Diferenças entre DISC e MBTI

Um dos pilares de um processo de coaching é o autoconhecimento do coachee, que deve ser aumentado com estímulos e com a ajuda de ferramentas como os testes comportamentais.

Esse tipo de teste serve como um guia tanto para o coach como para o seu cliente, que terá diversas informações sobre a sua personalidade mesmo quando não souber expressar muito bem o seu estado atual.

Outra vantagem dos testes de perfil comportamental é que eles estimulam os coachees a fornecerem informações sem grandes interferências de receios e crenças limitantes. Ou seja, é mais fácil para o cliente de coaching apontar qual alternativa apresentada ele prefere do que descrever como ele se vê ou se sente.

Dentre os questionários mais comuns na dinâmica do coaching, e também nas áreas de psicologia e recursos humanos, estão o DISC e o MBTI. Os dois testes têm como objetivo comum o diagnóstico do perfil comportamental de um indivíduo, mas possuem algumas diferenças de estrutura e aplicação.

Características do teste DISC

O famoso teste DISC é um método rápido e muito simples para avaliação de perfil. O coachee precisa, apenas, escolher dentre os 4 adjetivos apresentados aquele que o define melhor. O teste pode ser aplicado mostrando de 30 a 40 grupos de 4 adjetivos.

O DISC não precisa seguir um rigor na quantidade de informações. Ou seja, o aplicador pode acrescentar ou retirar aquilo que achar necessário, caso tenha conhecimento comportamental para isso. O teste não é de propriedade intelectual de nenhum profissional.

O nome do teste é formado pelas iniciais dos 4 resultados de perfil comportamental, são eles: Dominance (dominância), Influence (influência), Steadiness (estabilidade), Conscientiousness (conformidade). O resultado do teste indica se o indivíduo possui um perfil alto ou baixo para cada uma das 4 características apontadas no DISC.

Veja abaixo alguns dos pontos principais sobre cada um dos perfis possíveis no teste DISC.

Dominância

Perfil alto: pessoas bastante determinadas e objetivas. Podem parecer egocêntricas e rigorosas à primeira vista.

Possuem perfil empreendedor e trabalham com muita energia e vontade de crescer. São líderes natos com alto poder de dominância sobre as outras pessoas.

Perfil baixo: são indivíduos mais conservadores, não gostam de entrar em polêmicas e preferem um ritmo mais lento de trabalho. Têm mais facilidade em receber ordens, trabalhar em equipe e possuem um discurso mais moderado.

Leia também:  Curso de coaching: como funciona e como fazer

Influência

Perfil alto: são pessoas muito alegres, comunicativas e com grande poder de motivar as outras pessoas. São indivíduos calmos, persistentes e bastante previsíveis por conta do seu humor estável. Têm grande dificuldade em manter um mesmo projeto por muito tempo e são guiados pela emoção.

Perfil baixo: são pessoas mais sérias, focadas em projetos de longo prazo. Possuem mais racionalidade e ceticismo. Preferem trabalhar sozinhas.

Estabilidade

Perfil alto: pessoas que preferem rotinas e métodos de trabalho já testados. São tranquilos e pacientes quando tudo está dentro do previsto. Não gostam de mudanças e possuem grande dificuldade de tomar iniciativas.

Perfil baixo: indivíduos com forte ímpeto e que são atraídos por mudanças, desafios e aventuras.

Conformidade

Perfil alto: são pessoas que têm como característica mais marcante a facilidade em cumprir regras e seguir procedimentos. O perfeccionismo e a disciplina também estão presentes nos indivíduos com perfil alto de conformidade.

Perfil baixo: correr riscos e ter uma personalidade independente fazem parte desse tipo de perfil. Autoconfiança e determinação são os pontos fortes da conformidade baixa.

Características do teste MBTI

O MBTI é um método de diagnóstico de perfil comportamental mais abrangente do que o DISC. A sua aplicação leva um pouco mais de tempo.

Assim como o teste DISC, o MBTI pode ser aplicado com o uso de plataformas que fornecem o resultado automático, mas com a diferença de ser uma marca registrada, sendo necessário adquirir o direito de uso.

O método foi criado para descrever 16 personalidades que resultam da combinação de 4 tipos de comportamento combinados com outros 4. São eles:

Analistas

São pessoas racionais e intuitivas e costumam se dar bem com assuntos relacionados à ciência e tecnologia. São bons estrategistas, porém possuem dificuldades no campo emocional.

Diplomatas

São os indivíduos emotivos e empáticos. Gostam de intenso convívio social e trabalham muito bem em grupo. Costumam ter problemas com tomadas de decisão.

Guardiães

Pessoas observadores e com alto senso crítico. São muito práticas e prezam pela segurança e estabilidade. Não gostam de tarefas difíceis e evitam pessoas com opiniões divergentes.

Exploradores

São pessoas observadoras e curiosas. Também são muito espontâneas e práticas. Não se importam em correr riscos e podem apresentar impulsividade.

No segundo grupo de 4 tipos de personalidade temos:

Leia também:  Primeiros passos no Executive Coaching

Mental

Aspecto que traduz a relação entre pessoas. Classifica os indivíduos em introvertidos e extrovertidos.

Energia

Significa o modo como vemos e nos relacionamos com o meio em que vivemos. Aqui estão os intuitivos e os observadores.

Natureza

Esse aspecto comportamental determina a capacidade de tomar decisões e gerenciar emoções. Aqui se dividem os emocionais e racionais.

Tática

Característica relacionada ao planejamento e à vida profissional. Os indivíduos podem ser julgadores ou perceptivos nesse aspecto.

Identidade

É o aspecto comportamental geral que define, também, todos os outros. Há pessoas de identidade assertiva ou turbulenta.

Principais diferenças entre DISC e MBTI

Apesar de os dois testes comportamentais serem aplicados por diversos profissionais com o objetivo de promover o autoconhecimento dos seus clientes, eles possuem algumas diferenças que devem ser levadas em consideração.

Facilidade de aplicação

Tanto DISC quanto MBTI são fáceis de aplicar. A diferença está no tempo de aplicação e na facilidade de conseguir o teste, nesse quesito o DISC é a melhor opção.

Quantidade de informações

O teste DISC é bastante simples e fornece um resultado rápido e de fácil entendimento. É o suficiente para a maioria das pessoas e é o mais utilizado nos processos de coaching.

Já o método MBTI é mais rico em detalhes e pode descrever melhor pessoas com personalidades mais complexas. Clientes que estão com grandes dificuldades no seu autoconhecimento podem se beneficiar com o uso do MBTI.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)