Como ajudar o coachee a eliminar suas crenças limitantes?

É muito raro um coachee se apresentar para o início de um processo de coaching com a mente preparada. Também é comum que as sessões fluam até certo ponto e, de repente, crenças limitantes começam a aparecer.

Por isso, é necessário que o coach esteja sempre trabalhando a eliminação dessas crenças que impedem o coachee de evoluir e atingir o resultado esperado.

Neste texto você vai entender melhor o que são crenças limitantes e como ajudar o coachee a pensar de forma alinhada com o seu propósito.

Crenças Limitantes

O que são as crenças limitantes?

As crenças limitantes se caracterizam por ser interpretações distorcidas sobre algum assunto, alguma coisa ou alguém, que são resultados de uma experiência ruim que o indivíduo teve.

Esse tipo de crença, muitas vezes, está presente desde a infância, quando a própria família coloca na cabeça da criança que ela não é capaz ou boa o suficiente para conseguir o que sonha.

Mas ela também pode ser consequência de uma situação recente e específica, como uma briga com o chefe ou com o cônjuge.

Quais são os problemas que essas crenças podem causar?

Pensamentos equivocados e modos negativos de enxergar a vida fazem grandes estragos no inconsciente do indivíduo.

Quando a mente da pessoa está programada, mesmo que ela não perceba conscientemente, para agir conforme determinada convicção, ela vai produzir resultado pessoais ou profissionais compatíveis com essa crença.

Você já deve ter conhecido alguém que sempre reclama da vida e que diz que nasceu para sofrer. Infelizmente essa pessoa está causando o seu sofrimento, se ela acha que está fadada a ser uma sofredora, o inconsciente dela trabalha com essa ideia, impedindo progressos e prosperidade.

Mas a boa notícia é que qualquer pessoa pode mudar esse modelo mental e tomar posse da sua vida de forma plena, atingindo os objetivos que deseja.

Leia também:  Instagram para coaches - O guia básico para resultados efetivos

Como ajudar o coachee a mudar as suas crenças?

Pergunte a ele se o próprio acredita REALMENTE nessa crença, quais são os motivos para crer nela, o que levou a acreditar. Com essas perguntas, certamente, em algum momento ele mesmo vai demonstrar alguma incoerência, então você deve mostrá-la, desconstruindo o conceito equivocado.

A partir de então, é preciso trabalhar a crença benéfica para o cliente entendê-la completamente e reprogramar o seu cérebro para agir de forma mais positiva.

Ajude-o na transformação de discursos negativos para positivos. Como o inconsciente não processa muito bem a palavra “não” e, além disso, para atrair positividade não se deve falar negatividades, o coachee deve adquirir o hábito de falar sem negação.

Por exemplo, em vez de dizer “não quero mais ser pobre”, ele deve afirmar, sobretudo para si mesmo, a frase: “quero ter sucesso financeiro”. Porque ao falar que não quer ser pobre, o que fica na mente de forma mais impactante é a palavra “pobre”.

Oriente-o a substituir empecilhos por soluções toda vez que seu cliente fizer alguma menção sobre um problema ligado à crença limitante. Fazer perguntas para o coachee enxergar soluções em situações onde ele só vê dificuldades, fará com ele comece a despertar para atitudes positivas.

Além disso, ele conseguirá enxergar uma “luz no fim do túnel” e conseguirá determinar suas tarefas e executá-las com mais otimismo e motivação.

As crenças limitantes são um dos maiores desafios tanto para o coach quanto para o coachee. Mas, como dito no texto, com algumas atitudes e aplicando as perguntas e técnicas corretas, é plenamente possível tornar a jornada do cliente mais suave e sem “nuvens negras” pairando sobre a sua mente.

Gostou do artigo? Já se deparou com alguma crença limitante do coachee difícil de desconstruir?  Compartilhe suas experiências aqui no blog.

Leia também:  Como encontrar um coach?

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Como ajudar o coachee a eliminar suas crenças limitantes?
4.6 - 17 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

2 comentários em “Como ajudar o coachee a eliminar suas crenças limitantes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *