Ferramenta de coaching definição de visão pessoal

O coaching é uma metodologia que abraça consistentemente a visão de um futuro desenhado por suas próprias mãos, e que seja uma realidade criada, e não o resultado do acaso.

Para fazer esta visão funcionar e fincar uma bandeira no objetivo de uma meta futura, uma ferramenta bastante provocativa e motivadora é a definição de visão pessoal, que ajuda a pessoa a transpor barreiras temporais e a própria barreira do como para alcançar seu objetivo.

Hoje vamos explorar o funcionamento desta ferramenta na prática, extraindo o melhor da técnica de vislumbre de objetivos.

O que é definição de visão pessoal

Entendendo que a nossa mente cria muito da sua própria realidade, as pessoas podem esbarrar em muitas pedras do seu caminho e obstáculos que vão impedir a aceitação do seu objetivo.

Não basta querer, mas é preciso aceitar para si o objetivo que deseja, acreditar na possibilidade e permitir que o caminho para esta realização seja aberto em sua vida.

Esta técnica se aproveita de uma lembrança de realização da vida de cada pessoa para utilizar este mesmo nível vibracional de energia para construir uma nova realidade futura, com a construção do objetivo conquistado.

Bastante eficiente para clientes que são muito apegados ao como, querendo descobrir a todo momento qual o caminho que fará para chegar no seu resultado.

Na jornada, o destino é importante e o caminho é importante, mas se não existe destino, não há como existir caminho, e um destino novo só pode ser atingido se você crer que ele está lá.

Como aplicar a definição de visão pessoal

No primeiro passo desta ferramenta deve-se conduzir o coachee para uma memória de sua vida que lhe traga a sensação de vitória, de uma grande conquista. Você pode usar um script parecido com este:

Relembre um momento da sua vida em que você conquistou um grande resultado, algo que você desejava profundamente e que conseguiu conquistar. Lembre-se de como o seu corpo vibrou em energia com a felicidade e sensação de conquista da sua vitória. Aproveite esta energia de positividade e imagine a mesma sensação em seu corpo quando você atingir o seu objetivo de (diga o objetivo que o cliente definiu para o processo). Imagine como essa energia acontecerá em seu corpo, e levante o seu olhar novamente para enxergar o seu objetivo atingido. Como é essa imagem? Que sensação ela lhe traz? Com quais palavras você pode descrevê-la?

No segundo momento, intensifique a indagação sobre essa visão do futuro com o objetivo atingido. Invista em perguntas como:

  • Você conseguiu definir a partir desta imagem como será a sua vida?
  • Que tipo de pessoa você se torna com este objetivo alcançado?
  • Como este resultado afeta as demais áreas de sua vida positivamente?
  • Resta alguma sensação de dúvida de que esta realidade será positiva para seu próximo momento de vida?

Amarrando qualquer vestígio de vacilo em relação à vontade de alcançar este objetivo, você deve ancorar os impactos positivos do objetivo e da visualização de futuro com as áreas da vida do cliente.

Leia também:  Coaching para líderes

Neste momento você pode trabalhar fazendo uma amarração com a estrutura da roda da vida, para que estes impactos tenham uma relação holística sobre o futuro. Ponto a ponto, descreva estes componentes  da visão pessoal com as áreas da vida:

Auto Imagem:

Quando você atingir este objetivo, que tipo de pessoa você se torna? Quais qualidades positivas em você serão realçadas? Com esta imagem de si mesmo que você projeta com esta visão de futuro, quais palavras passariam a te descrever?

Elementos tangíveis:

Quais coisas materiais farão parte deste novo futuro? O que de novo você atrairá para sua vida?

Lar e ambiente:

O seu ambiente de vida de hoje se mantém o mesmo nesta visão de vida? Quais elementos do seu ambiente você impactará, e que contribuíram para esta mudança? Alguma grande mudança de ambiente será necessária?

Saúde:

Como você enxerga o seu corpo nesta nova realidade? Seu corpo sofrerá que tipo de alterações? Como será a sua aptidão física?

Relações:

Que tipos de relacionamentos a pessoa que você se torna terá? Você terá o mesmo tipo de amizades de hoje? Qual o perfil das pessoas que você terá relacionamento de trabalho nesta nova realidade?

Trabalho:

Como os seus esforços impactaram a sua direção profissional? Como você será enxergado socialmente por essa escolha de trajetória?

Projetos pessoais:

O que você vai criar como projeto pessoal nesta nova fase da sua vida? Como se desenvolverá?

Comunidade:

Como ficará a sua visão de sociedade neste novo contexto? Seu propósito social atingirá um novo estágio?

Finalizando esta nova visão de realidade, incentive o coachee a definir um propósito coerente com este novo momento da sua vida.

Leia também:  Coaching de produtividade

O momento final da ferramenta gerará o processo de aceitação de cada etapa descrita, passando cada um dos pontos pelo crivo de uma única pergunta:

– Se você pudesse ter esta realidade agora, você aceitaria esta realidade?

O poder da aceitação

Esta ferramenta tem consequentemente dois objetivos finais, que é de trazer clareza e abrangência pra uma nova visão de realidade que é desejada pelo cliente, e também visa detectar possíveis crenças e limitações que persistam em relação à essa nova realidade.

É uma técnica poderosa de projeção, principalmente por construir uma nova realidade de tantas camadas que a sede de realização e anseio por atingir este objetivo se torna insaciável. Com a fome correspondente à vontade, o seu cliente não vai querer parar de perseguir seus objetivos.

Assine, não perca nenhum conteúdo:

SistemizeCoach
Siga-me

SistemizeCoach

Uma única plataforma para gerenciar todo o processo de coaching. Com a SistemizeCoach, você não precisará de Excel, Word e Outlook para gerenciar as suas sessões.

Crie ferramentas visuais, armazene o histórico de suas sessões e tangibilize o processo com relatórios completos para o seu coachee.

CONHEÇA A PLATAFORMA
SistemizeCoach
Siga-me

Últimos posts por SistemizeCoach (exibir todos)