Como beneficiar equipes com o coaching para líderes

O coaching é uma metodologia que foi muito difundida no Brasil através do universo corporativo, surgindo da necessidade de desenvolver as pessoas para obter mais resultados.

Depois começamos a caminhar na direção do que o coaching é entendido hoje, como uma solução que pode impactar desde a sua vida pessoal, negócios, saúde, e seu lado profissional, é claro!

Mas muitas destas empresas que contratam serviços de coaching colocam o foco do trabalho em seus líderes – será que o trabalho de coaching com líderes realmente gera resultados para toda a companhia?

Vamos falar sobre isso neste artigo, onde entenderemos melhor a aplicação das técnicas de coaching na realidade das empresas, especialmente quando abordam apenas a liderança.

Abrindo a mente dos difusores de ideias

Coaching é em essência uma metodologia que olha para frente, uma forma de aprender a direcionar ações e comportamentos na direção de objetivos a serem alcançados.

É uma definição perfeita para as organizações, pois uma vontade constante é que se tenha as melhores pessoas para levar as organizações até os objetivos propostos.

Neste contexto, os líderes são pessoas fundamentais, afinal são receptores e disseminadores de diretrizes das empresas, e o coaching consegue trabalhar diversos traços de personalidade dos líderes, os tornando pessoas mais preparadas para lidar com a sua grande força geradora de resultados: as pessoas.

A título de método, o coaching também ajuda os líderes a desenvolverem melhores formas de organizar as pessoas e os recursos, afim de alcançar resultados cada vez melhores.

Números por pessoas

Uma das grandes vantagens que o líder acaba absorvendo durante o processo de coaching é a capacidade de observar as pessoas como seres humanos, e isso acontece ao mesmo ritmo que ele mesmo começa a se observar melhor como pessoa, considerando suas emoções, talentos e objetivos.

Este é um dos principais aspectos que gera grandes resultados com pessoas nas organizações.

Leia também:  Ferramenta de coaching arquétipos do poder

As pessoas querem ser vistas e percebidas como pessoas, e quando o líder aprende a lidar com pessoas desta forma, aprendendo a observar os resultados de uma pessoa a partir de sua situação pessoal, consegue gerar resultados bem mais expressivos.

Um exemplo disso poderia ser o líder que observa um bom funcionário cuja produtividade está caindo.

O líder convencional, que entende pessoas como números, pode observar este comportamento, entender que ele tem um estado de desmotivação por não receber aumento de salário há algum tempo, mover alguns pauzinhos e conseguir o aumento para este funcionário.

O líder conectado com as pessoas não fará julgamentos por elas, mas vai buscar a informação diretamente com a pessoa – é o famoso “vamos tomar um cafezinho”.

Nada pode ser mais poderoso para uma pessoa do que ser percebido pelo seu superior em uma organização, e então explorar o porquê de sua desmotivação.

Digamos que o resultado desta conversa poderia ser de que o funcionário está preocupado com a mãe, que está doente, e gostaria de poder cuidar dela um pouco mais.

Ao saber do problema, nem mesmo seria necessário dar um aumento para o funcionário – um simples adiantamento de 10 dias das férias do funcionário seria mais que suficiente para resolver sabiamente a questão.

Interessante que, quando falamos de gestão de pessoas, sabedoria não está em tomar as melhores decisões pelas pessoas, mas sim parar por alguns momentos para ouvir.

Pequenas ações e grandes resultados

Quando falamos de grandes impactos, já percebeu que a maioria das decisões ou acontecimentos da história foram feitas pelas ações ou decisões de poucas pessoas – e estes se tornaram líderes.

O líder não é necessariamente aquele que está no poder – e o poder não deve ser a principal ferramenta de liderança, mas sim o engajamento e demonstração de valor.

Quando as pessoas são ouvidas, isso demonstra que elas são valorizadas, e quando a sua importância é destacada dentro de um grupo, elas se sentem naturalmente engajadas.

Leia também:  Como cobrar mais pelo seu processo de coaching?

Muitas vezes esta falta de percepção gera desgaste, e algo tão simples como apontar a relação de cada posto de trabalho dentro de uma estrutura pode ser um fator de engajamento poderoso para potencializar os resultados das pessoas.

Isso gera a sensação de pertencimento, de ser necessário em uma estrutura, e o destaque reverbera com a valorização do líder como uma pessoa humana, digna de respeito e comprometimento.

A verdade é que o coaching, ao depender da forma como será abordado no contexto da liderança, gera um grande poder de aglutinar e direcionar pessoas na direção dos objetivos, e contribui na estratégia como um todo.

Coaching nas organizações continuará sendo uma tendência forte porque gera resultados, e os líderes precisam estar atentos para abraçar a oportunidade de rever a sua posição e aplicar as pessoas da melhor forma possível.

O líder apenas aponta o caminho, as pessoas vão, e o resultado acontece.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)