Criando vídeos sobre coaching para sua audiência

Não há dúvidas de que os vídeos se tornaram uma grande febre na internet, e além de uma ferramenta de entretenimento, muito conhecimento é transmitido pelas gravações.

Você como um profissional atualizado não pode ignorar o potencial de colocar a sua mensagem no mundo através de filmes, então este artigo vai te ajudar a dar os primeiros passos consistentes na gravação de vídeos sobre coaching para a sua audiência.

Vantagens de usar Vídeo

O YouTube não se tornou a segunda maior ferramenta de busca do mundo, perdendo apenas para o próprio Google, por acaso.

A verdade é que os vídeos são um formato de comunicação que acumula vantagens, dentre elas:

  • A aproximação com a sua imagem pessoal, afinal de fato as pessoas estão vendo o seu rosto e percebendo a sua comunicação não apenas por palavras, mas pelo visual.
  • A facilidade de absorção, pois diferente de um texto, para consumir conteúdo por vídeo a pessoa não precisa ter a atenção focada – é possível assistir um vídeo enquanto trabalha, na fila do banco, dentro do avião e até mesmo quando estiver passando roupas.
  • A facilidade de produção e divulgação, afinal a maioria das redes sociais suporta e apoia muito o formato de vídeo, especialmente o Instagram, que é uma rede fundamentalmente criada para fotos, e que já aderiu para o formato de vídeo em diferentes modelos, inclusive criando um canal próprio, o IGTV.
  • A possibilidade de transmitir conteúdo de diversas formas, com vídeos estruturados e montados, com bastante trabalho de edição, ou até mesmo com a criação de vídeos espontâneos ou transmissões ao vivo, gerando ainda mais conexão e interação com a audiência.

Como se preparar para fazer vídeos

Os vídeos normalmente não precisam de uma estrutura muito elaborada para atingir um bom nível de qualidade, mas existem alguns detalhes que podem ser cuidados para chegar à um resultado mais eficiente:

– Pense no que vai falar antes de começar o vídeo: a internet está repleta de vídeos com uma aparência caseira e espontânea – mas a verdade é que a maioria das pessoas tem uma programação básica para a gravação de um vídeo.

Leia também:  Coaching para líderes

Você não precisa de um super roteiro para seguir no seu vídeo, basta anotar os tópicos importantes sobre o assunto que vai desenvolver, assim você terá os insights necessários para transmitir a mensagem completa no seu vídeo.

– Faça uma chamada forte: à título de comportamento, as pessoas definem inconscientemente se vão assistir o vídeo até o final pelos primeiros 5 segundos, então comece o seu vídeo com uma chamada forte, que transmita a importância e valor do conteúdo que será entregue no seu vídeo.

– Não perca tempo: cada vez mais as pessoas estão dispostas a assistir vídeos curtos, sem enrolação, então faça uma entrega genuína de conteúdo sem excessos.

– Conte uma história: histórias são um formato poderosos para ensinar as pessoas, então transmita a sua mensagem e ensinamentos contextualizando a sua ideia em uma história.

– Comece com o que tem: existem milhares de modelos de câmeras profissionais disponíveis para comprar e chegar em ótimos resultados, mas a verdade é que esperar pela compra de um destes equipamentos não deve ser um impeditivo para começar.

O melhor caminho para começar: use o que você tem.

Hoje a maioria dos smartphones tem uma qualidade de câmera bastante avançada para filmagens, ainda contando com a facilidade de poder subir o vídeo para a maioria das plataformas diretamente pelos aplicativos.

Não se prenda à falta de equipamentos, comece logo, afinal o importante é a mensagem.

– Cuide bem do áudio: a verdade é que as pessoas não se importam tanto com a qualidade do vídeo como se importam com o áudio – não tem problema se não puder enxergar, mas ter problemas para ouvir a mensagem destrói a experiência do usuário.

Uma alternativa bacana se você for fizer a gravação com o smartphone é usar o próprio fone como se fosse uma lapela, isso ampliará bastante a qualidade do seu vídeo.

Leia também:  Curso de coaching: como funciona e como fazer

– Cuidado com o fundo: não deixe o seu vídeo ser sobrecarregado por um fundo ou ambiente poluído, então planeje rapidamente a posição que fará a sua gravação, e se possível, apoie o seu celular, para evitar movimentos bruscos e excesso de movimentação, que também tira a atenção da mensagem.

Como definir os seus conteúdos

A melhor forma de definir os seus conteúdos é prestar atenção no seu público. Toda comunicação deve ser criada com base nas dores e sonhos do seu público potencial, então deixe as pessoas apontarem o caminho da criação de conteúdo.

Acesse vídeos de potenciais concorrentes e veja o que as pessoas falam nos comentários, este é um espaço muito rico de troca de informações onde as pessoas descrevem aquilo que querem saber.

E mais uma dica poderosa para alcançar o sucesso com os seus vídeos: Seja profissional e consistente.

Fazer um vídeo aqui e outro ali demonstra amadorismo – o seu público quer consistência, então assuma a responsabilidade de se comunicar com as pessoas e fazer a diferença através do seu material.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Criando vídeos sobre coaching para sua audiência
4.9 - 9 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)