Como fazer o coachee tirar o máximo proveito de uma sessão de coaching

Ler bons livros e artigos, passar por uma boa formação em coaching e dominar as melhores técnicas e ferramentas não é o bastante para agradar os seus coachees. É fundamental entender como aplicar uma boa sessão e fazer o seu cliente aproveitar ao máximo cada encontro com o seu coach.

Veja abaixo alguns pontos fundamentais que todo coach deve observar na aplicação do seu processo de coaching, de forma a fazer suas sessões mais proveitosas para os seus clientes.

Entender claramente o processo

Para que o coachee aproveite bem cada sessão com o seu coach, é preciso que, antes de qualquer coisa, ele compreenda com clareza o que é, para que serve e como funcionará o seu processo de coaching.

Alguns coaches explicam apenas o objetivo geral do coaching, que é levar o coachee do seu estado atual para o seu estado desejado. Porém, isso não é o suficiente para o total entendimento do processo pelo coachee.

Quanto mais o cliente estiver ciente do que acontece e como funciona um processo de coaching, mais preparado ele estará para aproveitar o máximo a oportunidade de ter a sua vida transformada.

Compreender o objetivo das ferramentas

As ferramentas de coaching são os elementos norteadores das sessões de coaching. São elas que guiarão o coachee através de perguntas poderosas e estratégicas rumo ao seu autoconhecimento, motivação, poder de decisão e de mudança de comportamentos.

E, para que cada cliente de coaching consiga obter todos esses benefícios, ele precisa saber o porquê da aplicação de determinada ferramenta e como responder as perguntas feitas pelo seu coach.

Então, antes de começar cada sessão de coaching, o coach deve explicar o motivo de ter escolhido a ferramenta e o que o seu cliente deve pensar ou lembrar antes de responder cada questão. É importante ressaltar que o coach não pode influenciar nas respostas dos coachees, apenas ajudá-lo a entender as perguntas.

Leia também:  Passos para não julgar os coachees

Ter o coach disponível

É bastante comum o caso de coachees que acreditam ter saído da sua sessão de coaching satisfeitos com o que descobriram durante as perguntas do seu coach, mas que, ao chegar em casa se deparam com algumas dúvidas.

Para não prejudicar a sessão seguinte, é importante que o coach esteja disponível em uma forma de contato que seja confortável para ele e também para o seu cliente, como telefone, email, aplicativos ou pela plataforma SistemizeCoach, por exemplo.

Receber relatórios das sessões

É muito importante, mesmo no caso de sessões com aplicação de ferramentas de coaching mais simples ou quando o coachee se saiu muito bem e compreendeu toda a dinâmica, que o coach envie o relatório de cada sessão aplicada.

O relatório das sessões são essenciais para que o coachee revise o que foi visto durante cada encontro com o seu coach, de forma a reforçar o seu aprendizado e relembrar as ações que devem ser executadas rumo ao seu estado desejado.

Estabelecer rapport e empatia

Por último, mas não menos importante, para que coachee consiga aproveitar ao máximo cada sessão de coaching, se comprometer com o seu desenvolvimento e confiar a condução do seu processo ao seu coach, é fundamental que haja empatia e conexão entre as duas partes.

O coach é responsável por criar o rapport entre ele e o seu cliente, facilitando a comunicação e a troca entre eles. Quanto mais entrosado o coachee estiver com o seu coach, mais fácil será para ele responder cada pergunta de forma mais franca e aberta.

Desenvolver empatia também é importante para que o coachee se sinta mais acolhido e se desprenda das suas inibições.

Conhece algum coach que poderia gostar deste conteúdo? Compartilhe este artigo.

Leia também:  Técnicas de coaching altamente eficazes

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)