Como selecionar um nicho de coaching

Se você já iniciou um curso de coaching ou se já pesquisou bastante sobre o mercado de coaching, certamente já viu algo sobre nicho de mercado ou nicho de atuação. O grande número de coaches no mercado fez com que os clientes (coachees) passassem a ser mais exigentes, procurando por especialistas que possam oferecer exatamente a solução que procuram.

Um coach mais generalista, que atende pessoas com os mais diversos objetivos, desde emagrecer até sair das dívidas, pode não despertar a confiança que o coachee precisa para decidir começar o seu processo de coaching.

Podemos fazer uma analogia com a medicina, se você estivesse com um problema de visão, o que você escolheria? Consultar um clínico geral ou um oftalmologista? A sua solução seria encontrada com mais facilidade pelo oftalmo, com toda a certeza.

Selecionar um nicho de coaching e realizar um trabalho focado nas necessidades dos coachees facilita o processo para ambos os lados e torna o mercado mais dinâmico, com um grande leque de profissionais especializados.

Veja abaixo quais são os passos para escolher um nicho de coaching e iniciar a sua carreira como coach especialista.

Pense nas suas habilidades

O primeiro passo para selecionar um nicho de coaching é refletir sobre suas paixões, seus gostos e suas habilidades. Se vários assuntos ou áreas vierem à sua mente, anote todos para analisar um por um e fazer uma escolha mais consciente.

Caso aconteça de nada despertar o seu interesse de imediato, faça algumas pesquisas na internet sobre nichos de coaching para ter uma noção de como os profissionais de cada área atuam.

Pesquise a demanda do mercado

Depois que você tiver um nicho em mente e sentir vontade de trabalhar com ele, aprimorando os seus conhecimentos e dando o seu melhor em cada processo, verifique se há público suficiente para esse nicho de coaching.

Leia também:  Teste DISC

Uma boa opção é fazer uma busca por palavras-chave na ferramenta Google Adwords e analisar se há uma boa quantidade de pesquisas sobre o nicho. Fazer esse processo é importante principalmente se você optar por um micronicho, por conta do público reduzido.

Outras opções de fonte de pesquisa são o Google Trends, as redes sociais, principalmente o Facebook e o YouTube.

Analise a concorrência

Depois de ter a certeza, ou quase, sobre o seu nicho de atuação, pesquise sobre o trabalho dos seus futuros concorrentes e veja como eles se relacionam com o seu público, que tipo de conteúdo produzem e o que fazem de inovador. Observe também os pontos negativos do estilo de trabalho de cada concorrente.

Avalie todas essas informações e veja se você se imagina atuando de forma semelhante, o que faria igual e o que poderia fazer melhor. Se você conseguir fazer essa análise, tirar suas conclusões e se sentir confortável para concorrer no nicho escolhido, siga em frente.

Teste a aceitação do público

Por último, mas não menos importante, está o passo do teste de aceitação do público. Essa fase é essencial porque, mesmo que você escolha um nicho com alta demanda e baixa concorrência, talvez seja preciso ajustar o seu método e a sua abordagem ao que o seu público espera de você.

Pode acontecer de, nessa etapa, você achar melhor optar por um nicho em vez de um micronicho, ou, então, partir para uma outra área do coaching diferente da que você tinha imaginado antes, mas que representa a sua real aptidão.

Por exemplo: se você começou a abordagem de público oferecendo coaching de carreira, mas o seu estilo de trabalho acabou atraindo empreendedores, talvez seja o momento de fazer alguns ajustes e ver se você se sente à vontade como coach de negócios.

Leia também:  Como cobrar mais pelo seu processo de coaching?

Você conhece alguém que gostaria de se tornar coach? Compartilhe este artigo e ajude quem busca um nicho de coaching.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me