Dicas para coaching em grupo

O coaching em grupo é uma técnica tão poderosa quanto o processo de coaching individual, sendo que ela pode ser mais vantajosa do que o atendimento personalizado, pelo poder de apoio social e solidariedade entre os participantes. Neste artigo você vai saber mais sobre o assunto e conhecer 3 dicas para coaching em grupo fundamentais para conseguir mais clientes satisfeitos.

Quais as maiores vantagens do coaching em grupo?

Uma das grandes vantagens das sessões em grupo são as trocas de experiências entre os envolvidos. É comum o coachee começar o processo um tanto perdido e ver o seu problema retratado no questionamento de outra pessoa, o que ajuda no seu direcionamento e na definição clara do seu objetivo específico.

Outro benefício bem atrativo para o cliente é o valor reduzido das sessões. Isso também é vantajoso para o coach, que ao oferecer um valor mais barato pelo processo de coaching, conseguirá vender mais pacotes.

Como vimos, o coaching em grupo é uma ótima opção tanto para coach como para os coachees, por isso, vale a pena você analisar as dicas abaixo para preparar uma oferta especial para o seu público e atendê-los com excelência.

Dica 1 – Faça seus prospectos se imaginarem no coaching em grupo

Prepare um conteúdo, de preferência em vídeo, onde você descreve como funciona o processo em grupo, como é rica a troca de experiências entre os participantes, dando exemplos interessantes de como um pode ajudar o outro e também se ajudar no seu autoconhecimento.

Fale também sobre a sua participação como coach no processo, como é conduzir um grupo em harmonia e como farão juntos a caminhada do estado atual chegando ao estado desejado.

Leia também:  Ferramenta de coaching: como seria o seu livro

Dica 2 – Faça grupos de homens e mulheres separadamente

Principalmente no life coaching (coaching de vida) e seus subnichos como relacionamento, emagrecimento e crises emocionais, assuntos pessoais femininos são vistos por uma ótica diferente do mundo masculino.

Por isso, se houvesse uma turma mista, as chances de conflitos seriam grandes pelas divergências de pensamentos e sentimentos. Imagine como seria fazer coach de relacionamento em grupo, poderia virar uma guerra dos sexos, não é?

Grupos mistos só são indicados em alguns casos de business coaching (coaching de negócios) em que os coachees lidam com situações muito semelhantes e sem nenhum tipo de diferenciação entre os sexos.

Dica 3 – Prepare conteúdos de mentoring e aconselhamento para emergências

Essa dica de coaching em grupo vai além do coaching: mesmo que você consiga montar uma turma com pessoas sem tendência a entrar em conflito com os colegas e com objetivos claros, é bom ter uma técnica de emergência.

Digamos que, por um motivo qualquer, o grupo trave diante de uma questão proposta e não saia do lugar, ficando todos perdidos sem resposta. Ou então, surge uma polêmica e dois integrantes começam a discutir mais seriamente.

Para esses casos, o ideal é que você esteja pronto para tomar as rédeas e fazer fluir a sessão novamente. Quando uma situação foge do controle, é preciso fazer algo diferente, não adianta insistir no que deu errado.

Então, pare o que estavam fazendo por um momento e assuma a palavra, discorra sobre algum assunto pertinente, dê conselhos e responda dúvidas. Depois que a turma voltar à sintonia, volte a sessão para os métodos de coaching.

O coaching em grupo é um método de grande aceitação pelo público. Vale muito a pena preparar um programa que surpreenda seus clientes e que lote a sua agenda. Dê um nome atrativo a esse programa, monte uma promoção para o seu público, prepare suas sessões e não perca as oportunidades.

Leia também:  Como alcançar objetivos profissionais

O que você achou das dicas para coaching em grupo? Já fez atendimentos dessa forma? Compartilhe suas experiências aqui nos comentários.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)