Como criar um estado de flow em uma sessão de coaching

Para que consigamos atingir o máximo de resultados em um menor espaço de tempo, a fim de atingir um objetivo específico, podemos usar algumas técnicas facilitadoras dentro de um processo de coaching.

Um dos métodos mais efetivos para se atingir um modo de ação que alia momentos de alta satisfação e produtividade é o que chamamos de estado de flow, ou estado de fluxo.

Neste artigo falaremos mais sobre como esse estado emocional positivo funciona, quais são os seus benefícios e como criar o flow em um processo de coaching.

O que é estado de flow?

O estado de flow, como é mais conhecido na psicologia, ou estado de fluxo, na tradução para o português, é um estado emocional positivo, estudado pelo psicólogo Mihály Csíkszentmihályi.

Ao entrar nesse estado, o indivíduo se encontra em um fluxo de produtividade em que mergulha com prazer e dedicação intensos no que está fazendo. No flow, a pessoa não sente o tempo passar, nem mesmo sofre com a pressão da falta de tempo, os seus pensamentos fluem em total conformidade com a atividade realizada e com alto grau de concentração.

O estado de fluxo se caracteriza pela atenção na ação em si, que é exercida com o máximo de satisfação, sem a menor preocupação ou interferência de adversidades. Outra característica desse estado é a espontaneidade do que é realizado, sem a percepção de esforço físico ou mental.

Um indivíduo pode experimentar o estado de flow em qualquer tipo de atividade. Desde trabalhos manuais mais pesados até atividades intelectuais intensas, qualquer ação pode gerar um fluxo positivo, desde que a pessoa que a realiza sinta prazer e consiga se abstrair de qualquer possível impedimento.

Vantagens de entrar em estado de fluxo

O estado de flow oferece diversos benefícios, principalmente para aquelas pessoas que possuem dificuldades em encontrar prazer e focar nas tarefas que devem ser cumpridas durante o processo de coaching.

Abaixo estão algumas das principais vantagens observadas em indivíduos que atingem o estado de fluxo.

Eliminação de receios e travamentos

Quando se age em um processo de flow, obtemos foco total na tarefa executada,  sem pensamentos e sentimentos negativos causando interferência.

Leia também:  Confidencialidade nos processos de coaching

Segurança e confiança ao agir

Durante o estado de flow, as crenças limitantes, receios, traumas e demais fatores que poderiam causar bloqueio mental são totalmente adormecidos. Dessa forma, a sensação de confiança é predominante, o que impulsiona as ações do indivíduo.

Sensação de prazer pleno

Uma das características do estado de fluxo mais marcantes é a sensação de prazer e satisfação. Esses sentimentos são gerados pela ausência de pensamentos negativos e pelo afloramento de emoções empolgantes.

Sensação de desafio alcançável

O fluxo de atividades é realizado com a sensação de motivação e satisfação porque se acredita que a tarefa que está sendo realizada é desafiadora e trará resultados recompensadores.

Eliminação de distrações

O estado de fluxo é um momento em que esquecemos do tempo e de tudo o que está acontecendo à nossa volta. Inclusive distrações frequentes e tentadoras são deixadas de lado.

Como gerar estado de flow no coaching

O estado de fluxo é composto por diversos elementos que devem estar alinhados com o estado desejado do coachee.

Para que ele consiga entrar em um fluxo, é preciso que haja autoconhecimento sólido e consciência da necessidade de realizar os seguintes passos.

Estabelecer metas desafiadoras

O coachee precisa criar elementos que o estimulem a agir de forma mais eficaz, dentro de um estado de fluxo. Para isso, é necessário que ele consiga definir algumas metas que sejam coerentes com o seu estado desejado e que o mantenham em sentimento de desafio.

É importante lembrar de que essas metas desafiadoras precisam ser alcançáveis, não devem conter obstáculos em demasia, caso contrário podem acabar com a motivação e quebrar o fluxo.

Buscar fontes de prazer

A sensação de prazer e bem-estar intensos é uma das características mais marcantes do estado de flow. Por isso, é essencial que o coachee busque maneiras de realizar suas tarefas da forma mais satisfatória possível.

É interessante que o cliente de coaching faça uma lista com alguns itens que ele pode incluir nas suas ações e que podem gerar sensação de prazer. Desde simples mudanças no local de trabalho até a companhia de outras pessoas, tudo o que for ajudar a transformar suas ações em atividades prazerosas e produtivas é válido.

Leia também:  Dicas de como fazer um contrato de coaching

Esquecer crenças limitantes e “e se”

Para que o estado de fluxo aconteça, o coachee deve estar plenamente consciente sobre as suas crenças e se libertar daquelas que forem limitantes e prejudiciais.

Também é preciso se livrar de qualquer receio que possa travar o seu fluxo de ações, como os “e se não der certo” ou “e se eu não conseguir”, por exemplo.

Ajustar o foco máximo

Algumas pessoas têm mais dificuldade em focar em uma única atividade. Por isso, é essencial que o coachee entenda como usar os seus pontos fortes para criar foco nas suas ações e gerar o flow.

Para quem não consegue ter foco com facilidade, é importante treinar com pequenas tarefas do dia a dia, até conseguir entrar em concentração total no estado de fluxo.

Entender as motivações intrínsecas

Toda ação tem um motivo e um significado pessoal diferente. Para que um coachee consiga colocar energia, prazer e concentração em uma tarefa, até entrar em estado de flow, é preciso que ele tenha total entendimento sobre suas motivações intrínsecas.

Para que o fluxo seja mais intenso e frequente, é importante relembrar suas motivações mais profundas e aprender a colocá-las em todos os passos que serão dados rumo ao estado desejado.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Como criar um estado de flow em uma sessão de coaching
4.9 - 8 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *