Estabelecendo rapport com o coachee

Para que um processo de coaching seja efetivo, é necessário que haja uma conexão bem estabelecida entre o coach e o coachee.

Criar rapport é a melhor maneira de criar essa conexão forte e rápida com o intuito de gerar afinidade e confiança na outra parte, o que facilita o processo de desenvolvimento e comprometimento do coachee.

Neste artigo você vai saber mais sobre o rapport e como essa técnica faz com que o cliente atinja o estado desejado com maior fluidez.

Coaching Rapport

O que é o rapport?

Rapport é uma palavra do idioma francês que significa “relação”, que podemos interpretar como estabelecer um relacionamento em conexão.

Essa é uma técnica desenvolvida pelos mestres da programação neuro linguística (PNL) a fim de melhorar a comunicação entre emissor e receptor, mantendo altos níveis de reciprocidade, confiança e afinidade.

O rapport é uma ótima maneira de estabelecer uma relação de acolhimento com o coachee, fazendo com que ele se sinta à vontade e falando com a pessoa certa. É uma ótima técnica que pode auxiliar muito a você realizar uma ótima sessão.

Como fazer rapport com o coachee?

Algumas pessoas entram em rapport com as outras com muita facilidade e naturalidade, causando empatia instantânea.

Mas, mesmo que não haja rapport automático entre você e o seu coachee, é possível construir uma conexão praticando algumas técnicas que você verá a seguir.

Espelhamento

É o que o nome sugere: ser como um espelho. Porém não em todos os aspectos nem mesmo o durante todo o tempo.

Fazer espelhamento é imitar de forma bem sutil algumas ações do seu cliente, de forma a criar um sincronismo, significando no inconsciente dele que um fala a língua do outro.

Alguns comportamentos que você pode espelhar no seu coachee para gerar essa afinidade entre vocês são, por exemplo:

  • Gesticulação com as mãos;
  • Respiração;
  • Jeito de sorrir;
  • Postura corporal;
  • Movimentação dos olhos;
  • Posição das pernas e dos pés;
Leia também:  Qual é o significado de coaching, coach, coaches e coachee?

Tome cuidado para não repetir muitos gestos, tente variar o tipo de espelhamento e também praticar a outra técnica que você vai ver agora.

Equiparação cruzada

Nesse método a imitação das ações do seu cliente não são feitas em espelhamento, ou seja, não são do mesmo jeito, nem com a mesma parte do corpo.

O objetivo da equiparação cruzada é entrar em rapport com o coachee estabelecendo sintonia com os ritmos dele.

Você pode, por exemplo, esticar as pernas na mesma intensidade com que ele estica os braços. Ou então, bater os dedos na mesa na mesma velocidade em que ele balança a cabeça quando concorda com você.

Quais são os benefícios do rapport?

Estabelecer uma ligação com o seu coachee fará com ele se sinta trabalhando em parceria com o coach, o que faz com que a sua motivação e o seu comprometimento com o processo de coaching aumentem gradativamente.

É importante para o seu atendido sentir reciprocidade em relação a você, para responder suas perguntas dispensando mais atenção e entregando os resultados das tarefas em dia.

Outra grande vantagem do rapport é que evita que o coachee fique travado em algum momento do processo de coaching, o que é muito comum. A sintonia faz com que seja mais fácil para o coach conduzir o seu coachee até o alcance do estado desejado.

O rapport é uma técnica muito eficaz para ajudar o seu coachee a atingir o estado desejado sem grandes dificuldades e sem dispersão do seu foco, pois ele estará mais conectado com o modo de conduzir o processo do seu coach.

Em alguns momentos a ligação que se estabelece é tão intensa que é preciso quebrar o rapport para encaminhar o cliente para o fim da sessão. Para fazer isso, basta fazer o contrário do que vimos aqui. É só agir em ritmo oposto ao do coachee.

Leia também:  Ferramenta de coaching: como seria o seu livro

Você já conseguiu estabelecer rapport bem-sucedido com algum coachee? Já teve alguma dificuldade a respeito? Compartilhe suas experiências com outros coaches aqui nos comentários.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Estabelecendo rapport com o coachee
4.8 - 15 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

2 comentários em “Estabelecendo rapport com o coachee

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *