Como fazer coaching?

Você gostaria de promover alguma mudança na sua vida e acha que o coaching pode ajudar? Então você acertou.

Um processo de coaching realizado no momento certo, para um objetivo bem definido, é capaz de mudar comportamentos e fazer com que pessoas alcancem grandes feitos com um planejamento passo a passo.

Ficou interessado em fazer um processo de coaching e quer saber como tudo funciona? Continue lendo o nosso artigo e tire suas dúvidas.

O que você deve saber sobre o processo de coaching

A tradução literal da palavra coaching pode induzir a um erro de interpretação. O termo significa treinamento, porém não é bem assim que funciona na prática.

O processo de coaching tem por objetivo ajudar o indivíduo no seu autoconhecimento e na motivação para a realização de tarefas que o levarão até o seu estado desejado. Ou seja, é a própria pessoa atendida (coachee) que irá definir o seu planejamento, com a ajuda do coach (profissional que aplica o processo), diferente de um treinamento.

Além disso, é preciso compreender que a metodologia do coaching é focada em ações para o futuro (próximo ou longe) e não trabalha o passado ou o inconsciente, como na psicoterapia.

Quem deve fazer coaching

A princípio, qualquer pessoa que queira melhorar algum aspecto da sua vida pessoal ou profissional pode passar por um processo de coaching.

Questões como problemas interpessoais, familiares, crises no casamento, dificuldades em manter relacionamentos duradouros, falta de motivação e propósito de vida, são algumas das demandas mais comuns.

Outras questões como emagrecimento, mudança de carreira, espiritualidade, planejamento de novos negócios também são áreas em que há muita procura por um profissional de coaching.

É importante que o coachee esteja disposto a mudar atitudes e a cumprir tarefas que o ajudarão a atingir os seus objetivos. Por isso, é aconselhável que a pessoa que passará pelo processo esteja preparada, em termos psicológicos e também em relação ao tempo que é preciso ter disponível, principalmente.

Leia também:  Criando vídeos sobre coaching para sua audiência

Como funciona uma sessão de coaching

Cada sessão é trabalhada de uma maneira diferente, respeitando os objetivos do cliente e também o seu ritmo de evolução ao longo do processo.

O coach escolhe as ferramentas e técnicas adequadas a cada situação, mas todas elas têm algo em comum: baseiam-se em perguntas.

A essência do coaching é a aplicação das perguntas certas para direcionar o coachee no caminho rumo ao seu estado desejado. Essas questões ajudarão a pessoa atendida a enxergar melhor os seus problemas e a traçar estratégias para o cumprimento das suas metas, sempre pensando em conquistar o objetivo definido no início do processo.

Como começar um processo de coaching

Para dar início a um processo de coaching, é preciso ter definido o estado desejado que se quer alcançar ou, pelo menos, a área da vida que deve ser melhorada.

Isso deve ser feito para que se escolha, de preferência, um coach especialista no nicho que deve ser trabalhado, como, por exemplo: emagrecimento, relacionamento, finanças, espiritualidade, propósito de vida e produtividade.

O coaching também é muito aplicado nas áreas profissionais, para quem tem negócio próprio, para quem quer seguir uma carreira e até mesmo para equipes de trabalho.

Outra possibilidade é fazer um processo em grupo, com outras pessoas que têm os mesmos objetivos. Mas, nesse caso, é preciso pesar bem os prós e contras. Uma das vantagens, por exemplo, é que um pode motivar o outro, e uma desvantagem é a falta de atendimento personalizado.

Você pode encontrar um coach qualificado para o seu caso pedindo indicação de amigos, de escolas de coaching e também pela internet, principalmente nas redes sociais.

Começar um processo de coaching é uma ótima escolha para abandonar o seu estado atual e conquistar um estado desejado que se encaixe melhor nos seus planos de vida.

Leia também:  O que é necessário para ser um coach?

Peça uma sessão inicial grátis para o coach de sua preferência e sinta a experiência de contar com as ferramentas de coaching para melhorar na área que você desejar.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)