Dicas para engajar o coachee durante o processo de coaching

O engajamento do coachee durante o processo de coaching depende das suas forças internas (sentimentos, crenças e qualidades), externas (fatores ambientais e de terceiros) e também do trabalho do seu coach.

O coach também pode ajudar a potencializar as forças internas do seu cliente, aumentando ainda mais o seu papel nas sessões e na jornada rumo ao estado desejado do coachee.

Devido à grande importância de o seu atendido estar motivado e comprometido em todas as sessões de coaching, a partir de agora você vai conhecer algumas dicas para engajá-lo durante o processo.

Coachee Engajado

1 – Adapte os métodos ao cliente

As técnicas e ferramentas de coaching são comprovadamente efetivas e devem ser usadas. Mas isso não significa que você deve usar sempre as mesmas coisas com todos os coachees, mesmo que os métodos pareçam os melhores do seu arsenal.

Para se sentir motivado, o coachee deve perceber o processo de coaching funcionando de forma personalizada, atendendo suas expectativas e respeitando sua personalidade.

Então, se for necessário, modifique alguma ferramenta ou crie uma nova especialmente para engajar o seu cliente. Peça sempre o feedback dele ao final de cada sessão, se ele não se mostrar totalmente satisfeito, pergunte como ele gostaria que fossem as sessões: com mais dinâmicas, mais perguntas ou mais intervenção do coach.

Apesar de ser papel do coach conduzir a sessão e manter o controle da situação, é fundamental dar abertura para o coachee opinar sobre o que gostaria de acrescentar no seu processo de coaching. Assim ele se sentirá importante e motivado.

2 – Use o gatilho mental da reciprocidade

A maioria dos seres humanos têm a tendência natural de serem recíprocos. Isso é uma obrigação moral que criamos desde pequenos, quando nossos pais nos mandam sermos gentis com quem nos faz uma gentileza.

Leia também:  Ferramenta de coaching Missão e Visão

Quando você perguntar se o coachee gostou da sessão ou se ele fizer algum elogio espontâneo a você, diga que ficará muito satisfeito se ele desenvolver a tarefa da semana e trouxer novidades positivas na próxima sessão.

Assim, ele se sentirá motivado a agir de forma a não decepcionar você. Ele se sentirá no dever de ser recíproco entregando um bom resultado para quem o ajuda a ter bons resultados.

3 – Faça reforço positivo

Outra dica importante para engajar o seu coachee durante o processo de coaching é promover o reforço positivo.

Esse tipo de reforço pode ser uma palavra positiva, uma conversa motivadora, uma recompensa material ou moral. Ele deve ser feito sempre para reforçar que o indivíduo está no caminho certo e que deve se manter engajado e com energia positiva para continuar em frente.

Diga ao seu coachee que ele está apresentando uma grande evolução, quando for verdade, claro. Mostre a ele que você confia e acredita no potencial dele. Ofereça materiais extras gratuitos como recompensa pela dedicação durante as tarefas propostas.

4 – Não o deixe esquecer do seu objetivo específico

Mesmo que o cliente não demonstre baixa energia ou falta de motivação é bom lembrar sempre o porquê de ele estar lá com você.

Isso ajuda a prevenir uma possível falta de engajamento em qualquer fase do processo de coaching, já que você manterá sempre a imagem do estado desejado no consciente do seu atendido. Essa ação também é efetiva quando o coachee se mostra desmotivado.

De vez em quando, peça para ele descrever como ele está se enxergando no momento em que atinge seu propósito, isso o deixará mais confiante e engajado para o que tiver que enfrentar pela frente.

Leia também:  Ferramenta de coaching valores

O engajamento do coachee durante o processo de coaching é fundamental para que ele consiga desenvolver as tarefas combinadas e responder as perguntas de forma clara e alinhada com o seu objetivo final.

Você como coach é plenamente capaz e habilitado para ajudar os seus clientes a se manterem comprometidos ao máximo com eles mesmos. Confie sempre em você e nos seus coachees.

Você já tem clientes engajados? Quer ter mais clientes? Conte aqui nos comentários quais são as suas expectativas.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)