Como melhorar a autoconfiança e o autoconhecimento dos coachees

Para que o coachee consiga aproveitar ao máximo o seu processo de coaching, atingindo o seu estado desejado, é preciso que haja algumas conquistas importantes ao longo das sessões. Dentre elas estão o aumento da autoconfiança e do autoconhecimento do cliente atendido.

O coachee precisa ter plena confiança na sua capacidade para encontrar a sua motivação e agir com segurança nas suas tarefas. Além disso, ele deve se sentir capaz perante os mais diversos obstáculos que surgirem ao longo do caminho.

O autoconhecimento também é uma peça chave essencial para a evolução do cliente no seu processo de coaching, independente do seu objetivo, já que é através da interpretação de si mesmo que ele poderá entender como as suas qualidades podem ajudá-lo a superar as dificuldades. Conhecer a si mesmo também é fundamental para respeitar os próprios limites e reconhecer os seus reais anseios.

Como trabalhar a autoconfiança do coachee

Em primeiro lugar, é preciso identificar as origens da falta de confiança do coachee. Quando um cliente apresentar insegurança e dificuldade em tomar novas atitudes, é muito provável que ele possua crenças limitantes ou sofra influência negativa de outras pessoas.

É preciso que essas crenças limitantes sejam eliminadas com a ajuda de perguntas poderosas, que auxiliem o coachee a entendê-las claramente e a encontrar motivos para ressignificar seus conceitos equivocados sobre si mesmo.

Outro ponto importante é a necessidade de bloqueio de interferências externas, principalmente de pessoas próximas que exercem fortes influências sobre o coachee. É bastante comum ouvir dos clientes atendidos que amigos e familiares emitem opiniões contrárias ao seu objetivo, inibindo a sua confiança para agir. É importante lembrar o coachee de que ele deve olhar para ele mesmo e que só ele tem a posse da sua própria vida.

Leia também:  Instagram para coaches - O guia básico para resultados efetivos

Para estimular a melhora da autoconfiança e da motivação do cliente, o coach pode aplicar ferramentas motivacionais e pedir no final da sessão para que o coachee defina pequenas ações rápidas, fáceis e que geram resultados imediatos. Isso é importante porque, à medida que o indivíduo percebe que é capaz de produzir realizações, mesmo que simples, ele tende a desejar cada vez mais feitos, aumentando gradativamente a sua autoconfiança e o seu poder de ação.

Como aumentar o autoconhecimento do coachee

O autoconhecimento do cliente atendido é fundamental para que ele tenha consciência das suas próprias virtudes que o ajudarão a construir o seu caminho rumo ao estado desejado. Além disso, conhecer a si mesmo ajuda a entender e a manter em alta a motivação necessária para cumprir metas e alcançar o objetivo final.

A aplicação de, pelo menos, duas ferramentas de autoconhecimento no início do processo de coaching facilita esse processo de ciência de qualidades e fraquezas. Essa deve ser a base de toda a evolução do coachee durante o processo de coaching.

Incluir perguntas com “e se?”, em ferramentas conhecidas ou em sequências de perguntas poderosas criadas pelo coach especialmente para o seu coachee, ajudam muito no processo de reflexão em busca do autoconhecimento. Por exemplo: E se você pudesse mudar essa situação? E se você pudesse visitar o seu futuro? E se os seus pais não interferissem nessa questão?

Ao responder essas questões, o cliente será estimulado a se avaliar e a conhecer seu modo de ver diversas situações, sobre as quais talvez nunca tivesse refletido.

Outro ponto importante é lembrar o coachee de revisar o relatório das suas sessões ao chegar em casa e antes de ir para a próxima sessão. Assim ele conseguirá entender melhor e memorizar com mais facilidade as informações descobertas ao longo do processo de coaching.

Leia também:  Coaching de vendas

Conhece algum coach que pode se beneficiar com esse conteúdo? Compartilhe este artigo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me