Ferramenta de coaching Crenças Limitantes

Um dos fatores que mais influenciam no andamento de um processo de coaching é o fato de que o coachee carrega consigo diversas crenças limitantes que o impedem de evoluir rumo ao seu estado desejado.

Essas crenças podem atingir vários aspectos da vida, como família, amor, trabalho, saúde e espiritualidade. É bastante comum que um mesmo pensamento inadequado cause problemas em mais de uma área ou até mesmo em todas.

Para que o seu coachee consiga passar por todas as sessões de coaching tirando o melhor proveito possível, é necessário que ele elimine esses conceitos equivocados. E, para ajudar você nessa tarefa, vamos tratar neste artigo sobre o uso da ferramenta de coaching Crenças Limitantes.

ferramenta-crencas-limitantes

O que são crenças limitantes?

Cada indivíduo possui uma percepção diferente sobre um mesmo fato, ou seja, cada situação pode ser interpretada de uma forma diversa, dependendo das vivências de cada pessoa.

O que aprendemos com a nossa família na infância, nossas experiências, traumas, emoções e influências do meio em que vivemos são fatores que determinam o surgimento das crenças limitantes.

Esse tipo de crença nos faz ter visões equivocadas sobre a vida, sobre o mundo e também sobre nós mesmos. Isso acaba trazendo consequências negativas no modo de encarar os problemas, e, em um processo de coaching, esse fato se torna muito notável.

Como aplicar a ferramenta crenças limitantes?

O primeiro passo é identificar quais são as crenças limitantes do coachee, para isso, você como coach deve aplicar as perguntas certas, que podem ser as que iremos apresentar a seguir ou poderá adaptar ao seu nicho de atuação.

  • O que te impede de conquistar o que deseja?
  • Você acredita ter algum defeito ou dificuldade porque te falam isso desde a sua infância?
  • Quais são os seus limites?
  • O que você acha que não pode mudar em você mesmo?
  • Você acha que não é capaz de atingir seus objetivos?
  • Você tem algum preconceito ou visão radical em relação a algo ou alguém do seu convívio?
Leia também:  Quais perfis podem se beneficiar com o coaching?

Ao identificar qual ou quais são as crenças limitantes do seu coachee, o próximo passo a ser dado é descobrir o que causou esse tipo de pensamento e perguntar se ele realmente acredita que é uma crença racional ou está apenas acreditando no que os outros falam.

Neste momento, é bem provável que a pessoa atendida pare para pensar na coerência das suas crenças e comece a questioná-las. Mas, caso isso não aconteça, cabe ao coach fazer perguntas de questionamento, a fim de desmontar as limitações que estão atrapalhando o desenvolvimento do coachee.

Depois que o cliente compreender quais são suas crenças limitantes, por que as tem e que precisa eliminá-las, é o momento de ressignificar.

A ressignificação consiste em alterar o significado de alguma palavra, expressão ou sentimento que se apresenta com interpretação equivocada por alguém.

Isso é essencial para o coachee ter claro em sua mente qual é o real significado da sua antiga crença. Por exemplo, pode ser que ele tenha falado que é muito improdutivo porque nasceu assim e toda família é assim, está no sangue. Mas ao passar pela ferramenta crenças limitantes percebe que é plenamente capaz de se habituar a produzir cada vez mais.

Nesse exemplo, o coachee acreditava que pouca ação era característica nata e imutável e agora percebe que é algo totalmente possível de mudar. Improdutividade deixou de ser sinônimo de fardo para a vida toda.

Depois, é só revisar tudo o que viram durante a sessão e pedir que o coachee defina suas tarefas para começar a colocar em prática o aprendizado da ferramenta aplicada.

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos coaches e aproveite a oportunidade para trocarem ideias sobre essa ferramenta.

Leia também:  Ferramenta de coaching Perdas e Ganhos

Assine, não perca nenhum conteúdo:

Ferramenta de coaching Crenças Limitantes
4.8 - 66 votos
SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)

3 comentários em “Ferramenta de coaching Crenças Limitantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *