Como fazer uma primeira sessão de coaching incrível

O primeiro encontro entre o Coach e seu coachee é de extrema importância. Se não houver empatia e funcionar para ambas as partes, todo o processo corre sério risco. A condução da primeira sessão de coaching pode variar de acordo com a maneira que o processo vai ser realizado – de forma individual ou em equipe; presencial ou online, por exemplo.

Mas, no geral, existem procedimentos indispensáveis para que a primeira sessão de coaching seja ótima. Além do mais, eles podem ser aplicados à qualquer modelo de sessão.

Sessão de Coaching

A preparação começa antes

Se possível, antes do primeiro encontro, avalie e pesquise sobre o cliente. Mas não deixe esse pré conhecimento criar preconceitos à respeito dele e suas necessidades. As pessoas são muito mais complexas do que imaginamos.

O propósito de reconhecimento inicial é ter informações à respeito da personalidade e estilo de vida do cliente, que muitas vezes podem ser a chave para se chegar à soluções no formato que melhor pode à vir funcionar para ele.

Sobre o modo como você irá se vestir, o ideal é que esteja confortável, profissional e confiante. É necessário estar em um nível similar ao seu cliente quanto a formalidade das roupas. Mais uma vez: empatia.

Atitudes para os primeiros minutos

Estudos apontam que só levam trinta segundos para uma pessoa formar uma opinião sobre você. Por isso exale confiança, mas tome cuidado com a sua linguagem corporal, para que não pareça prepotência ou que você seja visto como alguém não acessível.

Diga olá com um sorriso, de forma calma diga o nome dele e conte o quão contente está de poder conhecê-lo. Fale o seu nome e então continue.

É importante entender o ponto de vista do cliente sobre todo o processo. Pergunte o que ele espera do coaching, suas expectativas. Ouça com atenção, para que você possa ler as entrelinhas e captar qualquer tipo de ansiedade ou traço de personalidade já visível. Explique de forma clara, simples, positiva e aberta o que é o coaching. Venda o processo de forma real.

Leia também:  Análise SWOT como ferramenta de coaching

Aplique os princípios do coaching:

Suspenda todo o tipo de julgamento:

Um Coach deve respeitar e compreender o modelo de mundo do seu cliente, deste modo, a ausência de julgamento é algo essencial para que se possa promover reais mudanças nas vidas dos coachees, através do modo que eles almejam, e não como o Coach considera correto.

Foque no futuro:

O Coach deve possuir uma abordagem focada na conquista de metas e objetivos que possam promover mudanças positivas e bem duradouras na vida de seus coachees. Deste modo, para se chegar ao estado desejado é necessário que faça acontecer.

Ação:

Entrar em ação nada mais é do que ir além, pois o conhecimento nos inspira a mudar, já a prática nos leva a transformar. Sendo assim, tudo irá valer a pena se houver ações bem específicas e constantes.

Ética e confidencialidade:

O processo de coaching deve ser uma relação mútua de confiança, parceria e comprometimento, portanto, todos os conteúdos abordados em sua sessão irão pertencer exclusivamente ao cliente e tudo o que for compartilhado pelo coachee na sessão deve ser confidencial, havendo segurança para ambos.

Estabeleça uma meta

Antes de terminar a sessão, é importante estabelecer uma pequena meta para ser cumprida até o próximo encontro.

Dessa forma, o seu cliente começa a se envolver de forma mais profunda no processo e experimenta a sensação de que está trabalhando rumo aos seus objetivos principais.

Bons exemplos são: anotar os momentos onde ele não se sentiu capaz, ou escrever um pequeno parágrafo sobre o que está buscando da vida.

Escolha algo simples, capaz de trazer informações que possam ser usadas no próximo encontro.

Sempre termine os encontros perguntando como o seu cliente se sente e lembrando-os que eles podem entrar em contato com você nesse gap até a próxima sessão. Passe seus contatos para o coachee e esteja disponível.

Leia também:  Como fazer as perguntas certas para os coachees?

Tudo isso é um processo, e estas atitudes são um passo para fazer uma ótima primeira sessão de coaching.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

3 comentários em “Como fazer uma primeira sessão de coaching incrível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *