Executive Coaching

O ambiente de trabalho costuma ser altamente competitivo e com níveis elevados de exigências. Então, para lidar com tudo isso, foi desenvolvida a metodologia do executive coaching.

Esse modo de aplicar técnicas de coaching serve para transformar profissionais, tanto executivos quanto de outros cargos, a fim de alcançar um estado desejado definido previamente.

O executive coaching oferece uma série de benefícios para o profissional que passa pelas sessões de transformação e também para a empresa para qual ele trabalha. Neste artigo você verá como funciona essa metodologia e quais são os impactos positivos causados por ela.

executive-coaching

Como funciona o executive coaching?

O primeiro passo para iniciar o processo de coaching é explicar para o coachee como funciona toda a dinâmica. O ideal é começar falando como funcionam as sessões e o que é exatamente o coaching, mesmo que o seu cliente saiba o que é.

Isso é importante para ter certeza de que não há dúvidas e que o coachee não irá desvirtuar o processo de alguma maneira, como pedir mentoria ou então agir como se estivesse em um consultório psicológico.

Após esse passo, é o momento de definir o objetivo específico do executivo, diretor, gerente ou assistente atendido. Vale lembrar que ele deve ser o mais claro possível e não misturar problemas pessoais com o trabalho.

O estado desejado do cliente pode ser definido com a ajuda do coach, mas é necessário que o coachee esteja decidido em realizar a mudança na sua vida profissional e que ele seja capaz de dizer qual é o seu objetivo específico.

Essa mudança pode ser em diversos aspectos como: liderança, comunicação assertiva, relações interpessoais, foco nos projetos, organização, cumprimento de metas e otimização de competências.

Leia também:  Como ajudar coachees com alto nível de estresse

A duração de cada sessão pode variar muito, dependendo das técnicas do coach, dos objetivos dos clientes, da sua evolução e do tempo disponível para completar o processo.

Geralmente cada sessão de executive coaching varia de 50 minutos a 2 horas. A duração do processo inteiro pode ser de 2 a 6 meses.

O recomendado é que se faça no mínimo 10 sessões, podendo se estender até 30 sessões, contando as horas extras que são necessárias em alguns casos, para cumprir algumas tarefas e resolver problemas inesperados.

Quais são os benefícios do coaching executivo?

As vantagens de um processo de executive coaching são observadas no coachee atendido e se estendem à empresa para a qual ele trabalha, já que esse profissional aplicará todas as novas competências diretamente no seu dia a dia de trabalho.

As primeiras melhorias para a vida profissional do cliente são a ampliação da visão estratégica, mentalidade alinhada à alta performance e geração de novos insights.

Outro aspecto importante é o aumento da capacidade de liderança, mesmo que o profissional não exerça diretamente a chefia sobre algum subordinado.

Ser proativo, resolver e mediar conflitos com clareza, ação e foco, será muito mais fácil depois de passar por um processo de coaching executivo.

O aumento da concentração e do foco no trabalho também podem ser aprimorados durantes as sessões com o coach. Apesar de as técnicas serem voltadas para atingir o objetivo na vida profissional, as qualidades pessoais também são indiretamente melhoradas.

Muitas vezes a contratação de coach executivo é feita pela empresa onde trabalha o coachee. Isso porque os benefícios são refletidos no desempenho do empreendimento, como aumento da produção, aprimoramento de estratégias e de processos administrativos.

Leia também:  Ferramenta de coaching Perdas e Ganhos

Um processo de executive coaching é capaz de transformar profissionais em pessoas altamente eficazes prontas para participar do crescimento da empresa onde trabalha.

Você tem interesse em se especializar como coach executivo? Tem alguma dúvida sobre a metodologia? Responda abaixo nos comentários.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Executive Coaching
5 - 2 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *