Como o coachee pode avaliar o processo de coaching

Um processo de coaching pode causar diversos impactos na vida do coachee, sendo ele o maior responsável pelo seu sucesso e pelo alcance do seu estado desejado.

Porém, sem um processo bem conduzido os resultados poderiam não produzir os efeitos esperados. Ou seja, se o coach tiver lacunas no seu método de trabalho talvez não consiga ajudar os seus clientes da melhor forma. Por isso, é muito importante que o profissional de coaching seja avaliado por seus coachees, a fim de ajustar o seu trabalho rumo à excelência.

Conheça agora os principais itens que devem ser analisados pelos clientes de coaching ao final do seu processo.

Personalização do processo

Um processo de coaching pode ter um número de sessões definidas, em horários preestabelecidos e ser aplicado em local combinado, mas não deve ter sua dinâmica pré-montada. Cada coachee demanda ferramentas e técnicas diferentes em momentos distintos.

Um dos quesitos a serem avaliados pelo coachee ao final do seu processo de coaching é a capacidade do coach de conduzir as sessões de forma estratégica e personalizada, de modo a facilitar o desenvolvimento do seu cliente, que é único.

Disponibilidade do coach

O processo de coaching é caracterizado pela evolução do coachee por meio das suas próprias respostas, sendo o coach um facilitador do processo e não um orientador. Mas nem por isso o profissional de coaching deve somente fazer perguntas para o seu cliente.

Para um processo efetivo, é preciso que o coach esteja disponível para ajudar o seu coachee tirando dúvidas sobre as perguntas feitas, sobre a dinâmica das sessões e fazendo intervenções motivacionais quando preciso.

Clareza e objetividade das perguntas

A forma como as perguntas são feitas pode influenciar nas respostas. Se o coach não primar pela clareza nas suas questões, talvez o coachee responda algo que não condiz totalmente com a sua realidade.

Leia também:  Como líderes devem utilizar o coaching?

É preciso também que haja objetividade na aplicação das ferramentas de coaching para evitar o excesso de informações, o que pode confundir o cliente.

Estabelecimento de sinergia

Para que o coachee consiga se sentir à vontade e responder as perguntas de forma mais segura e completa, é preciso que o coach crie um clima de sinergia e confiança.

É extremamente importante que cada cliente revele o quanto se sentiu conectado com o seu coach. Estabelecer sinergia de forma efetiva e duradoura é essencial para conduzir o coachee até o seu estado desejado.

Adequação do ambiente

O ambiente em que se aplica as sessões de coaching pode parecer algo sem grande importância, mas é um fator influenciador tanto para o estado emocional do cliente quanto em termos técnicos.

O coachee deve avaliar se conseguiu se sentir confortável no ambiente oferecido pelo seu coach, se ele não dificultou a aplicação de alguma técnica ou ferramenta e se não ofereceu risco à confidencialidade.

Aumento da motivação

O coachee precisa descobrir na sua jornada de autoconhecimento quais são os seus reais motivos que o impulsionam a agir. E o papel do coach é facilitar esse processo, realizando as perguntas certas e incentivando o seu cliente a sempre extrair o seu melhor.

O coach pode pedir que o seu cliente faça uma avaliação completa sobre aspectos que são relacionados à motivação como energia, conexão e firmeza durante o atendimento.

Facilitação de tarefas e progressos

Toda sessão de coaching é um passo rumo ao estado desejado do cliente e a cada semana é necessário notar alguma evolução do coachee.

O coach deve facilitar constantemente o progresso do seu cliente, de forma a tornar mais fácil suas tomadas de decisão e o cumprimento das tarefas que devem ser feitas entre uma sessão e outra.

Leia também:  Como encontrar um coach?

Resultado final e impressões gerais

Ao final da avaliação, é importante que o coachee descreva suas impressões gerais sobre o processo pelo qual passou e sobre o profissional que o atendeu.

É importante pedir que o cliente descreva como se sente após o seu processo de coaching e se considera que o seu objetivo específico foi alcançado da forma como esperava.

Outro ponto que o coach não deve esquecer é o pedido de sugestões de melhorias para que ele possa aprimorar o seu método de trabalho e melhorar o seu relacionamento com os seus clientes de coaching.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Como o coachee pode avaliar o processo de coaching
4.9 - 10 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *