionando as perguntas certas para que sejam feitas as melhores escolhas por cada um desses coachees.

Neste artigo você vai conhecer algumas dicas importantes para o seu dia a dia como coach que o ajudarão a estimular a tomada de decisão e a elaboração de uma estratégia de ação desde o estado atual até o estado desejado dos seus coachees.

Identifique crenças limitantes

É muito comum que o coachee apresente dificuldades em definir ações por conta de diversas crenças limitantes enraizadas desde a infância ou criadas por alguma frustração mais recente.

Se um cliente acredita que não tem capacidade suficiente para escolher um caminho de sucesso ou, então, quando ele acredita que tem muito azar ou que as outras pessoas são melhores para tomar decisões, ele poderá se sentir desestimulado a tomar as rédeas da própria vida.

Nesses casos, é preciso, primeiro, identificar a fonte da crença que impede o coachee de definir as suas próprias ações e entender qual é o significado dessa limitação entendido por ele.

Depois, é necessário buscar no próprio cliente as suas razões para quebrar essas crenças e estimular a exteriorização das suas motivações para praticar as ações rumo ao seu estado desejado.

Use ferramentas de diagnóstico de cenário

Para que o coachee consiga fazer boas escolhas quanto às ações que precisam ser tomadas, é preciso que ele tenha uma visão clara do seu cenário atual, tanto interno quanto externo.

Leia também:  Como perder a insegurança para atender no coaching

Ou seja, é necessário que o cliente atendido no processo de coaching conheça e reconheça o que está se passando na sua vida, como se sente em relação ao seu estado atual e quais são os fatores externos que exercem influência na sua vida.

Para essa etapa do processo de coaching, o coach pode aplicar ferramentas criadas por ele mesmo, assim como perguntas poderosas “puras” adaptadas à realidade do cliente que está sendo atendido.

Pode-se usar, também, algumas ferramentas de coaching de diagnóstico para ajudar o coachee a definir as suas ações:

Roda da vida – Essa ferramenta apresenta a visão geral da vida do coachee, nas suas diversas áreas. Pode gerar resultados interessantes e revelar, principalmente, fatores indiretos ou externos que são empecilhos para caminhar rumo ao objetivo final.

Análise SWOT – Serve para avaliar os aspectos internos e externos do indivíduo, ou seja, suas qualidades e dificuldades e também influências positivas e negativas de terceiros ou do ambiente.

Aplique ferramentas de tomada de decisão

As ferramentas de coaching para tomada de decisão devem ser aplicadas quando o coachee já eliminou suas crenças limitantes e atingiu um bom nível de autoconhecimento.

Elas são essenciais para dar início à definição das ações conscientes que trarão resultados efetivos, ou seja, que servirão de degraus para atingir o topo desejado.

Alguns exemplos de ferramentas para auxiliar na tomada de decisões e nas definições de ações e novos comportamentos dos coachees são as seguintes:

Rota de ação – Essa é uma ferramenta muito importante para a definição de novas ações e costuma ser bastante eficaz porque trabalha com a ideia da caminhada que será feita do estado desejado do coachee até o seu momento atual. Esse processo invertido (do fim para o início) facilita o planejamento de cada um dos passos.

Leia também:  Como cobrar mais pelo seu processo de coaching?

Meta SMART – A ferramenta Meta Smart ajuda o coachee a tornar suas ações mais claras de forma que  sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com prazo definido.

Ajudar o coachee a definir suas ações é um processo em etapas e que deve ser feito sempre com atenção às crenças limitantes e possíveis dificuldades que possam surgir ao longo das sessões.

É importante lembrar, também, que as ações devem ser sempre alinhadas ao estado desejado.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos coaches e ajude-os a atender os seus clientes cada vez melhor.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me