Criando um blog sobre coaching

Ter um blog sobre coaching é uma poderosa ferramenta de divulgação do coaching, do seu trabalho como coach e da sua marca pessoal, além de construir autoridade online.

E cada nova tarefa de divulgação e marketing para o coach é uma nova estratégia a ser seguida, que vai tomar tempo da sua atividade – tempo este que poderia ser empregado se desenvolvendo ou fazendo atendimentos, portanto o seu caminho precisa ser facilitado. Este é o principal objetivo deste novo artigo, que vai te explicar um caminho simplificado para lançar o seu blog de coaching.

Se você tem dúvidas se deve criar um blog ou site de coaching, recomendamos que você acesse o nosso artigo sobre o assunto.

Passo a passo para fazer um blog:

#1 – Comece com o básico

Será preciso adquirir os serviços essenciais que você precisará para colocar um blog no ar.

– Compre um domínio

Um domínio é o seu endereço na internet. No nosso caso, o domínio é o sistemizecoach.com, e você poderá escolher o domínio com o nome que preferir, desde que esteja disponível.

O preço a pagar por um domínio é bastante baixo, por volta de 40 reais por ano, e é bastante simples para fazer a aquisição, podendo ser feita junto com o plano de hospedagem, que é o nosso próximo assunto.

– Hospedagem

Um blog funciona exatamente como um site, então você precisará contratar um serviço de hospedagem que garantirá que o seu site estará online 24 horas. Os serviços de hospedagem tem um custo mensal, ou feito por pacotes, e seu custo tem valores à partir dos 15 reais por mês.

#2 – Instale o sistema CMS WordPress

O sistema que fará o seu site funcionar, assim como o Windows faz o computador funcionar é o que chamamos de CMS, e será por ele que você fará todas as alterações.

Vamos economizar tempo, vamos lhe indicar o melhor sistema CMS do mercado, que inclusive é gratuito – Escolha o WordPress, é o mais utilizado do mundo.

Acesse o painel de controle do seu provedor de hospedagem, haverá um campo de downloads e você escolherá o WordPress para baixar e instalar no seu servidor. Depois desta etapa, você precisará escolher a cara do seu blog, com um template.

Leia também:  Curso de coaching: como funciona e como fazer

#3 – Escolha um Design com um template

Existem modelos prontos de sites que trazem uma aparência pré-configurada, é o que chamamos de templates, e existem vários deles gratuitos na internet.

Uma dica pertinente é pesquisar e escolher um template bonito e elegante, que reflita a sua personalidade de uma forma profissional. A sua escolha pode ser feita diretamente no site do wordpress.org, ou na própria plataforma do WordPress – ensinaremos mais a frente.

Para facilitar, vamos indicar alguns exemplos de templates simples que podem funcionar bem para o seu blog:

  • Llorix One Lite
  • Virtue
  • Sidney
  • Striker
  • Moesia
  • Edge

Existem milhares deles, o que até torna a sua decisão um desafio, mas não se apegue, a sua escolha não deve ser uma condenação, e a qualquer momento você pode fazer a troca do template, com alguns pequenos ajustes na página.

#4 – Conhecendo o painel

Durante a sua primeira visita ao WordPress, ele pergunta sobre a configuração de design, e neste momento você já deverá instalar o template escolhido.

No ambiente interno do WordPress, clique na opção “aparência”, que fica no menu à esquerda da sua página e instale o seu template.

Na primeira vista, a infinidade de comandos do WordPress pode parecer assustadora, por isso vamos visitar rapidamente cada uma delas:

  • Posts – Para adicionar novos posts no seu blog, ver, excluir e modificar os seus posts anteriores;
  • Mídia – Sua biblioteca de imagens, arquivos e vídeos que você já colocou no seu blog;
  • Páginas – neste espaço você pode adicionar novas páginas, e ver ou editar páginas já ativas – as páginas comuns de um blog de coaching são: Artigos, “sobre mim”, contato, fotos, eventos, dentre outras opções;
  • Comentários – Aqui você consegue administrar os comentários realizados no seu blog, podendo aprova-los ou excluí-los – é o seu mundo, você manda;
  • Aparência – É neste lugar que você escolhe os seus templates (na opção “tema”), entre outras configurações estéticas e funcionais do blog;
  • Plugins – São os aplicativos do seu blog, e existe uma infinidade deles, alguns realmente relevantes, como aquele que otimiza o SEO, para melhorar a sua classificação no Google;
  • Usuários – Neste local você administra as pessoas que podem acessar e modificar o seu blog;
  • Configurações – Espaço de ajustes, como idioma da página e outros detalhes;
Leia também:  Porque ter um propósito como coach é importante para você

Fazendo sua primeira postagem

Com o seu blog no ar, você já pode começar a fazer postagens. Para fazer um post, vá ao menu Posts, clique em “adicionar novo”.

Coloque o Título do post no campo correspondente, e aproveite o espaço da Área de conteúdo para escrever a sua postagem, que também pode ser feita antes, em um arquivo Word ou Google Docs.

No espaço Parágrafo, você formata o seu texto em sessões que facilitam a visualização do artigo, separando em cabeçalho 1, 2, 3 ou 4, de acordo com o seu texto – este é um fator importante de SEO.

Neste momento você já está pronto para clicar em publicar e começar a colocar a sua mensagem no mundo. Não se esqueça de divulgar os seus artigos nas redes sociais e lista de e-mails, trazendo mais movimento para o seu blog de coaching.

Vale a pena lembrar também que, se você quiser evitar este trabalho, pode contratar um especialista para desenvolver a estrutura do seu site do jeito que preferir, tudo depende de qual tipo de investimento você quer fazer – financeiro ou de tempo.

Este artigo te ajudou? Compartilhe seus resultados conosco nos comentários.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)