Como alcançar objetivos profissionais

Uma das áreas da vida mais cheias de desafios é, certamente, a carreira ou a atividade profissional. Tanto para quem tem uma profissão estável quanto para quem busca mudanças maiores, atingir objetivos profissionais é uma tarefa que sempre exige muito esforço.

Para mudarmos o rumo profissional e darmos início a uma nova fase no trabalho, precisamos de muita dedicação em diversos aspectos. É necessário ter uma preparação que começa com o estado emocional e se prolonga até a implantação dos novos projetos.

Por isso, separamos algumas dicas essenciais para quem busca alcançar objetivos profissionais, em qualquer área de atuação. Confira abaixo.

Faça a sua preparação mental

Antes de começar qualquer ação ou mudança de comportamento em relação aos seus objetivos profissionais é preciso estar com a mente preparada.

Uma característica da maioria das pessoas é agir com coerência ao seus anseios e crenças. Isso quer dizer que, se nossa mente está acostumada a pensar negativamente, não teremos forças para agir com otimismo, nem acreditaremos em mudanças positivas.

Quando buscamos novos desafios profissionais, precisamos nos livrar dos velhos pensamentos. É preciso que nossa mente funcione em harmonia com as novas experiências que estão por vir.

Tenha uma visão clara de onde quer chegar

Se você quer uma nova vida profissional, mas não sabe exatamente como deve ser, é aconselhável separar um tempo para pensar melhor no seu destino.

É preciso saber como será o seu novo trabalho, ou a sua nova carreira, pensar em como será sua vida quando atingir o seu objetivo e em todas as novidades que virão.

Quando sabemos o que nos espera no futuro, fica muito mais fácil planejar o passo a passo que deve ser dado até alcançar o objetivo. Quando não sabemos, podemos passar por caminhos desnecessários e perder o foco no meio da jornada.

Liste todas as suas metas

Para que possamos atingir um objetivo específico, como uma mudança profissional, precisamos definir quais são as metas que devem ser cumpridas até que o sonho seja alcançado.

Por exemplo, se o seu desejo for mudar de profissão, algumas metas que você deve cumprir são, resumidamente:

  • Pesquisar sobre os cursos disponíveis para a futura área profissional;
  • Fazer a matrícula e comprar os materiais de estudo;
  • Concluir o curso;
  • Planejar a nova carreira;
  • Procurar emprego ou montar um negócio;
Leia também:  Como encontrar um coach?

Para que você consiga percorrer o seu novo caminho sem falhas ou lacunas, o ideal é fazer um planejamento muito bem detalhado, incluindo um cronograma de ações e tarefas e uma planilha de despesas.

Siga um modelo

Podemos pensar no conceito de benchmarking, muito usado na área gerencial. Esse método visa observar os processos que geram bons resultados em empresas concorrentes para que sejam implantados no negócio que gerenciamos, com os devidos ajustes.

Seguindo essa técnica, podemos adaptá-la para a nossa vida profissional, tomando como modelo uma pessoa que conquistou um patamar semelhante ao que almejamos.

Não precisamos imitar todos os passos desse modelo, basta apenas copiar algumas atitudes e usar outras como inspiração pode nos aproximar dos nossos objetivos profissionais.

Desenvolva suas competências

Tanto para mudar de carreira, quanto para conseguir uma promoção no emprego ou abrir um negócio, é preciso aperfeiçoamento.

Dedicar um tempo para pesquisar maneiras de se atualizar, evoluir e desenvolver novas habilidades é importante para que se faça boas escolhas que trarão resultados efetivos.

Mesmo que não haja muito tempo ou recursos financeiros disponíveis, é interessante buscar cursos, materiais informativos ou trocar ideias com outros profissionais. Dentro das suas possibilidades, claro.

Quanto mais preparado você estiver, mais fácil será enfrentar os possíveis obstáculos da nova jornada.

Mantenha sempre o foco

Muitas pessoas cometem um grande erro quando desejam alcançar seus objetivos profissionais: tentam vários caminhos ao mesmo tempo.

Para aumentar as suas chances de sucesso profissional, é preciso focar em uma coisa de cada vez. Podemos até traçar um plano B, C e assim por diante, mas é importante concentrar todas as forças em um projeto apenas.

Quando tentamos fazer várias tarefas ao mesmo tempo, principalmente quando elas não possuem relação entre si, nossa energia se dispersa, diminuindo a nossa eficiência.

Por isso, separe bem todas as etapas do que você precisa fazer e não caia na tentação de tentar tudo ao mesmo tempo.

Tenha resiliência

Problemas e obstáculos fazem parte da vida de todas as pessoas e, infelizmente, são muito frequentes na área profissional.

Como, às vezes, não podemos evitar os transtornos, é muito importante que possamos ser fortes o suficiente para superar qualquer desafio.

Uma qualidade que devemos desenvolver para encarar os empecilhos da vida profissional é a resiliência. Essa característica significa ter a capacidade de retornar ao estado original após sofrer algum dano.

Leia também:  Instagram para coaches - O guia básico para resultados efetivos

Ou seja, ser resiliente é conseguir retomar as forças após passar por um problema qualquer. E isso é fundamental para seguir em frente rumo ao seu objetivo.

Faça coaching profissional

Contar com a ajuda de um coach para guiar os seus passos de forma certeira até a sua nova vida profissional é uma ótima opção.

Em um processo de coaching profissional você terá auxílio para trabalhar melhor as suas qualidades, minimizar ou eliminar fraquezas, entender melhor os seus anseios e manter a sua motivação em um nível mais elevado.

Um coach especializado no âmbito profissional tem a competência de aplicar  ferramentas de coaching e técnicas avançadas personalizadas para o desenvolvimento de cada coachee (cliente), dependendo, também, do seu objetivo específico.

Em cada sessão de coaching é trabalhado um aspecto, como autoconhecimento ou poder de decisão, por exemplo. E, com o passar dos encontros, o cliente atendido fica cada vez mais próximo de atingir o seu objetivo.

Um processo de coaching profissional tem o benefício de guiar o coachee ajustando tudo o que for necessário para que ele mude a sua vida profissional, sem lacunas, sem procrastinação e sem receios.

Outra vantagem do coaching é que, apesar de o trabalho com o coach ser focado em uma questão específica, o desenvolvimento conquistado reflete positivamente em todos os aspectos da vida e promove excelentes efeitos de longo prazo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)