Como ajudar o coachee a ter mais foco

Uma das reclamações mais comuns dos coachees, ouvida por coaches de todos os nichos de atuação, é a falta de foco para resolver problemas ou atingir objetivos pessoais e profissionais.

O desvio do foco é um dos maiores problemas da vida moderna. É muito difícil direcionar nossas atenções em um mundo onde diversas coisas nos distraem, como redes sociais, aplicativos de mensagens, eventos, família e círculo social.

Por isso, é fundamental que todos os elementos envolvidos com o alinhamento do foco do coachee sejam trabalhados durante o processo de coaching. Neste artigo você verá alguns pontos importantes que devem ser levados em conta para que os clientes de coaching consigam focar no seu estado desejado.

Pontos a serem trabalhados com o coachee

O coach tem o papel de guiar os seus coachees do seu estado atual para o seu estado desejado, fazendo com que consigam executar todos os passos necessários para eliminar suas fraquezas e otimizar seus pontos fortes que o levarão a conquistar o que desejam.

Alguns pontos específicos devem ser observados especialmente para ajudar com que o foco do cliente esteja bem definido e alinhado com o seu objetivo ao passar pelo processo de coaching.

Essas questões podem ser trabalhadas durante todo o processo de coaching, mas, especialmente, nas primeiras sessões, quando o coachee pode ainda não ter encontrado o sentido para a mudanças de comportamento necessárias.

Algumas ferramentas específicas podem trabalhar o foco do cliente durante toda a sessão, mas, se um coachee apresenta problemas de foco em um momento qualquer do processo de coaching, o coach pode ajudar elaborando algumas perguntas poderosas que farão com o que seu cliente retome ou entenda onde deve focar.

Essas questões devem ser baseadas nos seguintes aspectos:

Definição de prioridades

Um dos principais motivos da falta de foco do coachee é a indefinição das suas prioridades. É bastante comum que o cliente demonstre em algum momento não ter parado para refletir quais são os seus desejos mais importantes e quais devem ser realizados primeiro.

Além disso, é importante que o coachee pense sobre o que deve abrir mão para focar naquilo que é necessário no momento.

Foco nos resultados e não nos processos

Outra situação bem frequente é o coachee falar com convicção sobre as suas prioridades, mas colocar empecilhos para realizar ações necessárias para continuar focando no que é preciso para atingir o seu objetivo.

Leia também:  Como buscar prospects para serem seus clientes de coaching

Os processos de mudança de comportamento e de realização de alguns passos fundamentais é, geralmente, trabalhoso. Por isso, muitas pessoas pensam nas dificuldades das etapas em vez de focar no resultado que todo esse esforço trará.

É essencial que o coachee sempre tenha em mente que todas as mudanças necessárias, por mais dolorosas que sejam, serão responsáveis por levá-lo do seu estado atual para o estado desejado.

Vigiar a si mesmo

O coachee pode começar o seu processo de coaching altamente motivado e focado em seu objetivo específico, porém ao longo do tempo, muitas vezes sem perceber, começa a perder o foco e desviar do seu propósito.

Por esse motivo, é importante que o cliente de coaching aprenda a vigiar a si próprio, procurando por possíveis indícios de que está saindo do foco. Dessa forma ele poderá evitar com que perca totalmente o foco, o que prejudicaria o seu desenvolvimento rumo ao estado desejado.

Busca das motivações

Um fator essencial para manter o foco ajustado é, sem dúvida, a motivação. Quando não sabemos o que nos move, fica muito difícil agir de maneira focada e direcionada ao alcance dos nossos sonhos.

Ajudar o coachee a encontrar as suas motivações é essencial para que haja mudança de comportamentos e ação voltada para o foco.

Pontos que devem ser evitados pelo coachee

Tão importantes quanto os aspectos que devem ser estimulados pelo coach para que o seu coachee ajuste o seu foco, são os pontos que devem ser eliminados da rotina do cliente de coaching.

Alguns dos fatores que todo coachee que precisa criar ou retomar o seu foco precisa evitar são:

Dar desculpas

Quando cometemos algum erro ou deixamos de fazer o que deveríamos, começamos a criar desculpas, reais ou fictícias.

É importante que o coachee consiga encarar as dificuldades e focar no seu objetivo, sem se convencer de que suas desculpas são mais fortes do que a sua capacidade de realização.

Procrastinação

Outro fator que impede qualquer pessoa de manter o seu foco constante é a procrastinação. Esse problema está intimamente ligado com a falta de motivação, o pessimismo e com a dificuldade em criar hábitos.

É importante que o coach consiga identificar junto com o seu cliente quais são os motivos que geram a procrastinação, para depois alinhar o foco do coachee.

Leia também:  Copywriting para coaches

Alimentar sentimento de culpa

Depois que o coachee perde o foco e começa a cometer alguns erros que dificultam ou adiam a conquista do seu objetivo, é essencial que ele consiga eliminar o sentimento de culpa para recalcular a sua rota.

A culpa pode gerar outro sentimento negativo: a sensação de impotência. Por isso, para que o coachee retome o foco, é preciso que ele não se culpe e se sinta capaz de assumir o controle das suas ações.

Ferramentas para ajudar o coachee a ter foco

Além de observar os pontos favoráveis e desfavoráveis no processo de alinhamento do foco do coachee e fazer as perguntas certas para ajudá-lo, é possível, também, aplicar algumas ferramentas de autoconhecimento e de tomada de decisão.

Abaixo estão alguns exemplos de ferramentas de coaching que ajudarão os coachees a terem mais foco.

Ferramentas de autoconhecimento

Roda da vida: essa é uma das ferramentas mais usadas nas sessões iniciais. Isso acontece porque ela proporciona uma diagnóstico de várias áreas da vida do coachee, aumentando o seu autoconhecimento.

Análise SWOT: é uma importante ferramenta para que o coachee conheça melhor suas qualidades e seus pontos fracos. Além disso, ele explicitará quais elementos externos influenciam na sua vida, tanto positivos quanto negativos.

Ferramentas de tomada de decisão

Road map: é um mapa de ação no qual o coachee traçará sua rota, passo a passo, para chegar até o seu estado desejado.

Análise 5W2H: é baseada em 5 palavras que começam com W, que em português significam: quem, o que, como, quando, onde. E 2H, que são: o quanto e em qual quantidade.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Como ajudar o coachee a ter mais foco
4.9 - 12 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

4 comentários em “Como ajudar o coachee a ter mais foco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *