Como o coach pode criar autoridade?

Conquistar reconhecimento como uma autoridade no assunto é de extrema importância para o crescimento na carreira de coach. Quanto maior for a percepção de autoridade pelo cliente, maior será a chance de gerar confiança e empatia.

O coach que possui autoridade tem mais seguidores fiéis do que aqueles que não construíram um nome no mercado. E quanto mais pessoas seguirem frequentemente o profissional, mais sugerido ele será, tanto por indicação pessoal quanto pelos algoritmos da internet.

Conheça agora algumas dicas para coaches criarem autoridade no mercado e alcançarem a tão esperada agenda cheia.

Especializando-se em um nicho

Um coach especialista em um nicho tende a ser visto como autoridade no assunto, ao contrário de profissionais que são mais generalistas.

Para o cliente a lógica é a mesma da escolha de outros profissionais. Por exemplo, certamente alguém prefere tratar uma infecção nos olhos com um oftalmologista e não com um clínico geral. A autoridade no assunto é o oftalmo, ele terá plenas condições de resolver o problema de forma mais rápida e eficaz.

Também devemos pensar que, apesar de o coach não fazer, em regra, um trabalho de mentoria ou consultoria, o fato de ele ter se especializado em um determinado assunto faz com que ele tenha mais facilidade para gerar empatia.

Fazendo networking

Construir uma rede de contatos pode ajudar muito a alavancar a carreira de um coach. Além de firmar parcerias estratégicas com outras pessoas ou empresas, com relações do tipo ganha-ganha, há outra grande vantagem em fazer networking.

Uma das melhores formas de um profissional se beneficiar do relacionamento com outros profissionais é promovendo indicações entre si. Por exemplo, um consultor de negócios pode indicar um coach financeiro para os seus clientes e o contrário também.

Leia também:  Como aumentar a inteligência emocional dos coachees com coaching

Dessa forma, ambos os profissionais ganham com as indicações e aumentam as suas chances de fechar contratos. Os clientes têm a tendência de confiar nos coaches indicados, já que alguém certificou sua qualidade, tornando menos arriscada a contratação.

Gerando conteúdo relevante

Produzir conteúdo específico e de alto valor percebido pelo público-alvo, tanto em meios tradicionais como em jornais e livros, bem como através da internet, é outra ótima maneira de criar autoridade.

Ser visto como quem entende do assunto ajuda o coach a ser reconhecido como autoridade no seu nicho de mercado. O profissional que ensina um determinado tema se torna uma referência, como os professores que aprendemos a confiar desde os tempos de escola.

Outra maneira de produzir conteúdo e que gera bastante autoridade e credibilidade é por meio de palestras. Vale a pena investir em eventos, promover seminários ou participar como palestrante convidado em algumas ocasiões.

Criando presença na internet

Depois dos pedidos de indicação, a forma que os clientes de coaching mais utilizam para encontrar coaches é através de pesquisas na internet.

Montar um site profissional e criar perfis nas principais redes sociais são ações que aumentam as chances de o coach ser encontrado por futuros clientes e também de passar a imagem de uma autoridade na sua área.

É preciso lembrar, também, que a apresentação tanto no site quanto nos perfis de redes sociais deve gerar credibilidade. Para isso, é necessário criar um design profissional, inserir fotos de rosto, informações importantes para contato e depoimentos de clientes. A plataforma SistemizeCoach fornece uma ferramenta para criação de site profissional para coaches e também um guia na internet que divulga os coaches cadastrados.

Além disso, é essencial que o coach interaja com os seus visitantes e seguidores, respondendo aos comentários e escrevendo de forma próxima ao seu público, estimulando a sua participação.

Leia também:  Ferramenta de coaching valores

Fazendo coaching pró-bono

Atender coachees de forma gratuita é uma ótima maneira de adquirir experiência e segurança para crescer na carreira de coach em qualquer nicho.

Mas, além de aumentar o tempo de prática profissional, ter clientes pró-bono que atingiram o seu estado desejado significa ter clientes satisfeitos que podem certificar a qualidade do trabalho do coach.

É interessante pedir aos coachees que não pagaram pelo seu processo de coaching que deixem um depoimento contando um pouco sobre a sua experiência durante as sessões, em texto ou vídeo, para que o coach possa divulgar no seu site e nas suas redes sociais.

Desse modo, a percepção de autoridade será consideravelmente maior perante ao público e o coach aumentará a sua chance de conseguir diversos clientes pagantes.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Como o coach pode criar autoridade?
4.7 - 18 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)