Ferramenta de coaching arquétipos do poder

Durante alguns processos de coaching é possível perceber que o coachee sozinho não está conseguindo acessar dentro de si o poder necessário para entrar em ação e gerar algum resultado.

Nestes momentos é muito positivo ter em mãos uma ferramenta de coaching que funcione como um aditivo de poder para o coachee, fornecendo um poder que vai além de sua própria figura, mas que seja baseado em suas inspirações.

Neste artigo nós vamos compartilhar a ferramenta de coaching arquétipos do poder, e você poderá aplicar esta ferramenta durante seus processos de coaching e conseguir melhores resultados com seus coachees.

Entendendo a ferramenta de coaching arquétipos do poder

Durante alguns processos de coaching podem acontecer situações em que o seu coachee se sinta inseguro em dar um próximo passo no seu desenvolvimento, querendo uma segunda opinião.

Nem sempre o coach consegue extrair uma resposta que seja segura para o próprio coachee, então é possível extrair esta resposta de uma forma mais lúdica e indireta, invocando a ferramenta dos arquétipos de poder.

Nesta ferramenta nós vamos pedir que o coachee nomeie algumas figuras que são uma referência para si, e cada referência terá um perfil específico.

Estas figuras são o Guerreiro, o Curador, o Visionário e o Mestre.

Será mais simples entender o poder da ferramenta explorando diretamente a sua narrativa – então vamos a ela.

A narrativa da ferramenta arquétipos do poder

Dentro da narrativa de uma história de sucesso, todo herói começa como um talento indisciplinado, que precisa apenas de um pequeno empurrão ou direcionamento de uma figura que é conhecida como um mentor de sua jornada.

Assim aconteceu, por exemplo, como a relação de Ben Kenobi com Luke Skywalker na trilogia de Star Wars, o mestre dos magos em relação aos personagens do desenho Caverna do Dragão, ou até mesmo a figura do grilo falante na história do Pinochio. (Você pode usar outra referência de filmes para ambientar o cliente no conceito).

Eles foram guias, mentores ou conselheiros que apareceram na história dos heróis, no momento em que eles precisavam de um conselho ou direção.

Pode ser que você esteja precisando de um conselho dos seus mentores neste momento da sua jornada, por isso nós vamos definir agora quem são os seus mentores de poder, e todo mundo pode contar com 4 mentores específicos, que são o guerreiro, o curador, o visionário e o mestre.

Leia também:  Como melhorar a autoconfiança e o autoconhecimento dos coachees

Eu vou te contar sobre o perfil de cada um destes mentores, e você vai buscar dentro de si qual é a figura que representa este perfil de mentor para você.

Pode ser um personagem de filme, uma pessoa famosa, um personagem de desenho animado, um parente da sua família, uma pessoa que você conhece – o importante é que represente as características de cada mentor.

O primeiro deles é o guerreiro – ele representa uma pessoa que tenha garra, força e determinação. É uma figura de ação, que entra numa situação para resolver o problema, tem uma postura forte e é o tipo de pessoa que entra em campo para resolver o problema.

Para você, quem é a figura que representa o guerreiro? – (O cliente te dirá quem é esta figura para ele).

Agora, imagine que você pode acessar este mentor guerreiro neste exato momento, e de frente com ele, explicando o contexto do seu problema, ele te dá um conselho para que você possa seguir em frente – eu te pergunto:

  • Que conselho é este que o seu mentor guerreiro te dá em relação ao seu problema?
  • O que ele faria no seu lugar nesta situação? (Anote a figura e o conselho).

Agora vamos falar do seu segundo mentor do poder, que é o Curador – ele representa uma pessoa mais paciente e tranquila, com um comportamento mais leve e que tenha um pensamento mais elevado e cuidadoso, e menos imediatista. Ele é a pessoa que busca o objetivo através da harmonia.

(Novamente, você deixa o coachee escolher esta figura representativa para o Curador, e pergunta qual é o conselho dele, ou que atitude ele teria no seu lugar – este é o padrão de cada um dos mentores).

O terceiro mentor é o Visionário – ele representa uma pessoa que tem o poder de enxergar além do momento atual, podendo estender a sua visão para o futuro, enxergando as consequências de seus atos. O visionário tem a perspectiva de decidir com base na construção de um futuro ideal.

Leia também:  LinkedIn para coaches: Dicas de dominar a rede social dos profissionais

O quarto mentor é o Mestre – ele representa uma pessoa que já percorreu o mesmo caminho que você está trilhando, então ele vai trabalhar com base na prática e na experiência, podendo aconselhar com base nos resultados que ele teve.

Coletando os conselhos e opiniões dos 4 mentores do poder, está na hora de definir qual será o melhor caminho, ponderando a opinião dos mentores.

O poder desta ferramenta está justamente em atribuir uma opinião que é da pessoa em figuras que são representativas para ele, mas na verdade não passam de opiniões próprias.

O alívio psicológico de ter este aconselhamento vai levar o seu cliente de coaching à ação, com mais poder pessoal, pois ele já está aconselhado pelas suas figuras representativas, que foram escolhidas por ele, com base em seus valores pessoais.

Um detalhe interessante e especial é que você pode fazer uma montagem simples, buscando imagens que representem estes arquétipos do poder e enviando para o seu coachee, para que ele use de proteção de tela no smartphone, podendo contar com seus mentores no momento que precisar.

É uma ferramenta coringa que vale a pena que o coach tenha na manga para empoderar o seu cliente, incentivando a ação focada nos seus objetivos.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)