Como sair de um estado mental negativo

Existem momentos ou situações em nossas vidas em que, por mais que sejamos positivos, alcançamos um estado de negatividade, e certamente sabemos que este não é um estado ideal, ou uma postura que nos ajude a alcançar um objetivo.

Agora, como podemos alterar a nossa postura e estado mental, saindo de um patamar de negatividade para uma postura positiva?

Vamos discutir algumas situações e técnicas que podem ser utilizadas para a mudança do nosso estado mental.

Variações de energia negativa e positiva

Uma das grandes sabedorias da vida provavelmente está em entender que nada é eterno. A vida, o sucesso, a carreira, a saúde, os relacionamentos – nada no nosso universo é concreto ou definitivo, isso porque estamos em constante transformação.

E uma vida plena não seria mesmo uma vida de eterna felicidade, pois a construção de um caminho precisa ter as suas elevações e declives, de acordo com o terreno.

Pense em uma estrada eternamente reta e sem ondulações – pode parecer uma maravilha, mas a realidade é que um motorista fazendo uma viagem de 100 quilômetros de retas ininterruptas certamente sentiria sono, e poderia causar um acidente até com mais facilidade do que na situação das rodovias que fazem tantas curvas, mas nos mantém ativos.

A vida acontece justamente de acordo com as suas nuances de momentos positivos e negativos, mas aquilo que não consideramos saudável são as fases da vida que temos uma baixa intensa, e não temos força ou energia suficiente para nos elevarmos novamente.

A baixa constante de sentimentos pode sinalizar um sintoma de depressão, e nós recomendamos fortemente a procura de um profissional de psicologia qualificado nestes casos específicos.

O importante está em se manter em alerta, no sentido de perceber que a sua felicidade de hoje pode ser afetada por energias negativas, assim como a tristeza pode ser neutralizada no momento seguinte por uma alegria – tudo está em transformação.

Técnicas para elevar seu estado positivo

O próprio pensamento de que nada é permanente já deveria trazer um certo nível de alívio para o momento de negativismo ou pessimismo, afinal um momento ruim provavelmente será sucedido de um momento positivo – mas existem algumas técnicas que podem ajudar neste processo.

Leia também:  O que o coachee pro bono pode esperar de um processo de coaching?

Boa parte delas está baseada na fisiologia, pois uma das formas mais simples de mudar o seu estado mental é forçar a sua mente a acompanhar um estado fisiológico.

Vamos fazer um teste rápido: tente olhar para baixo e sorrir.

É algo difícil porque olhar para baixo é uma situação de inferioridade e melancolia, e o seu corpo não consegue entender como o ato de sorrir, completamente contraditório, pode funcionar junto com esta postura. Vamos às técnicas:

Técnica da dança

É de conhecimento comum que a música tem o poder de alterar o nosso estado mental, e você pode muito bem utilizar da música como um caminho para levantar o seu espírito e alcançar uma energia melhor.

Escolha uma música animada, dançante e cheia de energia que você goste bastante – coloque essa música com o som bem alto em um lugar que você esteja sozinho e se liberte: cante e dance com toda a sua energia, até mesmo de olhos fechados, se preferir.

A energia emocional que sentimos acompanha a nossa fisiologia, portanto se colocamos o nosso corpo para manifestar uma atividade animada, a nossa mente vai ser driblada e seguirá os comandos do corpo, que está manifestando alegria.

Técnica do superman

Certamente o superman é um personagem que impõe respeito e força, e você pode mudar o seu estado mental aplicando a mesma técnica do herói (e não se trata de vestir uma capa e sair voando).

A técnica consiste em adotar a postura mais icônica do personagem, então fique de pé, afaste os pés para a largura dos ombros, coloque as mãos na cintura, expanda o peito e alinhe a postura, levante o olhar e o queixo para cima, em uma posição clara de superioridade – mantenha esta postura por dois minutos.

Você perceberá, novamente, que a sua mente não consegue ser contraditória à sua postura fisiológica, então se colocar na postura do superman te coloca na posição de superioridade aos sentimentos ruins que você pode estar sentindo, gerando mais autoconfiança.

Leia também:  Como selecionar um nicho de coaching

Você certamente terminará os dois minutos com muito mais força que começou, e pode fazer a reviravolta que precisa.

Técnica do discurso

Existem alguns momentos em que aquilo que nós precisamos realmente é uma palavra de forma e incentivo, por isso a técnica do discurso pode funcionar muito bem.

Consiste simplesmente em encontrar um discurso motivador que entregue para a sua mente as palavras que você esteja precisando para se apoiar e buscar uma atitude de mudança.

Um dos discursos mais aclamados e motivadores conhecidos é o famoso discurso de Steve Jobs na Formatura da Universidade, que pode ser visto abaixo:

Alguma destas técnicas extremamente simples poderá te ajudar a assumir uma postura diferente, abraçando a positividade que você precisa para seguir firme e confiante na direção da realização dos seus sonhos.

Seguir em frente é uma grande ferramenta para deixar aquilo que não pode ser mudado para traz – e não se trata de esquecer, mas sim de respeitar os fatos e experiências vivenciados, e buscar a motivação necessária para seguir em frente.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)