Dicas de coaching online para coaches

Ajudar o coachee a fazer uma grande transformação na sua vida não depende de proximidade geográfica ou de recursos tradicionais como ponto comercial, móveis de escritório e planilhas de papel.

Atualmente, a maioria dos coaches usam plataformas e aplicativos para a realização de coaching online, possibilitando o atendimento de um grande número de coachees de qualquer lugar do país.

Essa maneira mais moderna de fazer processos de coaching atraiu coachees que buscavam soluções específicas, mas que não encontravam um coach especializado na sua cidade. Ou seja, o coaching online aumentou a demanda por coaches e fez o mercado crescer consideravelmente nos últimos anos.

Veja abaixo algumas dicas essenciais para a realização de coaching online e melhore a sua maneira de atender os seus coachees.

Enviar o contrato de coaching

Depois de conversar com o coachee e convencê-lo de que o processo de coaching pode fazer com que ele passe do seu estado atual insatisfatório para um estado desejado, é o momento de fazer o fechamento da venda e envio do contrato por e-mail.

Para que tudo fique bastante claro para o cliente é preciso escrever em contrato todas as suas obrigações e também os seus direitos enquanto seu coachee. Além disso, é importante para o coach que o seu coachee responda ao envio do contrato com o seu aceite, evitando possíveis desentendimentos entre as partes.

O contrato de coaching online é bastante parecido com o contrato de coaching presencial. Se você atende em um local físico, pode usar o mesmo modelo de contratação que você costuma aplicar, apenas lembre-se de acrescentar cláusulas específicas sobre o atendimento online.

Explicar como funciona todo o processo

É muito importante deixar o seu coachee ciente de todo o funcionamento do seu processo de coaching, com todos os detalhes, desde as questões técnicas do atendimento online até as suas tarefas entre as sessões.

Leia também:  Por que fazer um processo de coaching?

Na primeira sessão de coaching online, o ideal é que o coach comece explicando o que é coaching, mesmo que o seu cliente afirme ter entendido. Isso é importante porque muitas pessoas confundem coaching com treinamento ou consultoria e podem não aproveitar muito bem o processo por conta desse tipo de equívoco.

Depois, é preciso reforçar sobre a dinâmica do coaching online, feito por Skype, WhatsApp, pela própria plataforma SistemizeCoach ou outra ferramenta que necessite conexão com a internet. Por conta de alguns possíveis problemas técnicos, é necessário deixar o coachee ciente de como os problemas podem ser contornados.

Mesmo que esteja especificado no contrato de coaching online, o ideal é lembrar o coachee o que acontecerá se cair a conexão com a internet ou se ele se atrasar para a sessão, por exemplo. Dessa forma, você diminuirá as chances de embaraços e problemas por conta do esquecimento do seu cliente.

Deixe o coachee optar por câmera ou voz

O processo de coaching apenas por voz, como feito por telefone, pode parecer um pouco limitado. Mas, se as sessões forem bem conduzidas, a dinâmica possuirá a mesma eficácia dos processos presenciais ou via webcam.

Por isso, é recomendado que você deixe cada coachee escolher a forma de contato que for mais confortável para ele. Alguns se soltam mais facilmente com atendimentos apenas por voz, outros preferem se expressar pela câmera e gostam de ver as reações do seu coach.

Importante:

Caso seja preciso aplicar ferramentas de preenchimento gráfico ou para enviar relatórios ao final das sessões, fale para o coachee que você enviará o material necessário por e-mail antes e depois de cada atendimento. Isso complementará o processo de coaching online e deixará a sua qualidade equiparada às sessões presenciais. Você também pode enviar os materiais pela plataforma SistemizeCoach se preferir.

Leia também:  O coach iniciante precisa de um mentor?

Você é coach e ainda não faz atendimentos pela internet? Tem alguma dúvida sobre como fazer processos de coaching online? Comente abaixo.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me
Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)