Como o coaching pode motivar os coachees?

Quantas vezes você chegou a conclusão de que precisava mudar algo na sua vida, mas não encontrou forças para fazer o que precisava ser feito?

É bastante comum ver histórias de pessoas que tinham tudo para assumir o controle das suas vidas e mudar o rumo da sua história, porém faltava apenas uma coisa: a motivação.

Neste artigo você entenderá melhor como funciona o processo de se manter motivado e como o coaching pode ajudar a aumentar e manter um ótimo nível motivacional em coachees com os mais diferentes objetivos pessoais ou profissionais.

Como funciona o processo de motivação?

Ter motivação é ter motivos para levantar da cama todos os dias, encarar os desafios da vida e ir atrás dos nossos sonhos. Na teoria, não parece ser tão difícil assim, porém, na prática, encontramos diversos obstáculos que reduzem nossa motivação.

Manter os motivos que devem impulsionar os nossos atos é uma dificuldade para a maioria das pessoas porque depende de diversos fatores, principalmente os psicológicos.

É preciso estar com a mente tranquila para poder lembrar e entender os porquês de precisar promover uma mudança de atitudes. Situações estressantes ou momentos depressivos prejudicam a motivação por impedirem que o nosso foco seja visualizado com clareza. Nesses momentos acabamos focando nos problemas e esquecemos de usar nossas forças para atingirmos nossos objetivos.

Fatores hormonais também podem influenciar na motivação. Baixos níveis de hormônios que causam bem-estar como dopamina, serotonina e endorfina podem dificultar a manutenção e o aumento do sentimento de motivação.

Mas, mesmo nos momentos de dificuldades emocionais e de baixas hormonais, é possível trabalhar a mente para se sentir com a motivação em alta. Há diversas maneiras de fazer isso, e uma delas é através do processo de coaching.

Como aumentar a motivação com coaching?

O coaching é um processo altamente eficaz para a melhora da motivação porque trabalha o problema da sua raiz até os seus reflexos.

No coaching, o indivíduo tem a ajuda necessária para mudar comportamentos, definir ações, tomar decisões, cumprir metas e se manter motivado. Tudo isso começando com um processo de autoconhecimento.

É através do conhecer melhor a si mesmo, entendendo expectativas, qualidades, defeitos, modo de interpretar contextos, visão de mundo e maneira de se relacionar com outras pessoas que percebemos nossas reais motivações.

Leia também:  O que é Team Coaching (coaching de equipe)?

Compreender o porquê, para quê, para quem e como devemos agir para atingir nossos objetivos é fundamental para ter em mente a motivação que nos move a caminhar rumo ao estado desejado.

O coaching promove essa conscientização e o estímulo para mudanças de comportamentos através de técnicas e ferramentas baseadas em perguntas poderosas.

Essas perguntas podem tanto fazer o cliente atendido no coach se descobrir como ter a sua motivação renovada constantemente.

Técnicas e ferramentas de coaching para motivação

Diversas técnicas e ferramentas de coaching podem ser usadas para aumentar ou descobrir a motivação. Abaixo estão descritas algumas que possuem como objetivo principal fazer com que o indivíduo se sinta capaz, renovado e impulsionado a fazer o que precisa ser feito.

Técnica feedback CHA

A sigla CHA vem de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Ou seja, esse tipo de feedback tem o objetivo de fazer o coachee entender ou lembrar de que esses três pontos devem ser trabalhados juntos.

Em alguns momentos é difícil saber o que deve ser feitos com nossos pontos fortes como os conhecimentos e as habilidades. É importante que o coach lembre o seu cliente de que eles devem estar alinhados a suas atitudes e que somente através delas ele atingirá o seu estado desejado.

Fazer perguntas para que o coachee identifique seu CHA também fazem parte da aplicação dessa técnica. Após isso, é preciso discutir o que cada qualidade descrita significa para o indivíduo, para que ele possa dar um sentido mais amplo a sua motivação.

Técnica feedback positivo

Essa técnica de coaching é bastante simples e pode ser aplicada a qualquer momento durante o processo.

O feedback positivo serve para ressaltar as qualidades e a evolução do coachee. Ou seja, a técnica serve como um impulsionador para que o cliente se sinta mais motivado.

Toda vez que o coachee passar por um momento difícil com sucesso, cumprir um desafio ou, simplesmente, conseguir manter o seu foco, o coach pode fazer um retorno sobre essas questões de forma positiva, elogiando e evidenciando os seus pontos fortes.

Técnica patrocínio positivo

É uma técnica que, às vezes, é confundida com o feedback positivo, mas que possui uma diferença fundamental.

No patrocínio positivo, o coach deve oferecer alguma recompensa pelo esforço ou pelas conquistas do seu coachee.

Leia também:  Como ajudar o coachee a se desprender e evoluir

Por exemplo, no momento em que o cliente consegue cumprir uma tarefa importante ou alcançar uma meta, o coach pode presenteá-lo com um livro ou um e-book. Isso servirá de incentivo para que ele continue buscando sua evolução sempre com a motivação em alta.

Ferramenta Meu Livro

Essa ferramenta de coaching é bastante interessante, principalmente para trabalhar três pontos fundamentais da evolução do coachee: autoconhecimento, motivação e tomada de decisão.

A aplicação da ferramenta Meu Livro consiste em pedir que o coachee se imagine escrevendo a sua história, falando especialmente sobre as questões que envolvem desde o seu estado atual até o seu estado desejado. A prática deve ser feita aplicando o seguinte esquema de perguntas:

  1. Qual é o título do seu livro?
  2. Quais são os principais capítulos do seu livro?
  3. Qual deles é o mais marcante?
  4. Quem é o público do seu livro?
  5. Como as pessoas que você ama se sentirão ao ler o livro?
  6. Quem você deseja inspirar com esse livro?
  7. Como termina a sua história?

É importante anotar todos os detalhes das respostas do coachee para que ele possa consultar depois o relatório contendo tudo o que foi dito. Isso servirá como instrumento de manutenção da motivação, já que as respostas estarão repletas de informações ricas que significam seus reais motivos escrever a sua história de sucesso.

O coach pode optar por incluir novas perguntas na ferramenta e aplicar, também, algumas técnicas em conjunto para ajudar o seu coachee.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Como o coaching pode motivar os coachees?
4.6 - 9 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *